SóProvas


ID
5206171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As mudanças climáticas geram uma série de impactos em nossas vidas. Projeções apontam consequências como aumento de temperatura, redução de chuvas e, consequentemente, períodos mais secos em algumas regiões, incluindo a América do Sul. O Brasil está em chamas, e isso não é uma figura de linguagem. A destruição ambiental não respeita fronteiras nem biomas, e o País enfrenta hoje uma das piores crises ambientais de sua história, com consequências potencialmente danosas para toda a sociedade.

Disponível em:<https://www.greepeace.org/brasil-em-chamas-negando-as-aparencias-disfarcando-as-evidencias/> .
Acesso em: 31 jan. 2021. Adaptado.

A respeito da crise ambiental no Brasil, os biomas da Amazônia, do Pantanal e do Cerrado foram severamente afetados em 2020 devido ao seguinte fator principal:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    B) - incêndios expansivos provocados pela ação humana

    O Brasil está em chamas, e isso não é uma figura de linguagem.

  • Possível tema de redação para concursos !!!

    Avante PMSP

  • militância até em questões de concurso.... onde vamos parar?
  • Sou do Mato Grosso. Impossível não lembrar...

  • Cerrado: mais de 6,9 mil hectares do bioma foram queimados no DF até agosto

    Dia Nacional do Cerrado, em 11 de Setembro, é marcado pelo fogo no bioma chamado de savana brasileira. Segundo bombeiros, neste ano foram 3.912 ocorrências de incêndios florestais.

    Por Milena Castro*, G1 DF

    01/09/2020 06h12  https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/09/01/cerrado-mais-de-69-mil-hectares-do-bioma-foram-queimados-no-df-ate-agosto.ghtml

    Incêndio no Pantanal em 2020 incomoda pela sensação de impunidade, diz ambientalista

    Tamanho da devastação, com impactos na vida e biodiversidade pantaneira, é apresentado por engenheiro do Instituto Centro de Vida do MT

    https://jornal.usp.br/atualidades/incendio-no-pantanal-em-2020-incomoda-pela-sensacao-de-impunidade-diz-ambientalista/

    Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

    Estudo aponta que 30 anos após passagem do fogo pela floresta, emissões de gases do efeito estufa persistem devido à morte lenta das árvores. Período também não é suficiente para que mata se regenere.

    https://www.dw.com/pt-br/inc%C3%AAndios-na-amaz%C3%B4nia-deixam-rastro-de-destrui%C3%A7%C3%A3o-por-d%C3%A9cadas/a-55713378

  • A questão acima tem como tema a destruição que ocorreu na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado no ano de 2020, em razão do grande aumento do índice de desmatamento que aconteceu nos três biomas.
    A questão acima pede para que o candidato assinale a alternativa que melhor indica as causas de tamanha destruição ocorrida nessas formações vegetais. Para responder corretamente a questão, é preciso que o mesmo tenha consciência de quais fatores interferem no aumento do desmatamento e qual a relação desse problema ambiental com a economia brasileira.
    Primeiramente, é importante ressaltar que o Brasil, sobretudo no período pandêmico, vem aumentando suas exportações com produtos agropecuários. Produtos como soja, carne bovina, milho, cana-de-açúcar vêm batendo recordes anuais de safra, e consolidando o setor agropecuário como grande motor econômico no setor produtivo do país.
    Nesse contexto econômico apresentado, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois atualmente o país é bastante urbanizado, o que mostra que a densidade demográfica é mais acentuada em grandes cidades e regiões metropolitanas. Além disso, é importante destacar que, embora essa destruição ocorra mais em áreas rurais, é inviável pensar em um aumento populacional ali, uma vez que o campo está bastante mecanizado e apresentando um elevado índice de concentração de terras, ou seja, não há tantos empregos e nem terras, o que implica pensar que não há atração populacional para o campo.
    Letra B - Correta, pois conforme já ressaltado acima, o Brasil nos últimos anos vem se consolidando como uma grande potência agrícola no mundo batendo recordes de safra de várias commodities. Observando o cenário favorável, e os incentivos governamentais concedidos para o aumento da produção agropecuária, muitos incêndios e queimadas têm sido promovidos para expandir as áreas de cultivo e pastagem para fins de produção, o que vem causando intensa destruição nos biomas citados.
    Letra C - Incorreta, pois reduzir as áreas de pastagens plantadas, certamente reduziria a destruição desses biomas, uma vez que uma das causas do intenso desmatamento é a necessidade do aumento das áreas de pastagem para a expansão da criação de gado nessas regiões.
    Letra D - Incorreta, pois o aumento desse índice de desmatamento tem como catalisador a falta de fiscalização e monitoramento dos biomas. Portanto, é improvável pensar a municipalização da fiscalização como causa do aumento da destruição dessas áreas.
    Letra E - Incorreta, primeiro que o tráfego rodoviário e ferroviário nos últimos anos vem aumentando no país, em razão do aumento da exportação de produtos agrícolas, conforme já explicado no começo da explicação, aumentando a necessidade de uma maior eficiência em nossos meios de transporte. Segundo, que esse aumento traria maiores prejuízos em relação à poluição do ar por conta da emissão de gases causadores do efeito estufa, e não ao desmatamento desses biomas.

    Gabarito do Professor: Letra B.