SóProvas


ID
5206168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Das 140.774 pessoas em situação de deslocamento forçado registradas no sistema do Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) no Brasil, 95% são da Venezuela. Destas, 46,7% são mulheres, das quais 31% são menores de idade e 3%, idosas. Segundo Rosana Baeninger, pesquisadora da Unicamp, é possível notar a presença significativa de mulheres em todas as fases da migração da Venezuela para o Brasil. A partir de 2018, com a piora da crise humanitária na Venezuela, intensifica-se a chegada de imigrantes de renda mais baixa pela fronteira amazônica. “É uma migração absolutamente familiar, e a presença feminina é muito vinculada a isso”, afirma a pesquisadora. Nessa fase, trata-se de uma migração fortemente dirigida pelo Estado e por ONGs, por meio da Operação Acolhida.

MANTOVANI, F. Diário de uma Refugiada. Jornal Folha de São Paulo, Mundo, 13 dez. 2020, p. A13. Adaptado.

A respeito da migração internacional, na fase mais recente do deslocamento venezuelano para o Brasil, as imigrantes chegam, majoritariamente, por via terrestre ao seguinte estado:

Alternativas
Comentários
  • A= Rebeca

  • Assertiva= A.

    Importante para esse contexto entender de geografia.

  • A imigração venezuelana para o Brasil resulta do cenário de crise em que vivem os venezuelanos. Essa crise perpassa questões políticas, econômicas e sociais. A porta de entrada dos venezuelanos para o Brasil é o estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela.

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-venezuelana-para-brasil.htm

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. O texto associado aborda a migração de venezuelanos para o Brasil e o enunciado questiona por qual estado ocorre esse fluxo.
    A) A fronteira com a Venezuela possui núcleos urbanos próximos e fluxo constante nos dois sentidos no estado de Roraima. Essa porosidade de fronteira é um dos motivos da utilização dessa rota já que os venezuelanos que migram para o Brasil estão a procura de melhores condições de vida.
    B) Faz fronteira com a Bolívia.

    C) Possui pequena faixa de fronteira com a Venezuela, e longas áreas com a Colômbia e Peru. 

    D) Faz fronteira com a Bolívia.

    E) Faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

     
    Gabarito do professor: A.
  • Atualmente, com a migração em massa, os fluxos venezuelanos colapsaram cidades fronteiriças que não estavam preparadas para este movimento, como Paracaima e Boa Vista, no estado de Roraima.

    Nesta situação, os migrantes venezuelanos acabam aumentando a criminalidade e a competição por empregos e leitos hospitalares nas cidades de Roraima em que se instalaram.

    No continente, Peru e Equador restringiram o controle de suas fronteiras antes de flexibilizá-las.

    Atualmente, a ONU pede aos países mais ricos que ajudem na crise humanitária da Venezuela, especialmente com os migrantes.

    Segundo a ONU, no final de 2018 já eram 88,9 mil os venezuelanos que viviam no Brasil. Desses, 65 mil solicitaram status de refugiado. Ainda segundo a mesma entidade, provavelmente 100 refugiados venezuelanos entrarão no Brasil em 2019.

    Resposta: A

  • Roraima faz fronteira com a Venezuela (alto do mapa do Brasil).

    Por isso, é a resposta.

    Boa sorte e bons estudos!

  • É de suma importância enfatizar que uma das cidades mais afetadas com essa situação foi Pacaraima.

  • GAB-A

    AQUI EM RORAIMA---- RR

  • Assinale a alternativa correta. Devido à crise política e econômica que vem ocorrendo na Venezuela, a escassez de alimentos, produtos básicos, medicamentos e empregos, milhares de venezuelanos estão imigrando para o Brasil em busca de melhor qualidade de vida. O estado brasileiro que serve como principal porta de entrada para a maioria desses imigrantes venezuelanos é:

    Roraima

    A mesma questão...estudo progressivo! OSS!