SóProvas


ID
520279
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando o técnico de enfermagem realiza o controle do pulso nos membros superiores de um trabalhador, NÃO está verificando a oscilação dessa pulsação por compressão da artéria

Alternativas
Comentários
  • Cada batimento cardíaco gera uma onda de pressão que é transmitida para as artérias em todo o organismo, logo o pulso corresponde aos batimentos cardíacos. O controle do pulso pode ser feito nas artérias radial, femoral, braquial, carotídea, poplítea e pediosa. A artéria ulnar também pode ser chamda de cubital, uma nomenclatura mais antiga. Segundo Celmo Celeno Porto o pulso normal varia entre 60 a 100bpm. A avaliação dos pulsos arteriais periféricos compreende a pesquisa de um conjunto de parâmetros: frequência, ritmo, amplitude e regularidade. Quanto ao volume deve ver se está forte, mediano ou fraco e não está relacionado ao número de pulsações por minuto, ele pode estar forte e o paciente ser bradicárdico. O ritmo é outro parâmetro, o paciente pode estar com o pulso fraco e ser rítmico ou arrítmico. No entando em membros superiores podemos verificar os pulsos ulnar (cubital), radial e braquial. A artéria temporal não é utilizada para a verificação e pulso e, também, não faz parte dos membros superiores, ela está localizada na cabeça. Resposta D Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • A questão deve ser anulada, haja visto que faz menção a uma nomenclatura que não é mais usada, cubital foi subtituido por ulnar, e também é possível verificar o pulso nas demais artérias mencionadas nas outras alternativas.