Cerrado: mais de 6,9 mil hectares do bioma foram queimados no DF até agosto
Dia Nacional do Cerrado, em 11 de Setembro, é marcado pelo fogo no bioma chamado de savana brasileira. Segundo bombeiros, neste ano foram 3.912 ocorrências de incêndios florestais.
Por Milena Castro*, G1 DF
01/09/2020 06h12 https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/09/01/cerrado-mais-de-69-mil-hectares-do-bioma-foram-queimados-no-df-ate-agosto.ghtml
Incêndio no Pantanal em 2020 incomoda pela sensação de impunidade, diz ambientalista
Tamanho da devastação, com impactos na vida e biodiversidade pantaneira, é apresentado por engenheiro do Instituto Centro de Vida do MT
https://jornal.usp.br/atualidades/incendio-no-pantanal-em-2020-incomoda-pela-sensacao-de-impunidade-diz-ambientalista/
Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas
Estudo aponta que 30 anos após passagem do fogo pela floresta, emissões de gases do efeito estufa persistem devido à morte lenta das árvores. Período também não é suficiente para que mata se regenere.
https://www.dw.com/pt-br/inc%C3%AAndios-na-amaz%C3%B4nia-deixam-rastro-de-destrui%C3%A7%C3%A3o-por-d%C3%A9cadas/a-55713378
A questão acima tem como tema a destruição que ocorreu na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado no ano de 2020, em razão do grande aumento do índice de desmatamento que aconteceu nos três biomas.
A questão acima pede para que o candidato assinale a alternativa que melhor indica as causas de tamanha destruição ocorrida nessas formações vegetais. Para responder corretamente a questão, é preciso que o mesmo tenha consciência de quais fatores interferem no aumento do desmatamento e qual a relação desse problema ambiental com a economia brasileira.
Primeiramente, é importante ressaltar que o Brasil, sobretudo no período pandêmico, vem aumentando suas exportações com produtos agropecuários. Produtos como soja, carne bovina, milho, cana-de-açúcar vêm batendo recordes anuais de safra, e consolidando o setor agropecuário como grande motor econômico no setor produtivo do país.
Nesse contexto econômico apresentado, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois atualmente o país é bastante urbanizado, o que mostra que a densidade demográfica é mais acentuada em grandes cidades e regiões metropolitanas. Além disso, é importante destacar que, embora essa destruição ocorra mais em áreas rurais, é inviável pensar em um aumento populacional ali, uma vez que o campo está bastante mecanizado e apresentando um elevado índice de concentração de terras, ou seja, não há tantos empregos e nem terras, o que implica pensar que não há atração populacional para o campo.
Letra B - Correta, pois conforme já ressaltado acima, o Brasil nos últimos anos vem se consolidando como uma grande potência agrícola no mundo batendo recordes de safra de várias commodities. Observando o cenário favorável, e os incentivos governamentais concedidos para o aumento da produção agropecuária, muitos incêndios e queimadas têm sido promovidos para expandir as áreas de cultivo e pastagem para fins de produção, o que vem causando intensa destruição nos biomas citados.
Letra C - Incorreta, pois reduzir as áreas de pastagens plantadas, certamente reduziria a destruição desses biomas, uma vez que uma das causas do intenso desmatamento é a necessidade do aumento das áreas de pastagem para a expansão da criação de gado nessas regiões.
Letra D - Incorreta, pois o aumento desse índice de desmatamento tem como catalisador a falta de fiscalização e monitoramento dos biomas. Portanto, é improvável pensar a municipalização da fiscalização como causa do aumento da destruição dessas áreas.
Letra E - Incorreta, primeiro que o tráfego rodoviário e ferroviário nos últimos anos vem aumentando no país, em razão do aumento da exportação de produtos agrícolas, conforme já explicado no começo da explicação, aumentando a necessidade de uma maior eficiência em nossos meios de transporte. Segundo, que esse aumento traria maiores prejuízos em relação à poluição do ar por conta da emissão de gases causadores do efeito estufa, e não ao desmatamento desses biomas.
Gabarito do Professor: Letra B.