SóProvas



Prova NUCEPE - 2019 - Prefeitura de Teresina - PI - Professor de 2º Ciclo (6º ao 9º ano) - Geografia


ID
5186998
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Se nos situarmos do ponto de vista da evolução histórica dos instrumentos de trabalho, em um enfoque vertical, constataremos que a natureza do espaço social tem mudado. Se preferirmos um enfoque horizontal, isto é, dentro de cada espaço, encontraremos uma distribuição irregular de modelos mais avançados dos instrumentos de trabalho, mas também a coabitação de modelos antigos e modernos e em muito raros lugares há a homogeneidade de instrumentos de trabalho de acordo com, ou do ponto de vista de sua “idade”. Os lugares, então, se diferenciam: de um lado, pelo grau de modernização dos recursos; de outro lado, pela forma com que se combinam as diferentes modalidades de recursos.

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Edusp, 2004.

Tendo por base a abordagem teórica sobre o espaço geográfico, deve-se entender que

Alternativas

ID
5187001
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um conceito importante é que o espaço constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformação. O espaço impõe sua própria realidade; por isso a realidade não pode operar fora dele. Consequentemente, para estudar o espaço, cumpre apreender sua relação com a sociedade [...].
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

Segundo Milton Santos, para se analisar o espaço social em qualquer tempo, é fundamental tomar, de maneira integrada, as categorias de análise do espaço, que são

Alternativas
Comentários
  • A questão acima faz um questionamento sobre o conceito de Espaço, que é o objeto de estudo da Geografia e que estrutura os diferentes campos e análises relacionados à ciência geográfica.

    Para responder a questão é importante que o candidato tenha conhecimento da análise que Milton Santos faz desse conceito tão fundamental para a Geografia. Portanto, é necessário uma leitura aprofundada sobre a obra que o autor faz sobre o Espaço e seus desdobramentos teóricos para a ciência geográfica.
    Milton Santos é considerado um dos maiores pensadores do país e é um dos nomes mais importantes da geografia brasileira. Ao longo de sua carreira, o autor escreveu vários livros e artigos acerca da importância da ciência geográfica e da sua criticidade para entender o espaço geográfico brasileiro e mundial.

    Em muitas de suas obras, Milton Santos se dedicou arduamente em discutir o conceito de Espaço para a Geografia. Para o autor, o espaço geográfico é um conjunto indissociável formado por um sistema de ações e um sistema de objetos. Lembrando que os objetos, citados por Santos, não podem ser analisados de forma separada das ações, por isso o autor caracteriza esse conjunto como indissociável.
    Para exemplificar o conceito de espaço elucidado por Milton Santos, podemos chamar os objetos como estruturas criadas pelos homens para atender a seus interesses, como estradas de ferro, portos, pontes, avenidas, cidades, etc. Já as ações, são os esforços tomados pelo homem para transformar o espaço geográfico, e essas ações não ocorrem sem a introdução de técnicas e tecnologias que auxiliam os homens a intervir no lugar onde moram. Por isso, Santos reforça a ligação entre o sistema de objetos e ações, pois um sistema não existiria sem o outro.
    Em sua obra "Por uma Geografia Nova", publicada em 1978, Milton Santos reforça sua análise sobre o espaço inserindo três categorias de análise: forma, função, estrutura e processo.

    De acordo com Santos (1978) a forma é o aspecto visível do espaço, é aquilo que você vê e que tem importância para os interesses do homem refletindo a transformação feita em um determinado local. Exemplo: uma ponte ou uma hidroelétrica.
    Já a estrutura consiste em entender os modos de organização de uma sociedade, sua economia, sua cultura e sua forma de fazer política. Sendo assim, os elementos citados, interferem nas ações e nos objetos de um determinado espaço geográfico. 
    Já a função é a categoria utilizada para explicar o sentido e a importância que a forma tem para atender aos interesses da sociedade. Por exemplo: se uma cidade que se destaca por possuir uma elevada produção agrícola acaba construindo uma rodovia (forma), ela intervém no espaço para atender a função que é de transportar com mais velocidade suas mercadorias para os centros consumidores. 
    Por fim, a última categoria é o processo que consiste na ação contínua que leva à transformação do espaço geográfico, mostrando o presente, e as possíveis intervenções que levarão ao futuro, a partir das formas, estruturas e funções contidas em uma sociedade.

    Portanto, conforme já analisado, as categorias de análise tragas por Milton Santos são: forma, função, estrutura e processo.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Referência: 
    SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978


ID
5187004
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas atuais condições de globalização, a metáfora proposta por Pascal parece ter ganho realidade: o universo visto como uma esfera infinita, cujo centro está em toda parte. Na verdade, a globalização faz também redescobrir a corporeidade. O mundo da fluidez, a vertigem da velocidade, a frequência dos deslocamentos e a banalidade do movimento e das alusões a lugares e a coisas distantes, revelam, por contraste, no ser humano, o corpo como uma certeza materialmente sensível, diante de um universo difícil de apreender.

SANTOS, M. A Natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008.

A partir do entendimento do fragmento e da compreensão do conceito de lugar, deve-se considerar que

Alternativas

ID
5187007
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A superfície da Terra é uma superfície curva expressa pelo elipsoide de referência. É relativamente fácil transformar o elipsoide em uma esfera com a mesma superfície: constrói-se, então, um “globo terrestre”. Mas, para passar de elipsoide a um mapa desenhado sobre um plano, é necessário estabelecer entre os pontos do elipsoide e os do plano uma dada correspondência, que gera um grande número de possibilidades de projeções. Algumas são construções geométricas perspectivas a partir de um ponto de vista convenientemente escolhido; as outras são obtidas por cálculo que estabelece uma relação analítica entre o elipsoide e a superfície de projeção.

