SóProvas


ID
519709
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenças tropicais, as chamadas doenças negligenciadas. No mesmo período, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenças cardiovasculares. Desde 2003, um grande programa articula esforços em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de instituições científicas, governamentais e privadas de vários países para reverter esse quadro de modo duradouro e profissional.
Sobre as doenças negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes afirmativas:

I- As doenças negligenciadas, típicas das regiões subdesenvolvidas do planeta, são geralmente associadas à subnutrição e à falta de saneamento básico.

II- As pesquisas sobre as doenças negligenciadas não interessam à indústria farmacêutica porque atingem países em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas.

III- O programa de combate às doenças negligenciadas endêmicas não interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da população.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O ENEM, Exame Nacional de Ensino Médio, tem como foco fundamental auferir se o aluno tem capacidade de leitura e interpretação nas várias áreas de conhecimento. As questões, na maioria das vezes, partem de um texto que fornece dados para o raciocínio e a resposta. Há sempre que ler e analisar com atenção o trecho transcrito, mesmo que a resposta não esteja explícita no texto.

    O trecho trata das chamadas “doenças negligenciadas". Notadamente a tuberculose e doenças tropicais. É assinalada a diferença do quantitativo de medicamentos existentes para tais doenças e outras, como as cardiovasculares. Tal situação é resultado do quantitativo de pesquisa e investimento que é dirigido à esta ou aquela enfermidade.

    O texto ressalta ainda o esforço conjunto, e internacional, de organizações públicas e privadas, a partir de 2003, no sentido de modificar tal situação. São apresentadas três afirmativas que propõem análise do trecho transcrito.
    Entre as alternativas uma indica quais são as afirmativas verdadeiras.
    A) INCORRETA- A afirmativa I é verdadeira mas, a II também. Opção A não responde satisfatoriamente à questão.

    B) INCORRETA- Afirmativa II é verdadeira mas, a I também o é. Opção B não responde satisfatoriamente à questão.

    C) INCORRETA- Afirmativa III é falsa. O combate às doenças negligenciadas é de interesse do Brasil pois a sua ocorrência no país é maior do que se gostaria.

    D) CORRETA- São verdadeiras as afirmativas I e II. As doenças negligenciadas aparecem mais em países entendidos como “subdesenvolvidos", de poder aquisitivo mais baixo. As doenças são resultantes, em grande parte, de subnutrição e falta de saneamento básico. Não satisfazem os interesses das grandes empresas farmacêuticas que financiam pesquisas, produzem e vendem medicamentos.

    E) INCORRETA- O combate às doenças negligenciadas é de interesse do Brasil pois a sua ocorrência no país é maior do que se gostaria. A afirmativa II, porém, é verdadeira.

    RESPOSTA : D
  • ~Gabarito - D

    III ( ERRADA ) - atende a uma grande parcela da população. O que não o torna interessante é sua ausência de atratividade economicamente.

  • Doenças negligenciadas / Doenças tropicais:

    (Fonte: Fiocruz)

    As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle. As doenças tropicais, como a malária, a doença de Chagas, a doença do sono (tripanossomíase humana africana, THA), a leishmaniose visceral (LV), a filariose linfática, o dengue e a esquistossomose continuam sendo algumas das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Estas enfermidades, conhecidas como doenças negligenciadas, incapacitam ou matam milhões de pessoas e representam uma necessidade médica importante que permanece não atendida. Embora as doenças tropicais e a tuberculose sejam responsáveis por 11,4% da carga global de doença, apenas 21 (1,3%) dos 1.556 novos medicamentos registrados entre 1975 e 2004, foram desenvolvidos especificamente para essas doenças. Portanto, 1.535 medicamentos foram registrados para outras doenças.