SóProvas


ID
5183719
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tombos - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A esquizofrenia é o principal transtorno psicótico, caracterizado como uma síndrome que provoca distúrbios da linguagem, pensamento, percepção, atividade social, afeto e vontade. A esquizofrenia caracterizada por predomínio de pensamento desorganizado, com falas sem sentido e fora do contexto, além de ser comum a presença de sintomas negativos, como desinteresse, isolamento social e perda da capacidade de realizar atividades do dia-adia, é a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Traçando as diferenças entre os diagnósticos mencionados nas assertivas:

    Esquizofrenia Catatônica é caracterizada por distúrbios psicomotores proeminentes que podem alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor, ou entre a obediência automática e o negativismo;

    A Esquizofrenia Hebefrênica: Possuem baixa frequência e intensidade de sintomas positivos (delírios e alucinações) e sintomas negativos são mais comuns (diminuição ou perda das funções normais e de afeto, associabilidade, pobreza da fala, etc.), o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem frequentemente maneirismos.

    A Esquizofrenia Residual: Esse tipo de Esquizofrenia é diagnosticado quando o paciente já não apresenta nenhum sintoma proeminente ou quando eles aparecem em baixa intensidade. Algumas alucinações e delírios ainda podem estar presentes, mas as suas manifestações costumam ser menos frequentes do que em fases anteriores da doença. 

    A Esquizofrenia Indiferenciada: Surge quando há sintomas de esquizofrenia, entretanto, a pessoa não se encaixa nos tipos citados.

    Dattebayo. 

    • paranoide: ideias delirantes de perseguição acompanhadas de alucinações auditivas;
    • hebefrênica: caracterizada por pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril;
    • catatônica: alterações motoras, hipertonia, flexibilidade cerácea e alterações da vontade/avolia;
    • residual: quadro tardio com proeminência de sintomas negativos, embotamento, estereotipias;
    • simples: lento/progressivo empobrecimento psíquico e comportamental, com auto negligência, embotamento afetivo e distanciamento social;

    Gabarito: B