SóProvas


ID
5198395
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 7212 estabelece os requisitos para a execução de concreto dosado em central e inclui as operações de armazenamento dos materiais, dosagem, mistura, transporte, recebimento, controle de qualidade e inspeção, incluindo critérios de aceitação e rejeição do controle interno da central de concreto. Isso posto, analise as afirmações quanto às determinações da NBR 7212 e identifique as corretas:


I- O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir do momento da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser fixado de forma que o fim do adensamento não ocorra após o início da pega do concreto lançada e das camadas ou partes contíguas a essa remessa, evitando-se assim a formação de “junta-fria”. O tempo de transporte também deve ser inferior a 90 minutos quando o transporte é realizado por caminhão betoneira dotado de equipamento de agitação.

II- O período de tempo para operações de lançamento e adensamento do concreto deve ser iniciado em até 30 minutos, após a chegada do caminhão betoneira na obra. Também deve ser realizado em tempo inferior a 150 minutos, contado a partir da primeira adição de água.

III- Decorridos 150 minutos, contados a partir da primeira adição de água, fica a empresa prestadora de serviço de concretagem eximida de responsabilidade do concreto aplicado.

IV- A adição de água suplementar é a quantidade de água adicionada ao concreto que não ultrapassa a prevista na dosagem e pode ser realizada na obra imediatamente antes da mistura final e descarga do caminhão. Já a adição de água complementar à quantidade de água adicionada ao concreto exime a empresa de serviço de concretagem de qualquer responsabilidade quanto às características do concreto constantes no pedido, devendo este fato ser registrado no documento de entrega do concreto.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Norma ABNT 7212 revisada em Maio de 2021. O tema abordado pela questão não sofreu mudança. Outras abordagens importantes foram revistas.

  • IV - Item 4.4.4 Adição suplementar de água:

    A adição de água suplementar é a quantidade de água adicionada ao concreto que não ultrapassa a prevista na dosagem e pode ser realizada na obra imediatamente antes da mistura final e descarga do caminhão. Já a adição de água complementar à quantidade de água adicionada ao concreto exime a empresa de serviço de concretagem de qualquer responsabilidade quanto às características do concreto constantes no pedido, devendo este fato ser registrado no documento de entrega do concreto.

  • A ABNT NBR 7212 é a norma brasileira que trata sobre o preparo, fornecimento e controle de concreto dosado em central. Na época de aplicação da prova, vigorava a ABNT NBR 7212 (2012). Com base em tal norma, tem-se que:

     

    - A afirmação I está correta. Em seu item 4.5.2, a ABNT NBR 7212 (2012) trata sobre o período de tempo para transporte, fixando que:

     

    "4.5.2 Período de tempo para o transporte

     

    O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir do momento da primeira adição da água, até a entrega do concreto deve ser:

     

    a) fixado de forma que o fim do adensamento não ocorra após o início da pega do concreto lançado e das camadas ou partes contíguas a essa remessa (evitando-se a formação de “junta-fria");

     

    b) inferior a 90 min, no caso do emprego de caminhão betoneira, observado o disposto em 4.5.1;

     

    c)  inferior a 40 min, no caso de veículo não dotado de equipamento de agitação, observado o disposto em 4.5.1.

     

    - As afirmações II e III estão corretas e constam na seção 4.5.3 da ABNT NBR 7212 (2012), a qual trata sobre o tempo para lançamento e adensamento do concreto:

     

    "4.5.3 Período de tempo para operações de lançamento e adensamento do concreto

     

    O lançamento e o adensamento do concreto devem ser:

     

    a)  iniciados em até 30 min após a chegada do caminhão betoneira na obra. Em situações onde este tempo de início de descarga não possa ser cumprido, o contratante deve avaliar previamente a melhor solução técnica junto a empresa prestadora dos serviços de concretagem. Não se admite adição suplementar de água, conforme 4.4.4;

     

    b)  realizados em tempo inferior a 150 min, contado a partir da primeira adição de água, no caso do emprego de caminhão betoneira, observado o disposto em 4.5.1. Decorridos 150 min contados a partir da primeira adição de água, fica a empresa prestadora de serviços de concretagem eximida de responsabilidade do concreto aplicado;

     

    c)  realizados em tempo inferior a 60 min, contados a partir da primeira adição de água, no caso de veículo não dotado de equipamento de agitação, observado o disposto em 4.5.1."

