SóProvas


ID
5194906
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Itabira - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o Texto para responder à questão.


Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos


    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina.

    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.

    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.

    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.

    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.

    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado

Segundo o texto, a hipótese de que a febre amarela poderá virar uma endemia é sustentada:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    SEGUNDO O TEXTO, A HIPÓTESE DE QUE A FEBRE AMARELA PODERÁ VIRAR UMA ENDEMIA É SUSTENTADA:

     

    A ( ) PELA TRANSMISSÃO DA DOENÇA VIA AEDES AEGYPTI TER SIDO DESCARTADA.

    “Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.”

    Não apresenta ligação com a ideia de “virar uma endemia”.

     

    B ( ) PELA NECESSIDADE DE IMUNIZAÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO.

    “...essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação.”

    “Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença.”  

    Nessa alternativa existe uma inversão de causa/consequência.

    --> A necessidade de imunização É CONSEQUÊNCIA da possibilidade de endemia em São Paulo.

    C ( ) PELO ALTO ÍNDICE DE VETORES DA DOENÇA EM REGIÕES PRÓXIMAS A MATAS.

    “Por enquanto, ela segue eminentemente RESTRITA a zonas próximas a mata...”

    *O texto não fala sobre “ALTO ÍNDICE”.

     

    D (X) PELO FLAGRANTE NO INVERNO DOS AGENTES INFECCIOSOS EM HOSPEDEIROS.

    "Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de MACACOS terem sido FLAGRADOS com o VÍRUS NO INVERNO sugere que essa doença VEIO PARA FICAR, exigindo cuidados adicionais com a vacina. "

  • D) Pelo flagrante no inverno dos agentes infecciosos em hospedeiros

    "[...] o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar [...]"

  • cara os gabaritos estão todos errados. o cara paga uma nota pra ser premium e fica mais atrapalhado

  • Esta questão exige do candidato interpretação textual. O texto analisa a circulação da febre amarela no estado de São Paulo e alerta para a possibilidade de que essa doença se torne endêmica, isto é, uma doença frequente na região provocada por causas locais. A justificativa para essa hipótese é apresentada em uma das alternativas.

    A) Pela transmissão da doença via Aedes aegypti ter sido descartada.
    Incorreto, segundo o texto, a febre amarela é transmitida por dois tipos de mosquitos: Sabethes e Haemagogus. O mosquito que transmite a dengue não oferece risco por ora.

    B) Pela necessidade de imunização de toda a população de São Paulo. 
    Incorreto, o texto argumenta que a imunização coletiva pode ser um plano futuro, justamente, para conter a circulação do vírus.

    C) Pelo alto índice de vetores da doença em regiões próximas a matas.
    Incorreto, o vírus restrito a uma região específica da cidade não é algo novo. No primeiro parágrafo, o autor argumenta que a novidade em torno dessa disseminação é a descoberta do vírus nos macacos durante o inverno.

    D) Pelo flagrante no inverno dos agentes infecciosos em hospedeiros.
    Correto, a hipótese também é defendida no início do terceiro parágrafo quando a ideia da permanência é retomada na frase “A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante". Logo, o que chama atenção é a permanência em períodos como o inverno, o que não era o padrão até então.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Tinha que saber oque o significado de hospedeiro pra responder essa questão.

  • 'Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos'

    o cara vai na tua casa pra ver se tem foco de mosquito e acaba morando na tua casa kkkkkkkkkkkkkkk