SóProvas


ID
5189101
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com a Lei 9.758, de 11 de abril de 2019, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, é:

Alternativas
Comentários
  • Vocativo para os Chefes de poderes DA UNIÃO (PR, Congresso Nacional e STF) é: Excelentíssimo Senhor.

    Para os demais: "Senhor..."

    Ex: senhor juiz.

  • Não sei se foi erro da questão ou da plataforma, mas essa numeração é um Decreto, e não uma Lei.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca do que a Lei 9.758 determina a respeito do emprego do pronome de tratamento.
    Após a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República em dezembro de 2018, foi assinado pelo Presidente da República um Decreto, de número 9.758, em 11 de abril de 2019, que determinou que a única forma de tratamento que deve ser usada na comunicação com agentes públicos federais é "senhor", independente de nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião. Sendo assim, identificamos que a alternativa que responde este item é a letra C - Senhor.

    Gabarito do Professor: Letra C .
  • GABARITO: C.

    A - Digníssimo. ERRADO: Digníssimo (DD) e Mui Digníssimo (MD) - tratamentos abolidos. A dignidade é um pressuposto na ocupação de cargo público, logo não precisa ser reiteradamente invocada.

    B - Doutor. ERRADO: evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.

    C- Senhor. CERTO: (D9758) Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.

    Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.

    Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

    Ambas informações estão no manual, então a que cair na prova estará correta!

    E -Vossa Excelência. ERRADO: Em se tratando de chefes de poder , ou seja, depende do nível de hierarquia (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal).

    Faça das dificuldades sua motivação!