SóProvas


ID
520207
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas, afirmando que a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância. Este enunciado refere-se à aplicação do Princípio:

Alternativas
Comentários
  • . Princípio da Oportunidade: Significa que, ocorrendo a possibilidade técnica estimável de determinar variações patrimoniais, estas devem sofrer registro, mesmo que a certeza seja razoável. REGISTRAR FATOS NA OPORTUNIDADE DA OCORRÊNCIA, independente das causas que motivaram os fatos, tempestividade.
  • Principío da Oportunidade:  refere-se simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram 
  • De acordo com o artigo 6o da Resolução CFC no 750/93:
    Art. 6º: O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)