SóProvas


ID
519595
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diretores de uma grande indústria siderúrgica, para evitar o desmatamento e adequar a empresa às normas de proteção ambiental, resolveram mudar o combustível dos fornos da indústria. O carvão vegetal foi então substituído pelo carvão mineral. Entretanto, foram observadas alterações ecológicas graves em um riacho das imediações, tais como a morte dos peixes e dos vegetais ribeirinhos. Tal fato pode ser justificado em decorrência

Alternativas
Comentários
  • O carvão mineral, diferentemente do carvão vegetal, apresenta enxofre em sua composição

    Dessa forma, ao reagir com o oxigênio atmosférico, se transforma em óxido de enxofre.

    A partir daí, pode se combinar com o vapor de água do ar, levando à formação de ácido sulfúrico, culminando na chuva ácida, de grande impacto ambiental.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6467161#readmore

  • A questão aborda o uso de carvão mineral em substituição ao carvão vegetal em uma indústria, para evitar o desmatamento, porém, ocorreram algumas mortes de peixes e vegetais em um riacho próximo. Pede-se a justificativa dessas mortes. O carvão vegetal é um elemento obtido a partir da queima de madeiras, e seu uso ajuda no desmatamento, mesmo não sendo a causa principal. Aproximadamente 90% do carvão vegetal produzido é a partir de florestas plantadas e vem sendo associada ao desmatamento ilegal e a desertificação. Já o carvão mineral, combustível fóssil não renovável, oriundo de rocha sedimentar encontrada em subsolos. Ele é capaz de gerar energia a partir da combustão, possuindo uma elevada eficiência energética e um ótimo custo benefício, além de ser facilmente encontrado. Por outro lado, é o combustível fóssil que mais polui o meio ambiente e causa impactos, liberando gases poluentes na sua queima. Na combustão, ocorre a liberação de gases como H2O, CO2, CO, NO2, SO2 , que poluem a atmosfera e a água, podendo comprometer a sobrevivência de espécies. Esse combustível queimado libera minúsculas partículas sólidas ou líquidas que cai na forma de chuva ácida, ameaçando o equilíbrio dos ecossistemas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    A morte dos peixes e de vegetais ribeirinhos se deve ao fato:
    a) da diminuição de resíduos orgânicos na água do riacho, reduzindo a demanda de oxigênio na água. A substituição pelo carvão mineral libera gases poluentes no ar e na água, mas não diminui os resíduos orgânicos lançados no riacho. Incorreta.
    b) do aquecimento da água do riacho devido ao monóxido de carbono liberado na queima do carvão.
    O aquecimento global é aumentado pela maior emissão de gases como CO2, e não de CO, mesmo assim não aumentam a temperatura de rios. As mortes não decorrem desse composto. Incorreta.
    c) da formação de ácido clorídrico no riacho a partir de produtos da combustão na água, diminuindo o pH. A combustão do carvão mineral não libera ácido clorídrico. Incorreta.
    d) do acúmulo de elementos no riacho, tais como, ferro, derivados do novo combustível utilizado. O sulfeto de ferro é um rejeito que se acumula nas águas, mas não causa as mortes. Incorreta.
    e) da formação de ácido sulfúrico no riacho a partir dos óxidos de enxofre liberados na combustão. A combustão libera diversos gases, dentre eles o SO2, responsável pela formação do ácido sulfúrico que contamina a água, contaminando também os peixes e vegetais próximos. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Gabarito E

    A. A substituição pelo carvão mineral libera gases poluentes no ar e na água, mas não diminui os resíduos orgânicos despejados no riacho, se fosse para reduzir o oxigênio na água teria que AUMENTAR os resíduos no riacho.

    B. O aquecimento global ocorre pela maior emissão de gases como CO2 (dióxido de carbono), e não de CO (monóxido de carbono), mesmo assim não aumentam a temperatura de rios.

    C. A combustão do carvão mineral não libera ácido clorídrico.

    D. O sulfeto de ferro é um rejeito que se acumula nas águas, mas não causa as mortes.

    E. A combustão libera diversos gases, dentre eles o SO2 (dióxido de enxofre) que forma o ácido sulfúrico o qual contamina a água e, consequentemente, os peixes e vegetais próximos.