SóProvas


ID
520432
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto da crise contemporânea do capital, os movimentos sociais em escala planetária

Alternativas
Comentários
  • Estão em refluxo e, na maioria, com lutas pontuais sem terem no seu horizonte a construção de um novo projeto societário.

    Fora a criminalização que os MS vem sofrendo nos dia atuais.

    Os movimentos sociais no Brasil têm sofrido também constantes ataques por parte do Estado conservador e da grande mídia. Este processo de negação dos direitos se dá em várias dimensões e âmbitos, sejam eles através da distorção de fatos e ações realizadas pelas organizações populares ou por meio da criminalização de lideranças sociais, submetendo-as a processos judiciais e diversas formas de violências (físicas, psicológicas etc).

    Os alvos desses ataques costumam ser as ONGs e movimentos sociais, geralmente voltados os trabalhadores, sem-terra do MST, às organizações de mulheres que lutam pela descriminalização do aborto, aos movimentos negros, os indígenas e quilombolas - movimentos que lutam pela ampliação, efetivação e reconhecimento dos direitos humanos.

    http://www.cfemea.org.br/index.php/colecao-femea-e-publicacoes/colecao-femea/144-numero-160-abrilmaiojunho-de-2009/1317-criminalizacao-dos-movimentos-sociais-obstaculo-para-efetivacao-de-direitos

  • Resposta: D

    Manifesta-se na contemporaneidade um refluxo dos movimentos sociais, relacionado com a construção de um consenso neoliberal que nega a atualidade da luta de classes

    Refluxo em sentido figurado: retrocesso

    Fonte: http://outubrorevista.com.br/desafios-dos-movimentos-sociais-em-tempos-de-globalizacao/