SóProvas


ID
5205910
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

É impossível analisar as perspectivas para os próximos anos da economia mundial sem uma avaliação sobre os inúmeros fatores que contribuíram para o pânico financeiro, desencadeado a partir do dia 15 de setembro de 2008, com o pedido de recuperação judicial do quarto maior banco americano, o Lehman Brothers. Os efeitos a partir desse evento foram devastadores e durante os oito meses seguintes o desempenho da economia mundial replicava o que tinha acontecido a partir de outubro de 1929: queda no preço das ações no mundo todo, redução do comércio internacional, queda da produção industrial e aumento do desemprego. Se não fosse a maciça intervenção dos bancos centrais e dos tesouros no resgate da economia mundial, hoje estaríamos discutindo a “Segunda Grande Depressão”.
SILBER, S. D. A economia mundial após a crise financeira de 2007 e 2008. In: Revista USP, São Paulo, n.85, p. 82-93, março/maio 2010.

A crise financeira internacional de 2007 e 2008, abordada no texto, teve como causa(s) inicial(is)

Alternativas
Comentários
  • 1- A crise econômica de 2008 teve início nos EUA.

    2-Uma das principais causas foi a desenfreada atuação do mercado financeiro, principalmente no que diz respeito ao financiamento de moradias.

    3-Por não haver regularização que firmasse regras limitantes de sua atuação, o mercado financeiro imobiliário cabou "levando" um calote, ou seja, as pessoas não pagavam as casas que financiavam.

    4- Essa crise alastrou-se por quase todo o planeta no decorrer dos anos.

    5-O fenômeno da globalização foi muito importante nisso tudo.

    6-Os EUA, por ser uma das maiores potências mundiais (juntamente com a China, atualmente), mantém negócios e participações em significativa parcela dos países do mundo. Dessa forma, uma crise em sua economia, naturalmente refletirá na economia dos demais países.

    7-Essa crise levou ao requestionamento do quão importante é, ou não, o neoliberalismo.

    8-O neoliberalismo nada mais é do que uma nova face do liberalismo econômico, movimento que restringe a participação do Estado na economia e abre portas para a livre movimentação do mercado cuja moldura é estruturada por si próprio.

    Espero, de alguma maneira, ter ajudado!

    Fonte: Meus cadernos. Base de estudo: Estratégia concurso. Professor Signori.