SóProvas


ID
5207911
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O movimento Integralista surgido no Brasil na década de 1930 se caracterizou como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d

    AiBolsonaro - direita

    AnLula - esquerda

    Obs: é só um bizu, sem nenhum pretexto ou orientação política.

    Bons estudos

  • GABARITO LETRA D

    Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político brasileiro ultranacionalista, corporativista, conservador e tradicionalista católico de extrema-direita.

    O integralismo foi um partido e movimento político surgido no Brasil na década de 1930, influenciado pelos ideais e práticas fascistas que se desenvolveram na Europa após o fim da I Guerra Mundial. O movimento de extrema-direita foi fundado com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1932, quando o jornalista Plínio Salgado lançou o Manifesto de Outubro. O lema do Integralismo “Deus, pátria e família” serve como ponto de partida para se entender as propostas do movimento que ficou conhecido como o fascismo brasileiro.

  • AVANTE PM PR!!!

  • Em 1932, diversos pequenos grupos e partidos políticos de direita fundiram-se na Ação Integralista Brasileira (AIB), organização liderada por Plínio Salgado, Miguel Reale e Gustavo Barroso. Ele pode ser considerado o primeiro partido político de massas do país, chegando a possuir entre 500 e 800 mil filiados, quando a população brasileira era de 41,5 milhões de habitantes. Boa parte de seus membros pertenciam às classes médias urbanas que não se sentiam representados pelas oligarquias regionais, incluindo funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, médicos, professores, padres, militares e pequenos agricultores. Também teve apoio do clero e da alta hierarquia militar

  • GAB-D

    De inspiração fascista, defendia o nacionalismo extremado, com predomínio dos interesses do Estado sobre o indivíduo.

    A centralização do poder político e o consequente enfraquecimento das oligarquias regionais, especialmente a paulista;

    2) a modernização econômica, sobretudo após a Crise de 1929, que exigiu uma aceleração na política de substituição ...

    CONCURSEIRO ESTUDA ATÉ QUANDO ESTÁ TOMANDO BANHO!!!