"Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. É importante destacar que esse fenômeno ocorre em regiões de clima árido, semiárido e subúmido, onde o processo de evaporação é superior ao de precipitação. Em regiões com outros tipos climáticos, com índices de chuvas superiores a 1400mm anuais, não ocorre a desertificação, e sim a arenização dos solos."
PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é desertificação?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-desertificacao.htm. Acesso em 01 de junho de 2021.
"De acordo com o Laboratório de Análise de Imagens e Satélites (Lapis) 16% do território nacional enfrenta o processo de desertificação. São 1488 municípios brasileiros, 31,7 milhões de habitantes (17% da população) e 85% das pessoas pobres do Brasil que sofrem com esse problema."
FONTE: https://www.aguasustentavel.org.br/blog/60-desertificacao-causas-exemplos-e-solucoes
"Em 17 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação. No Brasil, o problema afeta, especialmente, as regiões Nordeste e Sul. Desmatamento, queimadas e outras práticas agrícolas inadequadas, como o excesso de agrotóxicos são as principais causas de desertificação, o que gera, entre outros problemas, redução da produtividade agropecuária e aumento da subnutrição e doenças por falta de água potável. Depois de 2015, com a aprovação do projeto que que instituiu a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação, o Congresso Nacional tem dado ênfase a projetos para minimizar os efeitos da seca, que atinge especialmente os pequenos produtores. Reportagem, Iara Farias Borges."
FONTE: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2020/06/16/nordeste-e-sul-sao-principais-desafios-no-combate-a-desertificacao-no-brasil
Lei 13.153/2015 - Institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca e seus instrumentos; prevê a criação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação.
GAB-A
DESERTIFICAÇÃO
O desmatamento, uso intenso do solo, a ocupação humana, práticas inadequadas de irrigação, fertilização química do solo e a mineração excessiva são atividades bastante conhecidas e, também, consideradas as principais causadoras da desertificação no Brasil.
Não brigue, não discuta, pessoas invejosas você derruba com um sorriso.VÁ ESTUDAR!!