-
Essa questão virou meu cabeçote:P
Antemão fui seca como a maioria(suposição a partir das estatisticas da questão) na letra A - Homem social, ou seja o homem da Escola das Relações Humanas e plenamente discordei da resposta dada pela banca.
Porém ao analisar mais friamente vejamos:
*Homem social da R.H= Era o homem dotado de sentimentos ,motivados por recompensas sociais e simbólicas.Nesse contexto refere-se mais a questao de socialização em si visto que anterioremente o homem era tratado como máquina.
*Homem complexo da T.Contigência= Primeiramente vamos ao siginificado do que é ser um ator:é aquele que tem papel ativo em algum acontecimento.Sabendo que a teoria da contigência defende a idéia do homem complexo dotado de um sistema complexo de valores ,percepções,caracteristicas e necessidade pessoais um ser transacional que recebe insumos do ambiente e reage a eles de forma proativa em desenvolvimento contínuo ,dirigido por objetivos ,fazendo da motivação uma consequência e não a causa.Logo é um ATOR SOCIAL A PARTIR DA INTERAÇÃO COM OS DIVERSOS TIPOS DE HOMENS JÁ PROPOSTOS.
Que Deus nos abençõe e olhemos além!
-
Ao meu ver é o Homem social, ao contrário do Homem complexo que divide seu espaço entre resolver problemas e compartilhar de uma vida social, o Homem social não leva em consideração a lucratividade, mas enfatiza a gestão de relacionamentos, potanto torna-se um ator social com muito mais foco na interrelação com os demais. Concordaria que poderia ser o Homem complexo no sentido de agente social, no sentido de transformação do ambiente.
O Homem Complexo
pág 551 - Teoria Geral da Administração
Homem como sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades – mantém seu equilíbrio diante das demandas externas – foco em solução de problemas
Homem social (Teoria das relações humanas)
O comportamento no trabalho decorre de outros fatores motivacionais e emocionais;
Pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais;
Dificuldade em se relacionar provoca elevação do turn over, abaixamento do moral, fadiga psicológica, redução dos níveis de desempenho, etc
Grupos sociais são influenciados pelo estivo de supervisão e liderança;
Normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros;
-
A quinta concepção surgiu com a Teoria da Contingência, no início de 1970. Aborda o homem complexo, cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. E, mais uma vez, composto por cognições, percepções, motivações.
O conceito de homem complexo pressupõe que em sua relação transacional ele se esforça para dominar o mundo exterior e, para isso, usa suas habilidades. Para cada indivíduo o padrão de valores, percepções e motivações é o resultado da interação entre características biológicas e as experiências do seu desenvolvimento (CHIAVENATO, 2006).
GABARITO: LETRA C
FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/conceito-de-homem-complexo/41444
-
TEORIA DA CONTIGÊNCIA
O conceito de organização é de sistema aberto, com interação entre si e com o ambiente. As características ambientais são variáveis independentes, e as características organizacionais são variáveis dependentes. A concepção humanista é de homem complexo, que desempenha vários papéis, caracterizando estrema dinamicidade do sistema.