Fonte: JOLY, F. A Cartografia. Tradução de Tania Pellegrini. Campinas: Papirus, 1990.

Uma dada projeção cartográfica utiliza, no processo de representação, uma propriedade específica, caracterizando-se como

Alternativas

ID
5187016
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma projeção cartográfica é a base para a construção dos mapas, pois ela constitui uma rede de paralelos e meridianos, sobre a qual os mapas poderão ser desenhados. No entanto, os modos de obtenção desta malha de linhas são os mais diversos, cada qual gerando certas distorções e evitando outras. Assim, são várias as projeções cartográficas possíveis, cada uma possuindo determinadas características que fazem com que os mapas estejam “certos” ou “errados”.

DUARTE, P. A. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. (adaptado)

A projeção de Mercator é uma das mais utilizadas. Porém, como qualquer outra possui distorções da realidade. Uma flagrante deformação presente nesse modelo de projeção consiste no fato de

Alternativas
Comentários
  • A) todos os paralelos possuírem o mesmo tamanho, o que não ocorre com a realidade, pois cada paralelo é uma circunferência cada vez menor, conforme se aproxima dos polos. →Gabarito.

    B) com exceção do meridiano central, todos os demais serem curvos, formando arcos elípticos a partir do centro, com deformações crescentes à medida que distancia de Greenwich. → Errado, todos os meridianos são linhas retas e perpendiculares aos paralelos. Distam entre si a mesma distância.

    C) como esta projeção é tangente ao Equador, apenas este paralelo se apresentar sem distorções, sendo que estas aumentam para norte e para sul, com a diminuição progressiva das áreas representadas. → Errado, ocorre o contrário do exposto, há um aumento progressivo das áreas representadas a medida que aumenta-se a latitude, pois a distorção aumenta. Tanto que nessa projeção a Europa chega ser maior que a américa.

    D) todos os meridianos apresentarem a mesma distância entre si, o que não ocorre no globo terrestre, evidenciando uma maior deformação no sentido latitudinal próximo aos polos. →Errado, no globo os meridianos distam a mesma distância e não há relação entre a deformação latitudinal e os meridianos, mas sim os paralelos.

    E) os paralelos serem cada vez mais próximos entre si conforme aumenta a latitude, o que evidencia grandes deformações dessa projeção nas regiões polares. → Errado, é o contrário, os paralelos distam cada vez mais entre si a medida que aumenta a latitude.

  • Parabéns! Você acertou!

    GAB. A


ID
5187025
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No planeta Terra, as forças geodinâmicas externa e interna interagem para produzir distintas topografias. A interação da litosfera móvel terrestre com fluidos da atmosfera e hidrosfera guia a formação de variadas paisagens. Nessa condição, as forças exógena e endógena derivadas de diferentes fontes de energia modelam a superfície do planeta, numa constante busca de equilíbrio que já remonta a mais de quatro bilhões de anos. Como exemplo de fator endógeno responsável pela formação das paisagens da superfície da Terra, têm-se

Alternativas

ID
5187028
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Grande parte da dinâmica da litosfera ocorre nos limites das placas tectônicas, em contraste com o interior delas, geralmente com atividades bem menos significativas. Observe a figura abaixo:
Alternativas
Comentários
  • Gabarito oficial publicado pela NUCEPE indica a letra B.

  • Cadê a figura abaixo?


ID
5187034
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O deserto do Saara está a milhares de quilômetros da Amazônia, mas as duas localidades são ligadas todos os anos por um fenômeno que desafia a imaginação.

Alternativas
Comentários
  • Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério norte os alísios sopram de nordeste para sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (oeste-leste). Já no hemisfério sul, o alísio do Sul, sopra de sudeste para noroeste (sentido Leste-Oeste).

    FONTE: todamateria

  • GAB-B

    ventos alísios de Nordeste

    Centenas de milhões de toneladas de poeira deixam os desertos da África, cruzam o Oceano Atlântico e alcançam a América do Norte, o Caribe e a América do Sul, onde impactam desde a saúde dos habitantes até a fertilidade do solo.

    "É uma poeira muito, muito pequena. Se tomarmos como referência a espessura de um fio de cabelo, podemos dizer que a poeira doméstica que vemos em nossa casa, por exemplo, é dessa espessura, do tamanho da areia", explicou Gassó.

    O fato de você poder vê-lo por satélite significa que a poeira está refletindo a luz solar e que a luz não está atingindo o oceano. Quando há poeira em suspensão, parte da energia solar não está chegando à superfície do oceano e, portanto, ele fica com uma temperatura mais baixa."

    GAB-B

    OS VENTOS SAEM DA ÁFRICA CRUZAM O ATLÂNTICO E CHEGAM AO BRASIL.

    LOGO OS VENTOS VEM PONTO CARDEAL NE---VENTOS ALISIOS DE NORDESTE.

    AQUI É RAIZ!!!


ID
5187037
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Observe o gráfico a seguir:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO LETRA B

    B - À BAIXA LATITUDE EM COMBINAÇÃO COM A BAIXA UMIDADE E REDUZIDA NEBULOSIDADE VERIFICADAS NESSE PERÍODO.


