SóProvas


ID
5196142
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O poder pelo qual a Administração Pública de modo explícito ou implícito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Poder discricionário é a liberdade de escolha dentro doa limites legais e não se confunde com arbitrariedade que é ação contrária ou excedente da lei.

  • GABARITO: C.

    Poder Discricionário é aquele no qual é permitido a Administração Pública praticar atos com a liberdade de escolha, pautada na conveniência e oportunidade. 

  • A questão exige conhecimento acerca dos Poderes da Administração e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "O poder pelo qual a Administração Pública de modo explícito ou implícito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo é denominado:"

    a) Poder de Polícia.

    Errado. No Poder de Polícia, com fundamento na lei e na supremacia do interesse público, a Administração Publica limita à liberdade e propriedade de particulares, quer controlando a prática do ato, quer impedindo de fato.

    b) Poder Vinculado.

    Errado. No Poder Vinculado a Lei determina tudo o que dever ser feito, sem margem de liberdade.

    c) Poder Discricionário.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A Banca trouxe o conceito de Poder Discricionário, que ocorre quando o agente público possui uma margem de liberdade para optar dentre várias alternativas previstas em lei aquela que se mostra como mais adequada, diante do caso em concreto. Palavras-chaves: oportunidade e conveniência.

    d) Poder Hierárquico.

    Errado. O Poder Hierárquico é a competência que possui o Poder Executivo para ordenar e coordenar as funções de seus órgãos e de seus agentes públicos. Por meio do poder hierárquico é possível a: a) delegação da competência, ou seja, a transferência de competência administrativa de seu titular para outro agente público subordinado à autoridade delegante ou outro órgão (delegação vertical) ou fora da linha hierárquica (delegação horizontal), por tempo determinado; ou, b) avocação da competência, que por motivo temporário e excepcional, a autoridade superior chama para ela a competência de um órgão ou agente subordinado.

    Gabarito: C

  • GABARITO C

    Poder discricionário:

    Há margens de escolha para o administrador

    Poder vinculado :

    Não há margem de escolha para o administrador

  • gab c discricionario

    nao esquecer que mesmo os atos discricionários têm elementos vinculados em sua composiçao.

    ato discricionario:

    Competencia (vinculado)

    finalidade (vinculado)

    forma (vinculado)

    motivo (discricionario)

    objeto (discricionario)

  • GABARITO: C

    Vinculado: Quando a lei confere à Administração Pública poder para a prática de determinado ato, estipulando todos os requisitos e elementos necessários à sua validade

    Discricionário: Quando o Direito concede à Administração, de modo explícito ou implícito, poder para prática de determinado ato com liberdade de escolha de sua conveniência e oportunidade. Existe uma gradação. 

    Normativo: Embora a atividade normativa caiba predominantemente ao Legislativo, nele não se exaure, cabendo ao Executivo expedir regulamentos e outros atos normativos de caráter geral e de efeitos externos. É inerente ao Poder Executivo. 

    Hierárquico: É o meio de que dispõe a Administração Pública para distribuir e escalonar as funções dos órgãos públicos; estabelecer a relação de subordinação entre seus agentes; e ordenar e rever a atuação de seus agentes. 

    Disciplinar: É conferido à Administração para apurar infrações e aplicar penalidades funcionais a seus agentes e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa, como é o caso das que por ela são contratados; 

    Poder de Polícia: É a atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direitos, interesses ou liberdades individuais, regula a prática do ato ou abstenção de fato, em razão do interesse público. É aplicado aos particulares. 

     

  • TEM LIBERDADE DE ESCOLHA? > P. REGULAMENTAR.

    EXEMPLO: AGENTE DE TRÂNSITO pode punir com multa ou advertência verbal alguém que comete uma infração leve de trânsito. (parar com o veículo na faixa de pedestres).

    GB \ C)