SóProvas


ID
5203348
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Irati - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os tributos podem ser criados somente por força de lei e dentro da matéria estabelecida na Constituição, respeitando também um prazo mínimo para o início da vigência. Os tributos podem ser de competência Federal, Estadual e Municipal. Nas opções abaixo, indique a que apresenta APENAS impostos de competência Federal:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    a) ISS-Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (imposto Municipal) ; IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados; IE-Imposto de Exportação e IPVA-Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (imposto Estadual)

    b) ICMS-Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (imposto Estadual); IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados; IE-Imposto de Exportação e ITR-Imposto sobre Propriedade Territorial e Rural.

    c) ITBI-Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (imposto Municipal); IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados; IE-Imposto de Exportação e ITR-Imposto sobre Propriedade Territorial e Rural.

    d) Gabarito.

    e) ITBI-Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (imposto Municipal); IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados; IE-Imposto de Exportação e IPVA-Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (imposto Estadual).

  • Questão sobre noções básicas de legislação tributária.

    O planejamento tributário é um importante instrumento contábil utilizado pelas empresas em geral, para otimizar a estrutura tributária da organização e consequentemente melhorar seus resultados.

    Atenção! Lembrem que tributos incidem por toda a DRE da entidade (ex.: IPI, ICMS, ISS, IRPJ, CSLL, etc.). Em alguns setores da economia, tributos podem chegar a maior parte do valor do produto (ex.: perfumes, cigarros). Nesse contexto, o planejamento tributário é fundamental para a competitividade empresarial e por isso o contador deve ter uma noção básica de legislação tributária para conseguir desempenhar seu papel.

    Voltando para a questão, precisamos marcar a alternativa que apresenta apenas impostos de competência Federal.

    Dica! Vou deixar aqui um resumo facilitado para vocês que servirá não só para provas de Contabilidade ou Direito Tributário, mas também para AFO, Contabilidade Pública e Finanças Públicas.

    Na esfera Federal temos: II, IE, IR, ITR*, IPI, IOF e IGF (ainda não instituído).

    Na esfera Estadual: ICMS, ITCMD e IPVA.

    Na esfera Municipal: IPTU, ITBI e ISS.

    * O ITR (Imposto Territorial Rural) é fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei.

    Feita toda a revisão do assunto, já podemos analisar as alternativas da questão:

    A) Errada, o ISS é de competência municipal e o IPVA de competência estadual.

    B) Errada, o ICMS é de competência estadual.

    C) Errada, o ITBI é de competência municipal.

    D) Certa, são todos impostos de competência federal, conforme art. 153 da CF88.  

    E) Errada, o ITBI é de competência municipal e o IPVA de competência estadual.


    Gabarito do Professor: Letra D.