ID
5187040
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Teresina registra rajadas de vento de 100 km/h durante chuva
O vento começou por volta das 17h30 dessa sexta-feira (4) e deixou estragos na cidade.
Por Catarina Costa, G1 PI 05/10/2019

As rajadas de vento atingiram a velocidade de 100 km/h durante chuva intensa na tarde dessa sexta-feira (4) em Teresina, segundo o climatologista Werton Costa. O vento começou por volta das 17h30 e deixou estragos na cidade. "A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica no Aeroporto de Teresina, registrou rajadas de vento de 100 km/h e chuva de 11 milímetros no espaço de tempo de uma hora, que é considerada de moderada intensidade. Essa ventania é suficiente para arrastar carros. Nenhuma outra cidade do Piauí registrou ventos fortes ou chuva considerável", explicou o climatologista. Segundo a meteorologia, o temporal que caiu nesta sexta-feira foi um dos efeitos do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O vórtice segue em atuação próximo à costa do Nordeste. Juntamente com ventos que sopram do oceano, o fenômeno provoca alta umidade no Piauí.
[...]
Fonte: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2019/10/05/teresina-registra-rajadas-de-vento-de-100-kmh-durante-chuva.ghtml, acesso em 24/10/2019 (adaptado)

O texto faz referência aos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO LETRA A


ID
5187043
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios e as drenagens podem ser classificados de diferentes formas. Do geral para o particular, as classificações mais comuns têm como base o padrão de drenagem, o comportamento da drenagem em relação ao substrato e a morfologia dos canais. As drenagens, observadas em uma carta topográfica, fotografia aérea ou imagem de satélite, apresentam padrões bastante característicos em função dos tipos de rocha e das estruturas geológicas presentes no substrato da bacia.
Observe abaixo a bacia hidrográfica do rio Parnaíba:  
Alternativas
Comentários
  • PARA A BANCA

    GAB-D

     Bacia Sedimentar do Parnaíba, na primeira metade do trecho estudado. Observou-se também que a partir daí vão se reduzindo os desníveis dos degraus estruturais e a sua competência e aumentando a sinuosidade do canal, formando meandros.

    meandro. Curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.


ID
5187046
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No fim do segundo milênio da Era Cristã, vários acontecimentos de importância histórica transformaram o cenário social da vida humana. Uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação começou a remodelar a base material da sociedade em ritmo acelerado. Economias por todo o mundo passaram a manter interdependência global, apresentando uma nova forma de relação entre a economia, o Estado e a sociedade em um sistema de geometria variável.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

O período referenciado no fragmento acima é caracterizado pelo(a)

Alternativas

ID
5187049
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A preocupação internacional com os chamados Estados Falidos se tornou bastante acentuada após os atentados terroristas do Onze de Setembro. Apontados como potenciais locais para a instalação de redes terroristas que poderiam ameaçar os demais países do sistema internacional, esses Estados passaram a ter espaço privilegiado nas agendas de segurança e defesa dos Estados Unidos (EUA). Para fazer frente a esse desafio, o leque de estratégias norte-americanas foi variado, utilizando-se desde ajuda financeira externa condicionada a reformas políticas e econômicas até o uso da força militar como meio para intervir e capacitar institucionalmente os países e, assim, resgatá-los de uma situação de dita fragilidade e caos social.
Fonte: MENDES, C.; GOMES, A. T. Fracasso estatal e soberania: a construção discursiva dos estados falidos na política externa estadunidense. In: Lua Nova, São Paulo, n. 101, p. 175-202, 2017.

Considera-se, no contexto dos estados falidos ou com alto índice de fragilidade, o caso

Alternativas
Comentários
  • do Sudão do Sul, que, além do problema da fome, enfrenta violenta guerra civil e tem boa parte de sua população refugiada em outros países.

  • Gab. A


ID
5187052
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os 30 anos da queda do Muro de Berlim
Luiz Felipe de Alencastro
11/11/2019 10h50

A queda do Muro de Berlim em 1989, na sequência da abertura política iniciada em Moscou por Gorbachev, foi o terremoto inicial dos tremores tectônicos que fizeram desabar a Cortina de Ferro e a União Soviética. Muito justamente, o evento é festejado em todas as democracias agora, no seu trigésimo aniversário. Há poucos dirigentes ou negociadores diplomáticos da época ainda vivos e dispostos a testemunhar.
[...]
Fonte:https://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/luiz-felipe-alencastro /2019/11/11/os-50-anos-da-queda-do-muro-de-berlim.htm, acesso em 20/11/19.

A queda do muro de Berlim é o marco

Alternativas
Comentários
  • A formação da CEE acontece em 1958 e não em 1989.

    Comunidade Econômica Europeia (CEE) é o nome da organização internacional que existiu de 1958 até 1993, e que neste mesmo ano tornou-se a atual "" (EU).

    Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/comunidade-economica-europeia/


ID
5187058
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O “enigma russo” resulta muito das ambivalências com que se percebe a Rússia: é europeia mas asiática, eslava mas oriental, cristã mas ortodoxa, historicamente expansionista mas decisiva para travar a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, provocou a Guerra Fria mas soube manter uma certa coexistência pacífica... E da mesma maneira que em tempos se confundia a URSS com a antiga Rússia, também hoje há a tendência para confundir a Federação Russa com a defunta União Soviética – no entanto, nem a URSS era o Império Russo nem a Federação Russa é a URSS. Por outro lado, a perspectiva geopolítica é crucial para entender as percepções, opções políticas/estratégicas e interações da Rússia dada a relevância da sua geografia, da sua localização, das suas fronteiras, dos recursos existentes no seu território e do seu poder relativo no espaço pós‑soviético e no mundo.

Fonte: TOMÉ, 2018 – Adaptado.

O comportamento da política internacional russa, liderada por Vladimir Putin, reside no interesse

Alternativas

ID
5187061
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os novos subespaços não são igualmente capazes de rentabilizar uma produção. Cada combinação tem sua própria lógica e autoriza formas de ação específicas a agentes econômicos e sociais específicos. Os lugares se especializam, em função de suas virtualidades naturais, de sua realidade técnica, de suas vantagens de ordem social. Isso responde à exigência de maior segurança e rentabilidade para capitais obrigados a uma competitividade sempre crescente. Isso conduz a uma marcante heterogeneidade entre as unidades territoriais, com uma divisão do trabalho mais profunda e, também, uma vida de relações mais intensa.

