SóProvas


ID
5179921
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual das Demonstrações contábeis listadas abaixo, substituiu a DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos), constituindo-se em importante instrumento para a análise contábil:

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

    Uma das principais alterações trazidas pela Lei 11.638/07, que modificou a Lei 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações), foi a substituição da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) pela Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

  • Q1167499 A Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC tornou-se obrigatória com a Lei 11.638 (que alterou a Lei 6.404/76), em substituição à Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos – DOAR. (CERTO)

    (CESPE) A demonstração de origens e aplicações de recursos deixou de ser obrigatória, tendo sido substituída pela DFC, que deve ser construída apenas pelo método indireto. (ERRADO)

    • De fato a DOAR deixou de ser obrigatória, tendo sido substituída pela DFC, entretanto há dois métodos para DFC: direto e indireto

    GAB: DFC (A)

  • Questão sobre as demonstrações contábeis.

    O objetivo geral das demonstrações contábeis é fornecer informações úteis para os usuários. Cada uma das demonstrações obrigatórias e facultativas elaboradas pela empresa fornece informações específicas e relevantes para a tomada de decisão.

    Atenção! O conjunto completo de demonstrações contábeis obrigatórias utilizadas no Brasil varia a depender do contexto da questão. Para essa questão em específico isso não faz diferença, mas é bom sabermos que existem diferenças entre, por exemplo, a antiga Lei das Sociedades Anônimas (Lei n.º 6.404/76) e as novas normas brasileiras de contabilidade (NBC TG/CPC).

    Nesse contexto, ao passar do tempo, várias alterações legislativas foram realizadas na Lei das SAs. As duas principais leis modificativas foram a Lei n.º 11.638/07 e posteriormente, a Lei n.º 11.941/09.

    Atenção! Dentre as inúmeras alterações da Lei n.º 11.638/07 devemos destacar duas mudanças importantes para a questão: Primeiro, fim da obrigatoriedade da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e segundo, inclusão da Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC).

    A antiga DOAR é uma demonstração que evidencia as movimentações financeiras da empresa, focada principalmente na avaliação da riqueza gerada/consumida pela entidade, por meio da análise comparativas entre as origens e aplicações realizadas.

    Dica! Atualmente, existe uma demonstração contábil que evidencia essas informações específicas de forma semelhante a DOAR. É a (Demonstração do Valor Adicionado) DVA, obrigatória para as empresas de capital aberto.

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Certa, como vimos, conforme a alteração realizada pela Lei n.º 11.638/07 a DFC substituiu a DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos), constituindo-se em importante instrumento para a análise contábil.

    "Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;
    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
    III - demonstração do resultado do exercício; e
    IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.
    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei n.º 11.638, de 2007.)"

    B) Errada, a DVA não substituiu a DOAR, ainda que trate de informações semelhantes.  

    C) Errada, a DLPA trata apenas da movimentação na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, que é uma das diversas contas do patrimônio líquido.

    D) Errada, a DMPL tem como objetivo demonstrar as mutações de todas as contas que compõem o PL de uma empresa durante um exercício. É uma demonstração mais recente que a DOAR, porém não a substituiu.


    Gabarito do Professor: Letra A.