SóProvas


ID
520066
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao comportamento dos profissionais da Contabilidade, analise as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Um contabilista iniciante contratou um agenciador de serviços para atuar na captação de clientes. Para cada cliente captado, o agenciador irá receber 1% dos honorários acertados.

II. Em razão de sua aposentadoria, o contabilista transferiu seus contratos de serviço para seu genro, também contabilista. Os clientes foram contatados um a um, por telefone, e se manifestaram de acordo com a mudança.

III. Um perito-contador, indicado pelo juiz para atuar em uma questão relativa a uma dissolução de sociedade, recusou-se a assumir o trabalho por não se achar capacitado.

De acordo com as três situações acima descritas, o comportamento do profissional da Contabilidade está em DESACORDO com os deveres descritos no Código de Ética Profissional do Contabilista nos itens:

Alternativas
Comentários
  • I. Um contabilista iniciante contratou um agenciador de serviços para atuar na captação de clientes. Para cada cliente captado, o agenciador irá receber 1% dos honorários acertados. Resolução CFC nº. 803/96 (No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber).

    II. Em razão de sua aposentadoria, o contabilista transferiu seus contratos de serviço para seu genro, também contabilista. Os clientes foram contatados um a um, POR TELEFONE, e se manifestaram de acordo com a mudança. Resolução CFC nº. 803/96 (O Profssional da Contabilidade poderá transferir o contrato de serviços a seu cargo a outro profssional, com a anuênciado cliente, sempre por escrito, de acordo com as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade).

    III. Um perito-contador, indicado pelo juiz para atuar em uma questão relativa a uma dissolução de sociedade, recusou-se a assumir o trabalho por não se achar capacitado. Resolução CFC nº. 803/96  (O Contador, quando perito, assistente técnico, auditor ou árbitro, deverá: recusar sua indicação quando reconheça não se achar capacitado em face da especialização requerida).

    R: (...) está em DESACORDO (...) b) I e II, apenas.
  • A primeira coisa a ser feita é grifar a palavra:DESACORDO


    I - ERRADO - ART 3 "VII – valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber;"

    II -  ERRADO - Art. 7º O Profissional da Contabilidade poderá transferir o contrato de serviços a seu cargo a outro profissional, com a anuência do cliente, sempre por escrito, de acordo com as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. 

    iii- CORRETO !!!

    Textos selecionados da resolução 1282 referente a ÉTICA CONTÁBIL.

    RESPOSTA B