SóProvas


ID
5191417
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à figura de linguagem em destaque no trecho a seguir:


“Músicas passam, perpassam finas, diluídas, finas, diluídas, e delas, como se a cor ganhasse ritmos preciosos, parece se desprender, se difundir uma harmonia azul, azul, de tal inalterável azul, que é ao mesmo tempo colorida e sonora, ao mesmo tempo cor e ao mesmo tempo som (...)”

(Cruz e Souza, 1995)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Sinestesia é uma figura de linguagem ou semântica caracterizada pela combinação entre dois ou mais dos cinco sentidos, isto é, visão, tato, audição, paladar e olfato. É uma figura de linguagem bastante comum nos textos poéticos em que o autor pretende produzir, na leitora e no leitor, a ilusão de estar experimentando sensações físicas, como o frio ou o amargor, por exemplo.

    No soneto “Sonho branco”, do livro Broquéis, de Cruz e Sousa (1861-1898), a sinestesia ocorre por meio das seguintes palavras: “brancas”, “claro”, “alvo”, “radiante”, “esplendor” e “branco” (visão); “cantas” e “sonorizam” (audição); “aromal” (olfato); “frescas” (tato); “nevado” (visão e tato):

    De linho e rosas brancas vais vestido,

    Sonho virgem que cantas no meu peito!...

    És do Luar o claro deus eleito,

    Das estrelas puríssimas nascido.

    Por caminho aromal, enflorescido,

    Alvo, sereno, límpido, direito,

    Segues radiante, no esplendor perfeito,

    No perfeito esplendor indefinido...

    As aves sonorizam-te o caminho...

    E as vestes frescas, do mais puro linho

    E as rosas brancas dão-te um ar nevado...

    No entanto, Ó Sonho branco de quermesse!

    Nessa alegria em que tu vais, parece

    Que vais infantilmente amortalhado!

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sinestesia.htm

  • Gab. C

    Hipérbole: exagero na mensagem. Ex.: Repetir um milhão de vezes.

    Paradoxo/Oxímoro: ideias aparentemente contraditórias. Ex.: Viver só na multidão.

    Sinestesia: quando sensações diferentes se cruzam. Ex.: Doce esperança. (paladar x sentimento)

    Antítese: oposição entre duas palavras ou pensamentos. Ex.: Não há no mundo alegria sem sobressalto, riqueza sem miséria.

    Fonte: Adriana Figueiredo, 2015.

  • Cruz e Souza é o principal autor do movimeno simbolista, que tem como característica o uso de sinestesias.

  • Gabarito: C

    Sinestesia mistura de dois ou mais sentidos dentro de um contexto.

  • GABARITO: C

    A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns:

    cor berrante (visão + audição)

    perfume doce (olfato + paladar)

    olhar penetrante (visão + tato)

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/sinestesia-figura-de-linguagem.htm

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre figuras de linguagem e interpretação textual. Vejamos as alternativas:

    a) Hipérbole
    Incorreto. A hipérbole utiliza o exagero como recurso expressivo. Morrer de saudades, por exemplo, é um exemplo dessa figura de linguagem, já que é uma forma exagerada / hiperbólica de representar a falta de alguém. No trecho, não é possível identificar esse recurso de exacerbação.

    b) Paradoxo
    Incorreto. Paradoxo é uma figura de pensamento baseada na reunião de ideias contraditórias. Um exemplo é o trecho do soneto de Camões em que ele reflete sobre as contradições do amor: “é dor que desatina sem doer". A ideia de uma dor que não dói é um paradoxo, porque é nesse contraste que está a expressividade desejada. O trecho não aborda uma relação de contraste, mas há uma certa progressão na música mencionada.

    c) Sinestesia
    Correto. Sinestesia é a figura de linguagem baseada na fusão de elementos de diferentes sentidos: auditivos, gustativos, olfativos, tácteis. Nesse trecho, é possível perceber que há uma mistura do campo sonoro, evocado pela música, com o campo visual, a partir da sugestão da cor azul. Ele é sintetizado na passagem:“[...] ao mesmo tempo cor e ao mesmo tempo som". Os campos semânticos retomam essa ideia em todo o trecho. Campo semântico sonoro: músicas, ritmos, harmonia, sonora, som. Campo semântico visual: cor, azul, colorida. A alternativa sinestesia, portanto, corresponde à figura de linguagem no texto.

    d) Antítese
    Incorreto. Antítese é uma figura de linguagem construída a partir da oposição de uma palavra ou frase. Não há no texto nenhum elemento que evoque essa contraposição entre os elementos. Portanto, essa alternativa não está correta.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Alternativa C

    Sinestesia = mistura de sentidos

    abraços

    Boa Sorte!