Fonte: SANTOS, M. A natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008.

O fragmento acima se trata das disputas entre subespaços, no âmbito da lógica capitalista, que se evidencia com a internacionalização das economias e a dinâmica das empresas multinacionais. Esse processo é conhecido como

Alternativas

ID
5187067
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos aspectos que caracterizam o processo de globalização é a formação de blocos econômicos regionais, criados e mantidos com base em realidades e anseios dos países membros. Um tipo de integração inicial dáse no caso do bloco econômico caracterizado pela gradativa liberação do fluxo de mercadorias entre países membros, o que deve ocorrer por meio da ausência de barreiras tarifárias. Esse tipo de bloco econômico ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Jurava que era União aduaneira

  • Tipos de Blocos Econômicos:

    • Zona de livre comércio: os países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos limites territoriais do bloco. É uma integração tímida, visando apenas aos produtos e aos lucros obtidos nessa produção. Ex:  Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta).
    • União aduaneira: trata-se de uma evolução da zona livre de comércio. Além da liberação das mercadorias e produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) aos países de fora do bloco. Isso significa que, quando um país do bloco negociar com outro país que não pertença ao bloco, haverá uma taxa de importação padronizada, igual para todos os que participam da integração econômica. Ex: MERCOSUL.
    • Mercado comum: possui a integração mais evoluída. Há as duas características anteriores, como a zona de livre comércio e o estabelecimento da TEC, e outras para promover uma ampliação das relações entre os envolvidos. Essa ampliação busca padronizar leis trabalhistas, legislações econômicas, além da livre circulação de pessoas. Além disso, empresas nacionais podem expandir seus negócios, instalando-se em qualquer um dos países do bloco que está nesse nível de integração.
    • União econômica e monetária: Conforme as relações se intensificam e avançam, o bloco econômico pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de uma moeda única e criação de um banco central do bloco. É o caso da União Europeia, que adotou o euro como moeda oficial em 2002. Porém, essa moeda não é adotada em todos os países que fazem parte desse bloco.

    Gabarito letra D

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/

  • GAB-D

    Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos bens importados e exportados entre aqueles países.

    SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO. VÁ ESTUDAR!!!


ID
5187070
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quando a demanda de quantidade e qualidade tornou-se imprescindível; quando os mercados ficaram mundialmente diversificados e, portanto, difíceis de ser controlados; e quando o ritmo da transformação tecnológica tornou obsoletos os equipamentos de produção com objetivo único, o sistema de produção em massa ficou mais rígido e dispendioso para as características da nova economia. O sistema flexível surgiu como uma possível resposta para superar essa rigidez.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

O modelo industrial mais flexível, pautado na cooperação, na mão de obra multifuncional, no controle de qualidade e redução de riscos, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • toyotismo - controle de qualidade e redução de riscos

  • Toyotismo é o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas. ... O Toyotismo é caracterizado por romper com o padrão fordista de produção em massa, que se destacava pela estocagem máxima de matérias-primas e de produtos maquinofaturados.

  • gabarito letra C

    Taylorismo

    Teve início no começo do século passado, tinha como objetivo principal dinamizar o trabalho na indústria. O criador desse sistema produtivo foi Frederick Taylor, que acreditava na especialização de tarefas, ou seja, o trabalhador desenvolvia uma única atividade, por exemplo, alguém que colocava os faróis nos automóveis na indústria automobilística faria apenas isso o dia todo sem conhecer os procedimentos das outras etapas da produção, além de monitorar o tempo gasto para a realização de tarefas e premiação àqueles que tivessem um grande rendimento em seu trabalho.

    Fordismo

    Essa modalidade de produção foi criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford na década de 20. Sua ideia foi elaborada em sua própria indústria de automóvel, a Ford, baseado na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.

    Toyotismo

    Sistema de produção criado no Japão que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu na década de 1970, e primeiramente foi usado na fábrica da Toyota. Nessa modalidade de produção o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o operário desenvolve diversas atividades na produção. Outra criação desse sistema é o just-in-time, produzir a partir de um tempo já estipulado com intenção de regular os estoques e a matéria-prima.

    Volvismo

    No fim do século passado emergiu um novo modelo de organizar e gerenciar a produção industrial. Como na maioria dos outros modelos de produção, esse foi desenvolvido na fábrica da Volvo, e conciliou execução manual e automação. No Volvismo há um grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento, no sentido que esse consiga produzir por completo um veículo em todas as etapas, além de valorizar a criatividade e o trabalho coletivo e a preocupação da empresa com o bem estar do funcionário, bem como sua saúde física e mental.

    Just In Time

    é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. (em oposição ao sistema em que se trabalhava com estoques excessivos)

    bons estudos

    mais conteúdo no insta


ID
5187073
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

[...] nas regiões subdesenvolvidas o responsável político está sempre convocando o povo ao combate. Combate contra o colonialismo, combate contra a miséria e o subdesenvolvimento, combate contra as condições esterilizantes. O vocábulo que utiliza em seus apelos é um vocábulo de chefe de Estado-Maior: “Mobilização das massas”, “frente de agricultura”, “frente de analfabetismo”, “derrotas sofridas”, “vitórias alcançadas”. A jovem nação independente evolui perante os primeiros anos numa atmosfera de campo de batalha. É que o dirigente político de um país subdesenvolvido avalia com assombro o caminho imenso que seu país deve percorrer. Recruta o povo e lhe diz: “Cinjamos os lombos e trabalhemos”. O país, tenazmente dominado por uma espécie de loucura criadora, lança-se num esforço gigantesco e desproporcionado. O programa consiste não somente em sair do atraso, mas em alcançar as outras nações com os meios disponíveis. Prevalece a crença de que os povos europeus atingiram um alto grau de desenvolvimento em consequência de seus esforços. Provemos então ao mundo e a nós mesmos que somos capazes de iguais realizações. Esse modo de colocar o problema da evolução dos países subdesenvolvidos não nos parece justo nem razoável.
(FANON, F. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.)

