SóProvas


ID
5206324
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em novembro de 1937 instaura-se no país um regime político que afirma inaugurar uma experiência única na história do Brasil. Assim, o Estado Novo, ou o novo Estado Nacional, procura articular uma política ideológica que assinale toda a grandeza de sua inovação e que legitime seu formato político-institucional perante todos os atores relevantes do sistema. Com este objetivo, mobiliza uma série de recursos específicos que asseguram a produção e a divulgação de um certo conjunto de ideias que conforma o seu projeto político. [...].
(GOMES, Angela Maria de Castro. O redescobrimento do Brasil. p.109-150. In.: OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo – Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1982. p.109).

O texto de Ângela Maria de Castro Gomes trata da organização do Estado Novo, durante a Era Vargas. São aspectos dessa estrutura

Alternativas
Comentários
  • A DIP foi criada durante o Estado Novo de Vargas, a qual era responsável pela censura e pela propaganda política do governo Varguista.

  • A. uma doutrina ideológica oficial compacta, suficiente para afastar as diversidades que poderiam pôr em risco o projeto de Estado, oriunda de uma elite que pensava de forma homogênea, as bases de desenvolvimento do País. ERRADO. Sempre que a questão sugerir algo absoluto, homogêneo, desconfie! No Brasil é muito difícil algo ser homogêneo, igualitário.

    C. o estabelecimento de uma política de aliança, entre as oligarquias regionais e o governo central, com o propósito de anular as conquistas obtidas no campo dos direitos trabalhistas, no curso da crise da Primeira República. ERRADO. Primeiramente podemos ver que no início da questão ela se assemelha mais à política dos governadores, vigente na República velha; em contrapartida a questão também fica incorreta quando afirma que o Estado Novo teve o propósito de anular os direitos trabalhistas, visto que foi ao contrário, Vargas usou a CLT como uma espécie de manipulação, populismo.

    D. a montagem de uma engrenagem de informação e conhecimentos, produzida harmoniosamente entre imprensa e intelectuais ligados ao regime, colocada em funcionamento para uma difusão sistemática da ideologia oficial. ERRADO. Não houve tal harmônia no período militar, a exemplo do jornalista Herzog, que foi encontrado morto em uma cela, quando o mesmo foi prestar depoimento.

    E. a criação de grandes ministérios, a exemplo do Ministério da Educação e Saúde Pública e o do Trabalho Indústria e Comércio, ambos com ações que visavam a alcançar igualmente a população urbana e rural brasileira, reduzindo as distâncias entre esses setores. ERRADO. Vargas tinha o objetivo de industrializar o Brasil, e para isso usou diversas estratégias, exemplo da CLT, que só era válida em território urbano.

    Abraço a todos! Bons estudos!

  • A)Cada um tem seus próprios interesses, logo, é errado dizer que o pensamento é homogêneo

    GAB B) DIP= Realizava a censura e a propaganda para o governo de Vargas com a finalidade de impedir aspectos negativos e enaltecer os positivos. Foi ele, inclusive, que criou a imagem de "pai dos pobres"

    C)Vargas, no Estado Novo, cria a CLT, logo, não faz sentido ele querer anular direitos anteriores

    D)Não foi harmoniosamente essa relação, a imprensa foi censurada

    E)Esses dois ministérios foram criados no governo provisório (30/34). Além disso, a população rural foi deixada de lado, até mesmo na CLT.

  • Com o golpe e o fortalecimento do poder presidencial de Getúlio, as manifestações políticas foram proibidas. O governo criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que exaltava publicamente os atos governamentais. O DIP atuava em duas direções:

    ▪ a repressora, com forte censura e controle das informações,

    ▪ e a propagandística, com a difusão de uma suposta “cultura nacional” que significava a valorização de princípios defendidos por Vargas e a vinculação da imagem de seu governo como um “Estado Novo”, que estabelecia as bases para o desenvolvimento do país.

    A censura foi sentida em diferentes jornais da época. O jornal Estado de São Paulo, por exemplo, sob controle direto do DIP, publicava editoriais exaltando o espírito conciliador do ditador. Um deles dizia que Vargas era “homem sem ódio e sem vaidade, dominado pela preocupação de fazer o bem e servido por um espírito de tolerância exemplar, sistematicamente devotado ao serviço da Pátria”.

    Inúmeros folhetos de propaganda enaltecendo o caráter conciliador de Vargas e sua faceta de “protetor dos pobres” foram produzidos pelo DIP e distribuídos nos sindicatos, escolas e clubes. Cartilhas foram especialmente preparadas para os jovens. O rádio era um dos principais instrumentos de propaganda, e o governo federal apoiava financeiramente rádios que o exaltassem.

  • O Estado Novo foi estabelecido pelo golpe de Estado de Vargas em 1937. O período que se abriu foi de uma ditadura personalista sustentada por uma bem sucedida política de industrialização , pelo estabelecimento da Consolidação das Leis do Trabalho que beneficiava trabalhadores urbanos e pela construção de um projeto ideológico. A quantidade de publicações acerca do período é bastante vasta, sendo Angela de Castro Gomes uma especialista que elaborou o conceito de “ Trabalhismo" ´para analisar a época em questão. Vale a leitura de textos de sua autoria assim como de Lúcia Lippi , além das sínteses de história do Brasil de Bóris Fausto e de Lilia Schwarcz em co autoria com Heloísa Starling.

    As alternativas apresentam afirmativas sobre o período do Estado Novo. Uma delas está correta
    A) INCORRETA – A construção de uma ideologia oficial tinha por objetivo obter a adesão para os projetos do governo. No entanto, não existia um homogeneidade de pensamento entre os membros das elites acerca de como construir o desenvolvimento. 
    B) CORRETA -O DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – foi de importância vital para a articulação do ideário oficial do regime e difusão do mesmo durante o Estado Novo entre 1937 e 1945. 
    C) INCORRETA – As conquistas trabalhistas não são da Primeira República e sim da etapa política após 1930. Mais ainda após a constituição de 1934 ser promulgada. O acordo entre oligarquias e governo central objetivava a manutenção da exportação, necessária à obtenção de divisas para financiamento do programa de industrialização do governo central e, a manutenção da autoridade dos oligarcas garantia o controle dos trabalhadores rurais.
    D) INCORRETA- A “engrenagem de informação e conhecimentos" foi construída através da ação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda. No entanto, a relação entre imprensa e a intelectualidade não pode ser qualificada como permanentemente “harmoniosa". 
    E) INCORRETA- A criação de ministérios como o da Educação é uma das ações do governo no Estado Novo. Porém, o objetivo era o de beneficiar e, ao mesmo tempo, direcionar as demandas dos trabalhadores urbanos. Pouco ou nada foi feito para beneficiar os trabalhadores urbanos de forma a não ferir interesses dos grandes proprietários de terras vinculados à produção para exportação. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • GABARITO B)

  • Pedro você fez uma bela análise. Bateu com o que eu também pensei.
  • rumo à PMES!! VIBRAAA