SóProvas


ID
520396
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O planejamento estratégico pode constituir-se em um instrumento para tornar mais democrática a gestão no âmbito das políticas sociais. Quanto a esse tipo de planejamento pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O processo de planejamento estratégico diz respeito a um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que demanda um objetivo, que persegue uma mudança situacional futura. O planejamento não trata apenas das decisões sobre o futuro, mas questiona principalmente qual é o futuro de nossas decisões.
     
     
     
    Por JACKSON DE TONI

    Economista, Técnico em Planejamento da Secretaria de Planejamento do  Rio Grande do Sul e professor universitário na ULBRA e UERGS

  • Letra A

    Considerando a visão do Serviço Social, para Baptista (2007), o planejamento social é revestido com uma dimensão política, pois este tem em seu cerne o processo contínuo de tomada de decisões, que são geralmente inscritas em relações de poder, que vai caracterizar o envolvimento de uma função política.

    Ao se tratar de planejamento, a ênfase era dada aos aspectos técnico-operativos, desconhecendo, no seu processamento, as tensões e pressões embutidas nas relações dos diferentes sujeitos políticosem presença. Hoje, tem - se a certeza de que, para que o planejado se efetive na direção desejada, é fundamental que, além do conteúdo tradicional e de leitura da realidade para o planejamento da ação, sejam aliados à apreensão das condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre: o jogo de vontades políticas dos diferentes grupos envolvidos, a correlação de forças, a articulação desses grupos, as alianças ou as incompatibilidades existentes entre os diversos segmentos (BAPTISTA, 2007, p.18).

    fonte: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/planejamento-social-pensamento-e-acao-5303370.html