SóProvas


ID
5178775
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A ABNT NBR 13.752 - Perícias de engenharia na construção civil - fixa as diretrizes básicas, conceitos, critérios e procedimentos relativos às perícias de engenharia na construção civil. Sobre as definições estabelecidas na norma, leia atentamente as alternativas a seguir:
I. Adjudicação compulsória é o ato decorrente de decisão judicial sobre lotes compromissados e quitados, em caso de impugnação ou dúvida sobre o registro do imóvel loteado.
II. Arrendamento é a retribuição pela cessação de direito à exploração, por prazo certo e condições convencionadas, de bens ou coisas infringíveis, capazes de produzir frutos.
III. Benfeitoria voluptuária é aquela que aumenta ou facilita o uso do bem.
IV. Decrepitude é a depreciação de um bem devida ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados.
A sequência de afirmativas corretas é:

Alternativas
Comentários
  • I e II corretos

    I. Adjudicação compulsória é o ato decorrente de decisão judicial sobre lotes compromissados e quitados, em caso de impugnação ou dúvida sobre o registro do imóvel loteado.

    II. Arrendamento é a retribuição pela cessação de direito à exploração, por prazo certo e condições convencionadas, de bens ou coisas infringíveis, capazes de produzir frutos.

    III. Benfeitoria util é aquela que aumenta ou facilita o uso do bem.

    IV. Deterioracao é a depreciação de um bem devida ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados. 

  •  Decrepitude: GUARDEM ESTA PALAVRA (CAI MUITO EM PROVAS DE ENGENHARIA)

    É A DEGRADAÇÃO NATURAL DO BEM AO LONGO DO TEMPO.

  • I. Adjudicação compulsória é o ato decorrente de decisão judicial sobre lotes compromissados e quitados, em caso de impugnação ou dúvida sobre o registro do imóvel loteado. CERTO

    II. Arrendamento é a retribuição pela cessação de direito à exploração, por prazo certo e condições convencionadas, de bens ou coisas infringíveis, capazes de produzir frutos. CERTO

    III. Benfeitoria ÚTIL é aquela que aumenta ou facilita o uso do bem. ERRADO

    IV. DETERIORAÇÃO é a depreciação de um bem devida ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados. DECREPITUDE é depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em conseqüência de sua utilização, desgaste e manutenção normais. ERRADO

  • A questão é aplicação direta do texto da norma e, portanto, serão avaliados os itens conforme se segue:

    Afirmativa I - CORRETA
    A norma define adjudicação compulsória  (item 3.3 da norma) como o “ato decorrente de decisão judicial sobre lotes compromissados e quitados, em caso de impugnação ou dúvida sobre o registro do imóvel loteado", ou seja, o mesmo texto da AFIRMATIVA I. 

    Afirmativa II - CORRETA
    O conceito de arrendamento (item 3.8 da norma) é dado como a “retribuição pela cessação de direito à exploração, por prazo certo e condições convencionais, de bens ou coisas infringíveis, capazes de produzir frutos", também correspondendo integralmente ao texto da AFIRMATIVA II.

    Afirmativa III - INCORRETA
    O conceito de benfeitoria voluptuária (item 3.16 da norma) é “aquela que não aumenta o uso normal do bem, sendo sua finalidade de mero recreio ou deleite", ou seja, o contrário do exposto na AFIRMATIVA III.

    Afirmativa IV - INCORRETA
    O conceito de decrepitude (item 3.30.1 da norma) é “depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais", ou seja, não está relacionado a mau uso, mas sim ao tempo de utilização. O texto descrito nesta afirmativa diz respeito ao conceito de “deterioração".

    Por fim, conclui-se que apenas as afirmativas I e II estão corretas, sendo então a LETRA A a resposta correta para a questão.


    Gabarito do Professor: Letra A.


    FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil. Rio de Janeiro, 1996.
  • 3.1.8.3 benfeitoria voluptuária: benfeitoria que visa simples deleite ou recreio, sem aumentar o uso normal do bem.