SóProvas


ID
5203558
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Quanto ao Sujeito Passivo, nas Disposições Gerais, do Código Tributário Nacional, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

    Parágrafo único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se:

    I - contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador;

    Portanto, o gabarito é a letra C.

  • gab. C

    Fonte: CTN

    A Sujeito passivo da obrigação acessória é a pessoa obrigada às prestações que constituam o seu objeto. CORRETA

    Art. 122

    B Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. CORRETA

    Art. 121

    C O sujeito passivo da obrigação principal diz-se contribuinte, mesmo sem relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador. INCORRETA

    Art. 122, § ÚN. inc. I - contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador;

    D O sujeito passivo da obrigação principal diz-se responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei. CORRETA

    Art. 122, § ÚN. inc. II

  • Trata-se a questão de temas afetos ao sujeito passivo da obrigação tributária principal e acessória e das condições de contribuinte e responsável tributário. O CTN é o paradigma para solução da questão.

     

    A alternativa (A) está correta nos moldes do art. 122 do CTN que diz que “Sujeito passivo da obrigação acessória é a pessoa obrigada às prestações que constituam o seu objeto."

     

    A alternativa (B) está correta conforme art. 121 do CTN ao dizer que “Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária".

     

    A alternativa (C) está incorreta já que o art. 121, I do CTN aponta que “O sujeito passivo da obrigação principal diz-se contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador" e não o contrário, como diz a assertiva.

     

    A alternativa (D) está correta visto que o art. 121, II do CTN expressa que “O sujeito passivo da obrigação principal diz-se responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei."

     

    Desta forma, o gabarito do professor é a alternativa (C).