A partir das ideias do texto, compreende-se que as desigualdades internacionais verificadas no mundo contemporâneo

Alternativas

ID
5187076
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Globalitarismos e totalitarismos

Como as técnicas hegemônicas atuais são, todas elas, filhas da ciência, e como sua utilização se dá a serviço do mercado, esse amálgama produz um ideário da técnica e do mercado que é santificado pela ciência, considerada, ela própria, infalível. Essa, aliás, é uma das fontes do poder do pensamento único. Tudo o que é feito pela mão dos vetores fundamentais da globalização parte de ideias científicas, indispensáveis à produção, aliás acelerada, de novas realidades, de tal modo que as ações assim criadas se impõem como soluções únicas. Nas condições atuais, a ideologia é reforçada de uma forma que seria impossível ainda há um quarto de século, já que, primeiro as ideias e, sobretudo, as ideologias se transformam em situações, enquanto as situações se tornam entre si mesmas “ideias”, “ideias do que fazer”, “ideologia”, e impregnam, de volta, a ciência cada vez mais redutora e reduzida, mais distante da busca da “verdade”. Desse conjunto de variáveis decorrem, também, outras condições da vida contemporânea, fundadas na matematização da existência, carregando consigo uma crescente sedução pelos números, um uso mágico das estatísticas.

Fonte: SANTOS, M. Por uma outra globalização. 13 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2006.

A partir das ideias do texto, compreende-se que o processo de globalização é

Alternativas
Comentários
  • A

    assegurado pelas tecnologias de transporte e comunicação e permite o acúmulo de capital em nível global e a difusão de um modus vivendi capitalista, em seu sentido amplo.

    B

    pautado nos mecanismos de mercado e nas inovações da ciência e promove uma integração global das relações econômicas e o aprofundamento das crises sociais e éticas.

    exato. Devido a globalização, o mundo convive com novos conflitos.

    C

    possibilitado pelas tecnologias, que permitem avanços em diferentes áreas e garante as várias possibilidades de conexões e a formação do chamado “cidadão do mundo”.

    D

    alicerçado nas tecnologias originadas em todas as partes do globo e se caracteriza pela difusão de capital, mercadorias, ideias e pela objetificação do homem comum.

    E

    resultado da integração mundial, ultrapassando o simples fluxo global de mercadorias e informações e atinge níveis de relações que apontam para uma democracia global.


ID
5187079
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das características do mundo atual é a exigência de fluidez para a circulação de ideias, mensagens, produtos ou dinheiro, interessando aos atores hegemônicos. A fluidez contemporânea é baseada nas redes técnicas, que são um dos suportes da competitividade. Daí a busca voraz de ainda mais fluidez, levando à procura de novas técnicas ainda mais eficazes. A fluidez é, ao mesmo tempo, uma causa, uma condição e um resultado.

SANTOS, M. A natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008.

A fluidez é uma realidade do meio geográfico do terceiro milênio e se traduz, entre outras realidades, na interdependência dos mercados financeiros, concretizada

Alternativas

ID
5187082
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao longo da etapa chamada pós-industrial ou pós-moderna, iniciada com o declínio do modelo socioeconômico industrial tradicional, a partir dos anos de 1970, algumas áreas urbanas vem passando por importantes processos de transformação, caracterizados normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano. O deslocamento vem acompanhado de investimentos e melhorias tanto nas moradias (que são renovadas ou reabilitadas) quanto em toda área afetada, tais como comércio, equipamentos e serviços. Isto implica, portanto, mudanças no mercado de solo e habitacional, de modo que desempenham um papel decisivo os agentes do solo: os proprietários, os promotores, os governos – locais, estaduais – e as instituições financeiras, assim como também os moradores – em regime de propriedade ou de aluguel. Em conjunto, o fenômeno proporciona uma maior estima das áreas renovadas e, inclusive, uma recuperação do valor simbólico dos centros urbanos.

Fonte: BATALLER, 2012. (Adaptado)

Denomina-se esse processo de reestruturação das áreas urbanas a que se refere o texto como

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    gentrificação ➡ processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.

    • Sai pobre entra rico

    bons estudos

    mais conteúdo no insta

  • GAB: C

    gentrificação corresponde ao processo de modificação do espaço urbano, em que áreas periféricas são remodeladas e transformadas em espaços nobres ou comerciais.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gentrificação é o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gentrificação - expulsão de famílias de baixa renda de uma área (devido ao aumento do custo de vida causado pela valorização dos imóveis) para regiões mais baratas e/ou periféricas.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gentrificação é um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis pelo fenômeno.


ID
5187085
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aguapés cobrem Rio Poti, em Teresina, e ambientalista alerta sobre os impactos ambientais
Alternativas
Comentários
  • putz tem que saber muito mais sobre biologia do que conh. regionais pra resolver essas questoes kkk

  • Aguapés " mato ou planta típica"- alerta de poluição do rio por materiais orgânicos em sua baixa vazão em períodos mais secos.

  • GABARITO LETRA A

    pela poluição do rio por materiais orgânicos que se concentram por conta da sua baixa vazão no período de baixa pluviosidade.

