-
Errei de bobeira, por isso resolví pesquisar, eis a resposta:
Criado no Japão, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema).
Principais características do Toyotismo:
- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa. - Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
-
ELEMENTOS DO TOYOTISMO
Kanban: Estoque mínimo
Just in time: Otimização do tempo para produção
Flexibilização: da produção e da contratação
Terceirização: Força de Trabalho e Empresas
Subcontratação: Temporário ou Definido
CCQ (Círculos de Controle de Qualidade):
Gerência Participativa: Presença do trabalhador além da produção, ou seja na elaboração.
Sindicalismo de empresa: Sindicato voltado para empresa, efeito negativo para luta de classe.
# O Toyotismo é uma resposta à crise do fordismo de 70. O operário torna-se polivalente e integra uma equipe. A fabricação é voltada para satisfação da equipe que esta em sua linha. Não é mais produção em massa.
Prof° Welber Gontran – Aula de Reestruturação Produtiva
-
A pela rigidez na produção, principalmente pela eliminação do desperdício de tempo e movimentos, por meio do trabalho parcelar, padronizado e descontínuo.
B por ter um trabalhador qualificado e polivalente e pela produção atender às particularidades das demandas.
C por ter sua origem no modo de organização do trabalho de uma indústria automobilística da China, cujo presidente era Kiichiro Toyoda, daí a derivação da sua denominação.
D pela produção em massa, pois o consumo condiciona toda a organização da produção.
E pela adoção de uma organização produtiva verticalizada, voltada para produzir somente os itens necessários na quantidade necessária, sem gerar estoque, por meio da técnica denominada de kanban, em que o trabalhador desempenha uma única tarefa.