SóProvas


ID
5199820
Banca
FURB
Órgão
FURB - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da segurança da informação, afirma-se:

I- Ransomware é um software malicioso que infecta computadores, criptografando arquivos e exigindo o pagamento de uma taxa/resgate para descriptografar o sistema.
II- A criptografia em dois fatores impede que as credenciais do usuário sejam descriptografadas por terceiros.
III- Computadores Apple, que rodam o Sistema Operacional MacOS, são imunes a vírus.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Obs: Teve concurso em 2021?

  • I - (correto) - Software malicioso que encripta dados e solicita pagamento de resgate para a liberação.

    Dica: Tente lembrar da frase: "Eu tenho RANSO de quem pede RESGATE." (aprendi com um colega aqui do QC, até hj n esqueci mais kkkk).

    II - (errado) - A criptografia (autenticação) em duas etapas é, de fato, mais segura, porém, não te deixa imune, em termos de segurança na informática, basicamente nada te deixa 100% seguro (isso ajuda a acertar bastante coisa).

    III - (errado) - Isso ja foi mito durante um bom tempo, atualmente existem vários vírus próprios para sistemas operacionais da Apple! (apesar de serem menos vulneráveis do que a maioria).

    Gabarito: A

  • "Ransomware" irá "despencar" em provas!

    •  TJ-RS foi infectado, em 28/04//2021, com um ransomware REvil que criptografou dados do servidor e dos funcionários, interrompendo sistemas eletrônicos além de ter forçado o tribunal desligar sua rede, por precaução. Os cibercriminosos estão pedindo U$ 5 milhões (R$ 27 milhões) pelo resgate dos dados criptografados.

    O grupo REvil, responsável pelo ransomware que atingiu o tribunal, oferece o malware no formato de Ransomware as a Service (RaaS). Ou seja, o malware pode ser "alugado" para outras pessoas, interessadas em comprometer determinada empresa. Após um ataque bem-sucedido, os desenvolvedores do REvil e a pessoa que alugou seus serviços dividem o valor do resgate.

    Em depoimento ao G1, o desembargador Antonio Vinicius Silveira, do Conselho de Comunicação do TJ-RS, disse que o ataque é um dos mais sérios já vistos pelo tribunal do RS. O ataque permanece em curso, com aproximadamente 75% dos dados inacessíveis.

    • Também em novembro de 2020, hackers atacaram e criptografaram mais de 1,2 mil máquinas virtuais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), outro tribunal superior, além de destruir seus backups, com um ransomware chamado RansomEXX. 

    • O Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do Poder Judiciário, retirou seu site do ar após ter identificado um acesso “fora do padrão” na última quinta-feira, 6/05/2021, e está investigando um possível ataque hacker.
  • Gabarito Letra A

    Antigamente existia os trouxas que compravam Apple achando que não pegava vírus...

  • A.

    -> Somente os baseados em Unix são imunes a vírus...provavelmente.