  • O que acontece no rio poty é chamado de eutrofização artificial, que é causado pelo derramamento de matéria orgânica no rio

    Resposta letra A


ID
5187091
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Iracema Voou
(Chico Buarque de Holanda)
Iracema voou
Para a América
Leva roupa de lã
E anda lépida
Vê um filme de quando em vez
Não domina o idioma inglês
Lava chão numa casa de chá
Tem saído ao luar
Com um mímico
Ambiciona estudar
Canto lírico
Não dá mole pra polícia
Se puder, vai ficando por lá
Tem saudade do Ceará
Mas não muita
Uns dias, afoita
Me liga a cobrar
É Iracema da América

A letra da música remete a um importante processo contemporâneo: a migração de pessoas da América Latina em direção aos EUA, num processo no qual se verifica que

Alternativas
Comentários
  • Erro da A?

  • Acredito que o erro da A) está na afirmação "Totalmente Indesejados nos EUA".

  • Não concordo com esse gabarito.


ID
5187097
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Observe a representação abaixo:
Perfil leste-oeste da região Nordeste 
Alternativas
Comentários
  • Cadê a representação abaixo???

  • Sem a representação.


ID
5187103
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Do ponto de vista geomorfológico, a recente evolução do Brasil Central contribuiu para uma revisão da gênese das condições geomorfológicas e hídricas de uma região que está no meio do processo motor de modernização e desenvolvimento no interior do Brasil. Uma revisão nas bases físicas que sustentaram a revitalização econômico-social da região pode ser útil ao conhecimento científico e, até mesmo, ao esforço de preservação dos fluxos vivos da natureza regional.

AB’SABER, A. N. Domínios da natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editora, 2003.

A estrutura física do Planalto Brasileiro, apontada no texto acima, caracteriza-se

Alternativas

ID
5187106
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O domínio das caatingas brasileiras é um dos três espaços semiáridos da América do Sul. Fato que o caracteriza como um dos domínios de natureza de excepcionalidade marcante no contexto climático e hidrológico de um continente dotado de grandes e contínuas extensões de terras úmidas.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editora, 2003.

A Caatinga, domínio natural referenciado pelo autor, caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    A CAATINGA POSSUI ESPÉCIES VEGETAIS XERÓFILAS, ADAPTADAS AO CLIMA SECO E TAMBÉM HÁ PRESENÇA DE CACTOS, BROMÉLIAS, ARBUSTOS E ARVORES DE PEQUENO PORTE.

  • Espécies perenifólias são as que se caracterizam por possuir folhas mais amplas (largas). A folhagem mantém-se durante todo o ano. Dentro desta tipo concreto, encontram-se a maioria das espécies das zonas tropicais e das regiões equatoriais.


ID
5187109
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no cotidiano das pessoas e na produção econômica da sociedade. É derivada das diferenças de potencial elétrico em um condutor, de tal modo que possibilite a geração de uma corrente orientada de elétrons em um circuito. Caracteriza-se, principalmente, pela flexibilidade de transformação em outras formas de energia e pela facilidade de transporte em relação a outras fontes. Para que possa ser útil, ela precisa ser gerada por outras fontes energéticas e convertida em eletricidade para fins de transporte da origem da fonte geradora até o local de consumo, quando novamente se converte em outro tipo de energia, de acordo com o uso que se faz necessário.
Fonte: BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Redes e fluxos do território: Logística de energia. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

Quanto às fontes de energia exploradas no Brasil, é válido afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    A) a produção térmica de energia no Brasil utiliza combustíveis fósseis, em sua totalidade, o que representa uma alternativa explorada pelos sistemas isolados de distribuição, na região Norte do país, mas provoca fortes impactos ambientais, pelo lançamento de gases poluentes na atmosfera. ➡ errado: Os principais combustíveis utilizados nas usinas termoelétricas são o carvão mineral, a nafta, o petróleo, o gás natural e, em alguns casos, a biomassa.

    B) a matriz energética brasileira, do tipo hidráulica, apresenta inúmeras vantagens para o país, principalmente quando se considera o custo de geração e a abundância de rios com potencial hidráulico no território brasileiro, além dos baixos custos ambientais e de logística locacional. ➡ errado: não é somente do tipo hidráulica.

    C) a geração de energia nuclear no Brasil, proveniente das usinas de Angra dos Reis (RJ), advém da fissão dos átomos de urânio, que, por possuir grande capacidade de geração de calor, representa um importante alternativa de produção de energia em larga escala para sistema brasileiro. ➡ errado, apenas cerca de 2,5% da matriz energética brasileira advêm dessa fonte.

    D) as unidades de geração eólica e solar caracterizam-se como energias renováveis, limpas e de baixíssimo impacto ambiental, e têm crescido de maneira significativa nos últimos anos, porém ainda representam um pequeno percentual da produção nacional de energia elétrica. ➡ gabarito;

    E) a biomassa representa uma das principais fontes de energia do Brasil atualmente e representa uma fonte de energia renovável, que utiliza sobretudo rejeitos de cana-de-açúcar, tendo a zona da mata nordestina como destaque nacional nessa matriz energética.➡ acredito que a localidade esteja errada.

    bons estudos

    mais conteúdo no insta

  • A letra E está incorreta devido à informação constar que a região nordestina produz em maior número a cana de açúcar. Atualmente, o estado de SP é o maior produtor.


ID
5187118
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Relacionadas com a demanda do exterior, formaram-se [no Brasil] zonas econômicas e criaram-se verdadeiras famílias e geração de cidades testemunhando uma sucessão de divisões territoriais do trabalho fundadas em graus diversos de tecnificação [...]. A unidade política e linguística se dava ao mesmo tempo em que as diversas regiões, produzindo para o mercado externo, a este se ligavam praticamente sem intermediários, de modo que sua evolução espacial e econômica era ditada por relações quase diretas. Daí a imagem de um vasto arquipélago formado, na verdade, por um conjunto de “penínsulas” da Europa.
SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008.

