SóProvas


ID
5180152
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tombos - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Derivação é o processo pelo qual a partir de uma palavra se formam outras. A derivação que ocorre na palavra empobrecer é a:

Alternativas
Comentários
  • Derivação Prefixal e Sufixal

    A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.

    Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.

    Derivação Parassintética

    A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.

    Ex.: anoitecer (a- prefixo e -ecer - sufixo), neste caso, não existem as palavras anoite e noitecer, pois os afixos não podem se separar.

    Fonte: portugues.com.br

  • A questão é sobre processo de formação de palavras e quer saber qual derivação que ocorre na palavra empobrecer. Vejamos:

     .

    A) Sufixal.

    Errado.

    Derivação sufixal: quando acrescentamos o sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical. Ex.: riso (substantivo) risonho (adjetivo)

     .

    B) Prefixal e sufixal.

    Errado.

    Derivação prefixal e sufixal: quando há um acréscimo não simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical. Nesse caso, é possível retirar um dos afixos que ainda a palavra vai manter seu significado. Ex.: desigualdade, infelizmente...

     .

    C) Parassintética.

    Certo. Temos, nesse caso, uma derivação parassintética: prefixo "em" + sufixo "ecer" (em- + pobre + -ecer). Note que não existe em Português nem "empobre" nem "pobrecer".

    Derivação parassintética ou parassíntese: ocorre quando há um acréscimo simultâneo de afixos (prefixo e sufixo) à palavra primitiva. Nesse caso, se tirarmos o prefixo ou o sufixo, o que sobra não existe na Língua Portuguesa. Ex.: Anoitecer (a- prefixo e -ecer - sufixo)

     .

    D) Imprópria.

    Errado.

    Derivação imprópria: acontece pela mudança de classe gramatical da palavra. Ex.: João tem um andar muito engraçado. (substantivo) Este final de semana podemos andar no shopping. (verbo)

     .

    Gabarito: Letra C

  • GABARITO - C

    Derivação prefixal e sufixal a retirada de um dos afixos não compromete a existência da palavra.

    Infelizmente

    Felizmente 

    Infeliz 

    Na derivação parassintética a retirada de um dos afixos ( Prefixo / Sufixo ) compromete

    a existência da palavra.

    Enraivecer

    Raivecer ❌ 

    empobrecer 

    pobrecer  Não existe!

    Bons estudos!

  • Parassintética pq os afixos foram colocados simultaneamente.