     

    - A afirmação IV está errada. A adição de água suplementar consiste na água adicionada ao concreto que ultrapassa a prevista na dosagem. Ela é definida no item 4.4.4 da ABNT NBR 7212 (2012)

     

    Contudo, em 2021 foi publicada a ABNT NBR 7212 (2021), a qual apresenta algumas mudanças. Julgando as afirmativas com base nela, tem-se que:

     

    - A afirmação I está errada. A ABNT NBR 7212 (2021) trata sobre o período de tempo para transporte em seu item 5.7.1:

     

    "5.7.1 Período de tempo para o transporte

     

    O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir do momento da primeira adição da água, até a entrega do concreto deve ser:

     

    a) fixado de forma que o fim do adensamento não ocorra após o início da pega do concreto lançado e das camadas ou partes contíguas a essa remessa, evitando-se a formação de “junta-fria";

     

    b) inferior a 120 min, no caso do emprego de caminhão-betoneira;

     

    c)  inferior a 40 min, no caso de veículo não dotado de equipamento de agitação;

     

    d) conforme o tempo previamente estudado e acordado entre as partes.

     

    Logo, tem-se que o tempo de transporte, quando se emprega caminhão-betoneira, mudou de 90 para 120 minutos.

     

    - A afirmativa II está parcialmente correta e a III está correta. A ABNT NBR 7212 (2021) não fixa um tempo máximo para iniciar o lançamento e adensamento do concreto. Ela trata sobre o tempo para lançamento e adensamento do concreto na seção 5.7.2:

     

    "5.7.2 Período de tempo para operações de lançamento e adensamento do concreto

     

    O tempo de lançamento e adensamento do concreto deve ser inferior a 150 min, contado a partir da primeira adição de água, no caso do emprego de caminhão-betoneira, observando o disposto em 4.5. Decorridos 150 min, contados a partir da primeira adição de água, a empresa prestadora de serviços de concretagem fica eximida de responsabilidade pelo concreto aplicado.

     

    Para o caso de veículo não dotado de equipamento de agitação, o tempo de lançamento e adensamento deve ser inferior a 60 minutos, contados a partir da primeira adição de água, observando o disposto em 4.5.

     

    NOTA É recomendável que a descarga do concreto se inicie o mais breve possível, a fim de garantir a menor perda de abatimento e manutenção das suas características. A perda de abatimento do concreto é controlada pelo período de 150 minutos."

     

    A alternativa IV está errada. A definição de adição suplementar de água permanece a mesma e consta no item 5.6.2 da ABNT NBR 7212 (2021). Novamente, a água suplementar é aquela adicionada acima da quantidade prevista no estudo de dosagem.

     

    Por fim, tem-se que:

     

    - Pela ABNT NBR 7212 (2012), as afirmativas I, II e III estão corretas.

    - Pela ABNT NBR 7212 (2021), apenas a afirmativa III está totalmente correta.

     

    Considerando a norma mais atualizada, tem-se que a alternativa D está correta. O gabarito da banca diverge pois ele considera a norma antiga, isto é, a ABNT NBR 7212 (2012).

     

    Gabarito do Professor: Nenhuma das alternativas.


    Gabarito da Banca: Letra B.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7212: Execução de concreto dosado em central — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7212: Concreto dosado em central - Preparo, fornecimento e controle. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

  • NBR 7212:2012

    4.4.3 Entende-se por água complementar a quantidade de água adicionada ao concreto que não ultrapassa a prevista na dosagem

    4.4.4 Entende-se por água suplementar a quantidade de água adicionada ao concreto que ultrapassa a prevista na dosagem

    Gabarito B