Sem delongas:
A)
Abrilada ocorreu em Pernambuco.
Novembrada, pasmem, foi um movimento contra o regime militar, ou seja, já no Brasil república.
B)
Sabinada ocorreu na Bahia.
C)
A revolta dos malês ocorreu na cidade de Salvador, na Bahia.
D)
Liberais lutavam por uma descentralização, para que as províncias tivessem autonomia.
O período regencial no Brasil Monárquico foi o de minoridade do herdeiro do trono – Pedro II – que tinha apenas 6 anos quando seu pai, Pedro I, abdicou do poder em 1831. Em termos de quantidade de anos não foi um período muito longo mas , bastante intenso em termos de política ,por conta das disputas entre conservadores e liberais dentro do parlamento. Além disso, o poder moderador, estabelecido pela constituição como prerrogativa exclusiva do imperador, não estava em funcionamento daí, não haveria a dissolução do parlamento . Por conseguinte , os debates foram mais intensos.
Para completar a crise da exportação agrícola , que trouxe problemas para os proprietários e piora significativa das condições de vida para as camadas populares, foi um elemento agravante e que estimulou a participação popular nas revoltas.
As alternativas apresentam afirmativas sobre tais revoltas regenciais. Uma delas está correta
A) INCORRETA – Tanto a Abrilada quanto a Novembrada ocorreram em Pernambuco. Abrilada em 1832 e a novembrada em 1831. A abrilada reivindicava a volta de Pedro I ao trono. Portanto, tinha caráter conservador e anti liberal. A Novembrada, anterior e que só teve duração de 4 dias, teve como foco o protesto contra os altos postos ocupados por portugueses na administração provincial, assim como o monopólio do comércio pelos marinheiros.
B) INCORRETA – As afirmativas acerca das razões, datação e proposta a Sabinada estão corretas. O equívoco é o local da revolta. Ela aconteceu na Bahia e não em Pernambuco.
C) INCORRETA – O movimento dos malês mobilizou por volta de 1500 africanos escravizados muçulmanos ( haussas e nagôs) de Salvador que organizaram uma conspiração. O objetivo era libertar seus companheiros islâmicos e matar brancos e mulatos considerados traidores. O movimento estava marcado para estourar no dia 25 de janeiro de 1835. Entretanto, foi traído e ,embora iniciado, não alcançou o volume pretendido. Por volta de 200 escravizados foram presos e torturados . Algo em torno de 500 foram expulsos do Brasil e mandados de volta à África.
D) INCORRETA- As revoltas tinham razões específicas de cada província. Muitas vezes foram estimuladas por elites locais que buscavam atender seus interesses, muitas vezes diferentes das propostas do governo central . Más condições de vida e aumento dos preços de gêneros de necessidade podem ser considerados motivos presentes em todas as revoltas. Tal fato estimulou a participação popular e assustou proprietários. Via de regra retirarem-se dos movimentos e apoiaram a repressão do governo central.
E) CORRETA- Este é o caráter mais radical dado à Revolução Praieira quando Borges da Fonseca assumiu a liderança do movimento, após a morte do líder Nunes Machado. Embora a ação repressiva de conservadores pernambucanos – entre eles a poderosa família Cavalcanti – com o apoio do governo central tenha sido bem sucedida, as lutas no interior da província só terminaram mesmo em 1850.
Gabarito do Professor: Letra E.