SóProvas


ID
520387
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As políticas sociais brasileiras, durante o período ditatorial, caracterizaram-se pela

Alternativas
Comentários
  • Questão 219:

    As alternativas B ou C; ambas podem ser consideradas correstas, já que, houve tanto o período ditatorial de Vargas, dos anos 30 até meados de 40; quanto o período ditatorial do regime militar, nas décadas de 60 e 70.

  • O período ditatorial propriamente dito foi a Ditadura Militar, um período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
  • Caro  Joel está corretíssimo. Os dois primeiros governos de Vargas não foram ditaduras assumidas, mas o terceiro sim.
    Neste caso o  Estado Novo que vai de 37 a 45, a primeira ditadura Brasileira.
    A Legião Brasileira de Assistência (LBA) foi um órgão assistencial público brasileiro, fundado em 28 de agosto de 1942, pela então primeira-dama Darcy Vargas, com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados à Segunda Guerra Mundial, contando com o apoio da Federação das Associações Comerciais e da Confederação Nacional da Indústria.
    Está questão devia ser anulada.

    A menos que se considere a Dona Leopoldina como a Criadora do termo primeira dama.
    1º Damismo no Brasil.
    Aspectos importantes:
    Inicio nos anos de 1800, através da figura de Dona Leopoldina, esposa de D. Pedro I(esta referencia feminina contribuiu para independência do Brasil, diante do seu discernimento e clareza politica). Período em que a mulher era confundida com as propriedades do senhor/homem.
    O primeiro-damismo nasce eminentemente como gestão politica de racionalidade decisória e de ausência do marido governante, diferentemente dos moldes de atuação das primeiras-damas dos governos posteriores.
    1940- Governo de Getúlio Vargas – reaparece afigura da primeira- dama(Darcy Vargas), e neste período inicia o processo de legalização da profissão, onde a Assistência Social era objeto de estudo e atuação do Assistente Social.


  • A ditadura militar brasileira iniciada nos anos de 1964 possibilitou no tocante as políticas sociais certa ampliação do escopo de trabalhadores beneficiados pela proteção social. Pode-se afirmar que neste período apesar da supressão dos direitos políticos, da violência legitimada contra aqueles que divergiam do regime bem como da pauperização da classe trabalhadora, a proteção social brasileira foi expandida como forma de justificar a ordem vigente e adquirir junto aos trabalhadores legitimidade. Algumas categorias como os jogadores de futebol, os trabalhadores rurais, os trabalhadores autônomos e temporários e as empregadas domésticas foram incluídos para também poderem acessar os direitos previdenciários. Essa temática é tratada na obra de Elaine Rossetti Behring e Ivanete Boschetti, Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2008.


    RESPOSTA: C
  •  c)

    ampliação de algumas políticas de proteção social como forma de legitimação dos governos da ditadura.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

    A ditadura militar brasileira iniciada nos anos de 1964 possibilitou no tocante as políticas sociais certa ampliação do escopo de trabalhadores beneficiados pela proteção social. Pode-se afirmar que neste período apesar da supressão dos direitos políticos, da violência legitimada contra aqueles que divergiam do regime bem como da pauperização da classe trabalhadora, a proteção social brasileira foi expandida como forma de justificar a ordem vigente e adquirir junto aos trabalhadores legitimidade. Algumas categorias como os jogadores de futebol, os trabalhadores rurais, os trabalhadores autônomos e temporários e as empregadas domésticas foram incluídos para também poderem acessar os direitos previdenciários. Essa temática é tratada na obra de Elaine Rossetti Behring e Ivanete Boschetti, Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2008.


    RESPOSTA: C