O início da superação dessa condição de isolamento das chamadas “ilhas de desenvolvimento econômico” e o início da integração nacional são marcados

Alternativas
Comentários
  • GAB: B Pela dinamização econômica do estado de São Paulo com a implantação do ciclo do café, a partir da segunda metade do século XIX.
  • GAB: B

    Após a independência do Brasil em relação a Portugal, teve início o breve Período Imperial, quando o eixo econômico do país estava começando a se concentrar na região Sudeste, em especial nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa forma, a partir da segunda metade do século XIX teve início no estado de São Paulo a ascensão cafeeira e o reajuste da economia regional e nacional.

    FONTE:https://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-sudeste-ciclo-cafe-industrializacao.htm


ID
5187121
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ainda que presente em todo o território nacional, a atividade bancária tende a concentrar-se em áreas com estrutura econômica dinâmica e diversificada, que se distinguem por alta densidade demográfica e maiores níveis de renda. Além disso, a localização das sedes destas instituições destaca a centralidade das cidades escolhidas, caracterizadas por estrutura produtiva que demanda intermediação financeira, por ambiente propício ao desempenho de suas atividades, em termos de oferta de serviços e de qualidade da infraestrutura de comunicação e informação, pela presença de mão-de-obra especializada e por adequado arcabouço institucional e jurídico, revelando sua capacidade de comando econômico-financeiro e político.
Alternativas

ID
5187124
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há consenso entre os especialistas sobre a constatação de que, a partir dos anos 80, ocorrem acentuadas transformações nos volumes, fluxos e características dos movimentos migratórios no Brasil, sintetizados num menor crescimento das metrópoles, numa maior predominância de migrações a curta distância e intraregionais, numa incidência acentuada de migrações de retorno – sugerindo uma circularidade de movimentos –, na tendência a um crescimento de cidades de porte médio e na configuração generalizada de periferias no entorno dos centros urbanos maiores, nas distintas regiões do país.

PATARRA, N. L. Movimentos migratórios no Brasil: tempos e espaços. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Ciências Estatísticas/IBGE, 2003.

A configuração dos processos migratórios brasileiros a partir da década de 1980, conforme trata o texto, é marcada por transformações importantes. Nesse contexto, constata-se que

Alternativas
Comentários
  • SETOR TERCEÁRIO ????????

  • Questão maluca como assim setor terciário ?

    Gabarito deve tá errado

  • A região Centro-Oeste é considerada a 2ª com a maior taxa de urbanização do Brasil.

  • Estranho


ID
5187127
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região Nordeste, historicamente marcada por aspectos socioecômicos desfavoráveis, vem, há algumas décadas, apresentando importantes dinâmicas na economia brasileira. Tendências de acumulação privada reforçadas pela ação estatal, quando não comandadas pelo Estado brasileiro, fizeram surgir e se desenvolver no Nordeste diversos subespaços dotados de estruturas econômicas modernas e ativas, focos de dinamismo em grande parte responsáveis pelo desempenho relativamente positivo apresentado pela atividade econômica na região. Observe, então, a representação abaixo, onde se apontam alguns desses subespaços que se vêm destacando do ponto de vista econômico:
Alternativas

ID
5187133
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As diretrizes gerais do Plano Nacional de Desenvolvimento de Juscelino Kubitschek – conhecido como 50 anos em 5 –, deixava bem clara a necessidade de acelerar o desenvolvimento econômico, como forma de transformar o país estruturalmente. O governo JK caracterizou-se pelo empenho do setor público em uma explícita política de desenvolvimento e crescimento. Todas as ocorrências dos anos precedentes na economia brasileira – crise de 1929, crise do modelo agroexportador e Segunda Guerra Mundial – ajudaram a elaborar o Plano de Metas, que representou o mais completo plano e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia. O Plano foi elaborado com base nos estudos feitos pelo BNDES, que visava superar os pontos de estrangulamento que impediam a evolução da economia.

Fonte: BRAGA, F.L.P. Fundamentos da economia brasileira: Plano de Metas de JK e o comportamento da economia brasileira durante o regime militar e a década de 1970: o ciclo da crise, milagre e crise financeira. Fortaleza: FGF, 2012. (Adaptado)

O Plano de Metas, que visava a acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil, conforme explicita o texto, produziu consequências no meio geográfico brasileiro, como

Alternativas
Comentários
  • GAB-E

    a urbanização e a integração nacional, sobretudo por meio de rodovias.

    Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

    Resultados. O Plano de Metas alterou completamente a estrutura industrial e produtiva do país, consolidando a industrialização pesada. Além do rápido crescimento econômico, a infraestrutura e a construção de Brasília levaram o país a um novo patamar no mundo.

    Ao fim de seu mandato, JK conseguiu que nosso parque industrial crescesse cerca de oitenta por cento, com o aumento das usinas hidrelétricas (Furnas), da indústria de aço, a instalação da indústria de automóveis, criação de novas rodovias (Belém-Brasília) e a construção de Brasília – nova capita.

    EU ME LEMBRO COMO SE FOSSE ONTEM, MUITA GENTE CHEGANDO PARA CONSTRUIR BRASILIA E OUTROS ABRINDO ESTRADAS.

    ESTUDEM, O BRASIL É O MELHOR LUGAR DO MUNDO!!


