Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais
da redação oficial, a partir do que determina o Manual de Redação da
Presidência da República.
a) De acordo com o Manual de Redação, as comunicações administrativas devem ser sempre formais e, por isso, é imperativa certa formalidade de tratamento, essa que diz respeito não apenas ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mas à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. Assim, identificamos que esta alternativa está correta.
b) A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Ou seja, a afirmação desta alternativa está correta.
c) Conforme explica o Manual de Redação, em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. Dessa forma, inferimos que a afirmação desta alternativa está correta.
d) O Manual de Redação afirma que os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Nesse sentido, embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa. A partir dessa explicação, verificamos que a afirmativa apresentada nesta alternativa é incorreta.
e) De acordo o Manual de Redação, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Assim, é considerado claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor, uma vez que a transparência é requisito do próprio Estado de Direito. Ou seja, é considerado inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. Desse modo, identificamos que esta alternativa é correta.
Gabarito do Professor: Letra D.
A - 1.3. Formalidade
As comunicações oficiais devem ser sempre formais. Não só ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento, mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez e à civilidade.
B - 1.1. Impessoalidade
A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.
C- 1.2. Linguagem
O texto oficial requer o uso do padrão culto da língua.
D- (GABARITO) 1.7. Pronomes de Tratamento
Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades.
E- 1.6. Clareza
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial