-
GABARITO LETRA D
FALOU DE ÁRVORES COM GALHOS RETORCIDOS OU TORTUOSAS.
CERRADO
-
"A principal marca do bioma cerrado são seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca. Entretanto, na região do cerrado encontram-se três das maiores bacias hidrográficas do país, sendo este bioma o berço de rios caudalosos como o São Francisco. Acredita-se, pois, que as peculiaridades da flora (troncos tortuosos e com casca espessa...) se devam à falta de alguns micronutrientes específicos e não à falta de água necessariamente."
https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-cerrado
https://fapesp.br/eventos/2013/05/Biota/Vania.pdf
https://www.todamateria.com.br/cerrado/
-
GAB D
cerrado
As árvores do cerrado ficam afastadas umas das outras na maior parte das vezes e costumam ter os galhos mais secos, duros e retorcidos. A vegetação do cerrado tem uma característica marcante nas suas raízes, que são bem profundas. ... Mas as características gerais se mantêm, com arbustos e vegetação com pouca altura.
COM DEUS HOJE E SEMPRE!!!!
-
As árvores do Cerrado são tortuosas por causa do excesso de alumínio no solo, entre outros fatores.
-
Alternativa:'d'
A vegetação do cerrado é influenciada pelas características do solo e do clima, bem como pela freqüência de incêndios. O excesso de alumínio provoca uma alta acidez no solo, o que diminui a disponibilidade de nutrientes e o torna tóxico para plantas não adaptadas. A hipótese do escleromorfismo oligotrófico defende que a elevada toxicidade do solo e a baixa fertilidade das plantas levariam ao nanismo e à tortuosidade da vegetação.
Além disso, a variação do clima nas diferentes estações (sazonalidade) tem efeito sobre a quantidade de nutrientes e o nível tóxico do solo. Com baixa umidade, a toxicidade se eleva e a disponibilidade de nutrientes diminui, influenciando o crescimento das plantas.
Já outra hipótese propõe que o formato tortuoso das árvores do cerrado se deve à ocorrência de incêndios. Após a passagem do fogo, as folhas e gemas (aglomerados de células que dão origem a novos galhos) sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais, quebrando a linearidade do crescimento.
Quando a freqüência de incêndios é muito elevada, a parte aérea (galhos e folhas) do vegetal pode não se desenvolver e ele se torna uma planta anã. Pode-se dizer, então, que a combinação da sazonalidade, deficiência nutricional dos solos e ocorrência de incêndios determina as características da vegetação do cerrado.
Fonte:https://cienciahoje.org.br/artigo/por-que-as-arvores-do-cerrado-sao-retorcidas/
-
GAB-D
O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. ... As árvores do cerrado ficam afastadas umas das outras na maior parte das vezes e costumam ter os galhos mais secos, duros e retorcidos. A vegetação do cerrado tem uma característica marcante nas suas raízes, que são bem profundas.
- Acácia Mangium.
- Angico (Anadenanthera falcata)
- Angico Vermelho (Parapitadenia rigida)
- Araticum (Annona coriacea)
- Araticum Cagão (Annona cacans)
- Aroeira (Miracruodron urundeuva)
- Bálsamo (Miroxylon peruiferum)
- Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)
Não brigue, não discuta, pessoas invejosas você derruba com um sorriso.VÁ ESTUDAR!!