SóProvas


ID
519637
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu “chocalho”, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas.
Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.
A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que

Alternativas
Comentários
  • A questão se trata de uma abordagem contextualizada da teoria de seleção natural, postulada por Charles Darwin. No caso, entre os indivíduos da espécie Crotalus durissus (cascavel) existem variedades que emitem mais ou menos som. Como os indivíduos com ruído do chocalho bem determinado tem sido mais caçados, é possível que os mesmos nem tenham chegado a se reproduzir, não transmitindo essa característica a seus descendentes. Dessa forma, variedades mais silenciosas e, consequentemente, menos caçadas têm sido selecionadas positivamente. Letra D correta.
  • Todas as alternativas, com exceção da D, focam no mesmo equívoco: os organismos mudam suas características para se adaptarem ao ambiente. Apesar de coerente do ponto de vista do senso comum, esse pensamento, de acordo com a teoria darwinista, não está correto de maneira alguma.

    Nunca, jamais, em nenhuma hipótese um ser vivo irá adquirir características para tentar se adequar ao ambiente em que está inserido. (tal pensamento é lamarckista)

    A explicação correta cientificamente é que o o ambiente seleciona os que possuem características que lhes proporcionem melhor sucesso adaptativo.

    Essas características surgiram de modo aleatório, e não porque uma modificação externa fez com elas aparecessem.

  • A questão se trata de uma abordagem contextualizada da teoria de seleção natural, postulada por Charles Darwin. No caso, entre os indivíduos da espécie Crotalus durissus (cascavel) existem variedades que emitem mais ou menos som. Como os indivíduos com ruído do chocalho bem determinado tem sido mais caçados, é possível que os mesmos nem tenham chegado a se reproduzir, não transmitindo essa característica a seus descendentes. Dessa forma, variedades mais silenciosas e, consequentemente, menos caçadas têm sido selecionadas positivamente. Letra D correta.

  • Toda e qualquer mutação é não-dirigida, ou seja, ocorre ao acaso e não tem finalidade específica. Elimina-se, então, (B), (C) e (E).

    Por sua vez, (A) é uma interpretação lamarckista do fenômeno.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Tome cuidado com essas alternativas que falam de alterações no código genético, toda hora o ENEM tenta colocar isso.

  • quando se trata de Darwin não podemos falar de mutação, genética, código genético e etc pois ele ainda não tinha conhecimento de genética. Isso eliminaria B, C e E. A letra A no entanto trata-se de uma ideia lamarckista, ao dizer que o animal que mudou seu próprio comportamento.