SóProvas


ID
5186137
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior, é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Segue um resuminho (apostila UNESP/2014)

    • Hospedeiro intercalado: é um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior. Ex.: caracóis Lymnaea no caso da fasciolose.

    • Vetor: é um organismo vivo, invertebrado, geralmente um artrópode hematófago, e que veicula o agente etiológico. Fornece ao agente condições para sua multiplicação ou para sua proteção. Difere do hospedeiro intercalado porque participa ativamente no processo de transmissão. O vetor pode ser mecânico ou biológico.

    a) Vetor mecânico : Apenas transporta mecanicamente o agente etiológico, sem que em seu corpo ocorra alguma modificação desse agente. O vetor pode transportar o agente em suas patas ou probóscida ou pode ainda haver passagem do agente pelo trato intestinal, sem que ocorra multiplicação ou desenvolvimento do agente. Ex.: tabanídeos, que atuam na transmissão do vírus da anemia infecciosa equina.

    b) Vetor biológico : é aquele em que é necessária a multiplicação ou o desenvolvimento do agente etiológico para que possa transmitir a enfermidade. O vetor biológico encarrega-se de retirar o agente da fonte de infecção, oferece-lhe proteção e geralmente o conduz a outro hospedeiro. A transmissão pode se dar pela saliva, durante a picada, pela regurgitação ou pela deposição, na pele, de agentes capazes de penetrar através do ferimento causado pela picada ou outra lesão. Ex.: Boophilus microplus - babesiose, anaplasmose Barbeiro - doença de Chagas.

    Bons estudos!!