SóProvas


ID
5192650
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Boituva - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma despesa orçamentária efetiva é aquela que, no momento da sua realização,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação patrimonial líquida em:

    Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.

    Despesa Orçamentária Não Efetiva aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo.

    FONTE: MCASP 8ª EDIÇÃO

  • GAB: LETRA C

    Fonte: Giovanni Pacelli - CONTABILIDADE PÚBLICA 3D

    Classificação da despesa quanto à natureza ou quanto à forma de ingresso:

    • Despesas Orçamentárias: aquelas que dependem de autorização legislativa para sua efetivação.
    • Despesas Extraorçamentárias: despesas que não dependem de autorização legislativa para sua efetivação.

    Classificação da despesa quanto ao impacto na situação líquida patrimonial:

    • Despesas Efetivas: aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
    • Despesas Não Efetivas: aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo.

    Classificação da despesa quanto à regularidade:

    • Despesas Ordinárias: sãs as despesas destinadas à manutenção contínua dos serviços públicos.
    • Despesas Extraordinárias: são as despesas de caráter esporádico ou excepcional, provocadas por circunstâncias especiais e inconstantes.

    Complementando:

    Na despesa não efetiva ocorre a saída de recursos financeiros a partir da "incorporação de um bem" ou da "incorporação de um direito" ou "da baixa de uma obrigação anteriormente contraídà'. Na despesa efetiva, ocorre a saída de recursos financeiros sem que seja "incorporado um bem ou um direito': ou sem que seja dada "baixa em uma obrigação anterior contraída".

    Exemplos de despesas não efetivas:

    • Investimento -> É dada a entrada de um bem intangível (software) -> Ao final da execução da despesa (empenho, liquidação e pagamento) ocorre uma diminuição do caixa (no ativo) e um aumento de um bem no ativo permanente (ativo intangível).
    • Amortização da Dívida -> É dada a baixa em uma obrigação (empréstimos a pagar) -> Ao final da execução da despesa (empenho,liquidação e pagamento) ocorre uma diminuição do caixa (no ativo) e uma diminuição de uma obrigação (no passivo).
  • Receita efetivas- ingressa no patrimônio sem saídas de elementos do ativo ou entrada de obrigações no passivo. (AUMENTA)

    Receitas não efetivas (mutação) - saída de itens do ativo ou entrada de obrigações no passivo. (DIMINUI).

    Despesa efetiva – corresponde àquela despesa que reduz a situação líquida patrimonial, e decorre em fato contábil modificativo diminutivo.

    Despesa não efetiva- corresponde aquela despesa não interfere na situação líquida patrimonial, e decorre em fato contábil permutativo.

  • Questão envolvendo classificações da despesa pública.

    Existem diversas formas de classificar a despesa pública: do ponto de vista contábil, orçamentário, jurídico, econômico, etc. Essa lógica de classificação, tanto das receitas quanto das despesas públicas, auxilia no entendimento do processo orçamentário e na fiscalização de sua execução, promovendo a accountability.

    Nesse contexto, sob o ponto de vista contábil, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, classificamos a despesa orçamentária como:

    (1) Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.

    Dica! Em geral, a despesa orçamentária efetiva é despesa corrente, com algumas exceções como, por exemplo, a despesa com a aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos, que representam fatos permutativos.

    Exemplos de despesas efetivas: Pessoal e encargos, Juros e serviços de terceiros.

    (2) Despesa Orçamentária Não Efetiva – aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo.

    Dica! A despesa não efetiva normalmente se enquadra como despesa de capital. Entretanto, há despesa de capital que é efetiva como, por exemplo, as transferências de capital, que causam variação patrimonial diminutiva e, por isso, classificam-se como despesa efetiva.

    Exemplos de despesas não efetivas: amortizações de dívida, investimentos e inversões financeiras.

    Feita toda a revisão sobre os conhecimentos básicos das despesas públicas, agora podemos analisar as alternativas:

    A) Errada, a despesa orçamentária efetiva é aquela que no momento da sua realização reduz a situação líquida patrimonial – reduz o patrimônio líquido.  

    B) Errada, a despesa orçamentária efetiva não constitui um fato neutro, constitui um fato diminutivo.

    C) Certa, conforme MCASP:

    "a. Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
    b. Despesa Orçamentária Não Efetiva – aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo."

    D) Errada, a despesa não efetiva que constitui fato modificativo diminutivo.

    E) Errada, receitas que constituem fatos contábeis modificativos aumentativos, não despesas.


    Gabarito do Professor: Letra C.