A questão solicitada ao candidato traz um parágrafo de introdução que fala sobre a influência da globalização nos lugares do mundo.
É importante entender nesse texto, que a Globalização atinge todos os lugares, mas não de forma igualitária, uma vez que vemos regiões que se incorporam mais ao avanço das técnicas - como as grandes metrópoles - e lugares onde esse fenômeno ocorre de maneira mais tímida, como nas zonas rurais e cidades mais pacatas.
Inerente à citação exposta no enunciado, a questão demanda que o candidato tenha capacidade de fazer uma relação entre a globalização mundial e as metrópoles brasileiras e saber analisar com muita atenção as alternativas contidas na pergunta correspondentes à essa ligação entre as temáticas apresentadas.
Citados os requisitos para responder a questão, vamos então julgar as alternativas:
a) Correta, pois é importante perceber que o território brasileiro, quando se trata de fluxos de informação, segue à uma lógica hierárquica entre as suas cidades. Nesse sentido, as grandes metrópoles brasileiras com a concentração de empresas, investimentos, capitais e tecnologias, conseguem estar presente em cidades menores e com pouco destaque em território brasileiro. Nesse sentido, é importante destacar que a cidade de São Paulo - maior metrópole do país - é um dos centros urbanos que conseguem estar presente em todo o país por conta da sua importância econômica. Um exemplo disso, são as incontáveis ligações telefônicas que recebemos de lá pra falar de um plano de alguma operadora, ou pra tratar de uma dívida ou burocracia de uma grande empresa que tem sede na capital paulista. Embora sejam banais, esses exemplos simbolizam a presença dessa grande cidade no cotidiano de vários brasileiros espalhados pelas cinco regiões do país.
b) Incorreta, pois se tratando do Brasil, um país urbanizado, mas que possui uma forte dependência do campo na arrecadação de seu PIB - Produto Interno Bruto -, é inviável afirmar que as decisões, produtos e comandos saem somente de uma grande metrópole, uma vez que o espaço agrário e rural brasileiro produz grande parte das mercadorias e produtos alimentícios que a população urbana consome. Além disso, o enunciado desmerece a importância econômica do campo para o consumo das pessoas que moram em grandes cidades e reforça, de maneira equivocada, uma questão de hierarquia. Contudo, na atual dinâmica espacial do Brasil ocorre uma relação de interdependência entre campo e cidade.
c) Incorreta, pois nessa questão, é importante se atentar ao que a afirmação se refere. No final da alternativa, é reforçado que o cotidiano metropolitano integra territórios cada vez mais afastados. Contudo, é importante ressaltar que o crescimento das grandes cidades, junto com o seu destaque econômico dado pela presença de empresas, instituições de ensino e uma extensa rede de comércio e serviços aproxima territórios para a sua dinâmica e não os afasta. Prova disso, são as cidades dormitórios, que embora tenham uma distância física considerável da grande metrópole, estão cada vez mais próximas e conectadas por conta da demanda de transporte e redes urbanas que seus habitantes possuem, acentuando então o processo de migração pendular.
d) Incorreta, pois a Globalização, embora seja um fenômeno contínuo e consolidado em todo o Planeta, não se alastra de maneira igual em todos os territórios mundiais, uma vez que ela atinge algumas partes do mundo e exclui outras. Portanto, é errado pensar em uma imiscruição contínua em todos os lugares, porque em alguns centros, a globalização é impactante e rápida e em outras regiões ela é lenta e atrasada, causando então a grande desigualdade espacial e econômica que ocorre em todo o meio geográfico.
e) Incorreta, pois embora a metrópole tenha uma vida mais acelerada e fluída por conta do processo consolidado de Globalização, ela não consegue ditar totalmente os hábitos e costumes de populações rurais, embora consiga influenciar em algumas práticas - como o uso do celular e da internet no campo -. Entretanto, é importante destacar que os hábitos, costumes e valores de habitantes de espaços rurais estão mais vinculados às suas práticas culturais, e nesse sentido, é inviável pensar que a metrópole acelerada e globalizada vai alterar ou acabar com o costume, de por exemplo, da pessoa de tirar o leite da vaca para seu consumo imediato, ou impedir a pessoa de ter a prática de banhar no rio próximo de sua residência. Além disso, a alternativa impõe uma hierarquia da metrópole em relação ao campo, em que na verdade ocorre uma grande interdependência entre esses dois espaços.
Gabarito do Professor: Letra A.