-
A= Rebeca
-
Assertiva= A.
Importante para esse contexto entender de geografia.
-
A imigração venezuelana para o Brasil resulta do cenário de crise em que vivem os venezuelanos. Essa crise perpassa questões políticas, econômicas e sociais. A porta de entrada dos venezuelanos para o Brasil é o estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela.
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-venezuelana-para-brasil.htm
-
Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. O texto associado aborda a migração de venezuelanos para o Brasil e o enunciado questiona por qual estado ocorre esse fluxo.
A) A fronteira com a Venezuela possui núcleos urbanos próximos e fluxo constante nos dois sentidos no estado de Roraima. Essa porosidade de fronteira é um dos motivos da utilização dessa rota já que os venezuelanos que migram para o Brasil estão a procura de melhores condições de vida.
B) Faz fronteira com a Bolívia.
C) Possui pequena faixa de fronteira com a Venezuela, e longas áreas com a Colômbia e Peru.
D) Faz fronteira com a Bolívia.
E) Faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
Gabarito do professor: A.
-
Atualmente, com a migração em massa, os fluxos venezuelanos colapsaram cidades fronteiriças que não estavam preparadas para este movimento, como Paracaima e Boa Vista, no estado de Roraima.
Nesta situação, os migrantes venezuelanos acabam aumentando a criminalidade e a competição por empregos e leitos hospitalares nas cidades de Roraima em que se instalaram.
No continente, Peru e Equador restringiram o controle de suas fronteiras antes de flexibilizá-las.
Atualmente, a ONU pede aos países mais ricos que ajudem na crise humanitária da Venezuela, especialmente com os migrantes.
Segundo a ONU, no final de 2018 já eram 88,9 mil os venezuelanos que viviam no Brasil. Desses, 65 mil solicitaram status de refugiado. Ainda segundo a mesma entidade, provavelmente 100 refugiados venezuelanos entrarão no Brasil em 2019.
Resposta: A
-
Roraima faz fronteira com a Venezuela (alto do mapa do Brasil).
Por isso, é a resposta.
Boa sorte e bons estudos!
-
É de suma importância enfatizar que uma das cidades mais afetadas com essa situação foi Pacaraima.
-
GAB-A
AQUI EM RORAIMA---- RR
-
Assinale a alternativa correta. Devido à crise política e econômica que vem ocorrendo na Venezuela, a escassez de alimentos, produtos básicos, medicamentos e empregos, milhares de venezuelanos estão imigrando para o Brasil em busca de melhor qualidade de vida. O estado brasileiro que serve como principal porta de entrada para a maioria desses imigrantes venezuelanos é:
Roraima
A mesma questão...estudo progressivo! OSS!