ID
5187142
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a modernização contemporânea, todos os lugares se mundializam. Mas há lugares globais simples e lugares globais complexos. Nos primeiros, apenas alguns vetores da modernidade atual se instalam. Nos lugares complexos, que geralmente coincidem com as metrópoles, há profusão de vetores: desde os que diretamente representam as lógicas hegemônicas, até os que a elas se opõem. São vetores de todas as ordens, buscando finalidades diversas, às vezes externas, mas entrelaçadas pelo espaço comum. Por isso a cidade grande é um enorme espaço banal, o mais significativo dos lugares. Todos os capitais, todos os trabalhos, todas as técnicas e formas de organização podem aí se instalar, conviver, prosperar.

SANTOS, M. A natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008.

A partir da compreensão do fragmento de texto e da organização dos espaços urbanos no Brasil na contemporaneidade, deduz-se que as metrópoles

Alternativas
Comentários
  • Gabarito claramente errado. As metrólopes não são onipresentes em todo o território brasileiro.

  • que questão horrível

  • A questão solicitada ao candidato traz um parágrafo de introdução que fala sobre a influência da globalização nos lugares do mundo.
    É importante entender nesse texto, que a Globalização atinge todos os lugares, mas não de forma igualitária, uma vez que vemos regiões que se incorporam mais ao avanço das técnicas - como as grandes metrópoles - e lugares onde esse fenômeno ocorre de maneira mais tímida, como nas zonas rurais e cidades mais pacatas.
    Inerente à citação exposta no enunciado, a questão demanda que o candidato tenha capacidade de fazer uma relação entre a globalização mundial e as metrópoles brasileiras e saber analisar com muita atenção as alternativas contidas na pergunta correspondentes à essa ligação entre as temáticas apresentadas.
    Citados os requisitos para responder a questão, vamos então julgar as alternativas:
    a) Correta, pois é importante perceber que o território brasileiro, quando se trata de fluxos de informação, segue à uma lógica hierárquica entre as suas cidades. Nesse sentido, as grandes metrópoles brasileiras com a concentração de empresas, investimentos, capitais e tecnologias, conseguem estar presente em cidades menores e com pouco destaque em território brasileiro. Nesse sentido, é importante destacar que a cidade de São Paulo - maior metrópole do país - é um dos centros urbanos que conseguem estar presente em todo o país por conta da sua importância econômica. Um exemplo disso, são as incontáveis ligações telefônicas que recebemos de lá pra falar de um plano de alguma operadora, ou pra tratar de uma dívida ou burocracia de uma grande empresa que tem sede na capital paulista. Embora sejam banais, esses exemplos simbolizam a presença dessa grande cidade no cotidiano de vários brasileiros espalhados pelas cinco regiões do país.
    b) Incorreta, pois se tratando do Brasil, um país urbanizado, mas que possui uma forte dependência do campo na arrecadação de seu PIB - Produto Interno Bruto -, é inviável afirmar que as decisões, produtos e comandos saem somente de uma grande metrópole, uma vez que o espaço agrário e rural brasileiro produz grande parte das mercadorias e produtos alimentícios que a população urbana consome. Além disso, o enunciado desmerece a importância econômica do campo para o consumo das pessoas que moram em grandes cidades e reforça, de maneira equivocada, uma questão de hierarquia. Contudo, na atual dinâmica espacial do Brasil ocorre uma relação de interdependência entre campo e cidade.
    c) Incorreta, pois nessa questão, é importante se atentar ao que a afirmação se refere. No final da alternativa, é reforçado que o cotidiano metropolitano integra territórios cada vez mais afastados. Contudo, é importante ressaltar que o crescimento das grandes cidades, junto com o seu destaque econômico dado pela presença de empresas, instituições de ensino e uma extensa rede de comércio e serviços aproxima territórios para a sua dinâmica e não os afasta. Prova disso, são as cidades dormitórios, que embora tenham uma distância física considerável da grande metrópole, estão cada vez mais próximas e conectadas por conta da demanda de transporte e redes urbanas que seus habitantes possuem, acentuando então o processo de migração pendular.
    d) Incorreta, pois a Globalização, embora seja um fenômeno contínuo e consolidado em todo o Planeta, não se alastra de maneira igual em todos os territórios mundiais, uma vez que ela atinge algumas partes do mundo e exclui outras. Portanto, é errado pensar em uma imiscruição contínua em todos os lugares, porque em alguns centros, a globalização é impactante e rápida e em outras regiões ela é lenta e atrasada, causando então a grande desigualdade espacial e econômica que ocorre em todo o meio geográfico.
    e) Incorreta, pois embora a metrópole tenha uma vida mais acelerada e fluída por conta do processo consolidado de Globalização, ela não consegue ditar totalmente os hábitos e costumes de populações rurais, embora consiga influenciar em algumas práticas - como o uso do celular e da internet no campo -. Entretanto, é importante destacar que os hábitos, costumes e valores de habitantes de espaços rurais estão mais vinculados às suas práticas culturais, e nesse sentido, é inviável pensar que a metrópole acelerada e globalizada vai alterar ou acabar com o costume, de por exemplo, da pessoa de tirar o leite da vaca para seu consumo imediato, ou impedir a pessoa de ter a prática de banhar no rio próximo de sua residência. Além disso, a alternativa impõe uma hierarquia da metrópole em relação ao campo, em que na verdade ocorre uma grande interdependência entre esses dois espaços.
    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5187145
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Até meados do século XX, o Piauí tinha sua pauta de exportação baseada principalmente nos produtos advindos do extrativismo vegetal e uma estrutura econômica que convergia para o mercado internacional. Essa dependência em relação ao exterior se converteu em fragilidade do ponto de vista da ampliação dos mercados e, depois, em situação de estagnação.

No entanto, na segunda metade do século XX, verifica-se no Piauí

Alternativas
Comentários
  • Gab C. No governo de JK, para atrair a industria automobilística, desenvolveu um projeto que interligava as regiões do Brasil por rodovias.