GABARITO: C.
A - Digníssimo. ERRADO: Digníssimo (DD) e Mui Digníssimo (MD) - tratamentos abolidos. A dignidade é um pressuposto na ocupação de cargo público, logo não precisa ser reiteradamente invocada.
B - Doutor. ERRADO: evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.
C- Senhor. CERTO: (D9758) Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.
Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.
Ambas informações estão no manual, então a que cair na prova estará correta!
E -Vossa Excelência. ERRADO: Em se tratando de chefes de poder , ou seja, depende do nível de hierarquia (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal).
Faça das dificuldades sua motivação!