SóProvas


ID
5208580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A2-I

    Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época.
    O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.
     Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954. Christian Ribeiro. Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno. Internet: (com adaptações).  

Conforme o texto 1A2-I,

Alternativas
Comentários
  • Questão maldosa.

    Sai pra lá!

    SARAVÁ!

  • Definição para essa prova de português do ibge: só DEUS na causa

  • Detratores é o plural de detrator. O mesmo que: acusadores, difamadores, maledicentes, ultrajadores, zoilos

  • O seguinte trecho ajuda a respondera questão:

    (...) de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. (...)

  • Marquei E por eliminação.

    C: "a fama da Semana de Arte Moderna de 1922 como marco da entrada do Brasil no dito ‘mundo moderno’ é proporcional ao impacto que causou."

    voltando ao texto: "a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária..."

  • é meus caros amigos do QC, esqueça aquelas questões antigas em que o examinador te dava o paragrafo e perguntava alguma coisa relacionada aquilo. Agora o buraco é mais em baixo, esta cada vez mais difícil virar servidor público.

    Força e Honra -

  • Vou compartilhar como interpretei, pode ser que ajude:

    (Eu vou riscando a prova toda e separando as informações na minha cabeça, na minha linguagem)

    [...]

    "O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro"

    O samba do Pixinguinha é resultante disso (a junção das expressões) e daquilo (das trocas de experiência). E este samba começou a ficar conhecido através dos meios disponíveis na época (rádio discos...).

    E ainda tem o modo, de maneira ampla e rápida, ou seja, era um avanço promovido por esses meios.

    Como na questão fala:

    -A difusão musical se tornava mais vasta à época devido também a tecnologias apropriadas.

    Realmente o samba ficou mais conhecido (mais vasto) devido a esses meios (que eram a tecnologia da época - evidenciado por "começavam a circular pelo mundo")

  • Cespe julgou nossa capacidade através do tempo no enclausuramento(pandemia, lockdow), de forma que no olhar deles, tivemos mais tempo para o aperfeiçoamento para concursos. Dessa forma, sua provas, TC DF, IBGE, PRF vieram em um nível muito elevado.

    P/s: domingo agora dia 23/05 tem PF e não tenho dúvidas que o céu não é o limite para eles.

    Concurseiro que lute!

  • Erro da Letra C :  No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus.

    Não houve proporcionalidade.

    "Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954. Christian Ribeiro. Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno. Internet: (com adaptações).  "

    Gabarito Letra E:   O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro.

  • fico de conciencia limpa quando olha para estatistisca

  • e) a difusão musical se tornava mais vasta à época devido também a tecnologias apropriadas. - CERTO

     

    Por fim, nosso gabarito. Realmente o texto afirma, com outras palavras, que tecnologias apropriadas contribuíram para que a difusão musical se tornasse mais vasta. Vejamos:

    O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. 

    Que tecnologias eram essas? Ondas sonoras d rádio, gravações de discos e partituras. Portanto, a letra E é a nossa resposta correta. 

     

    Sthefanny Alcântara

  • Gab.: E

    "Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira."

    Bons estudos!

  • Letra E

    Trecho O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro.

  • Gabarito: Alternativa E

    ''O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo.''

    Foco e bons estudos.

  • Essa é uma questão exigia do candidato boa capacidade de leitura e interpretação textual. Logo, deve-se analisar as opções e distinguir qual delas se adequa ao que é dito no texto.

    Começando pela letra A, percebemos que ela está incorreta, haja vista o fato de que Arnaldo Guinle não foi um crítico detrator do grupo musical de Pixinguinha, mas sim, conforme consta no último período do primeiro parágrafo, o patrocinador de uma excursão desse grupo pela França. Havia críticas racistas, mas eram feitas por cadernos culturais da época. A letra B não corresponde ao que é dito no texto, já que, no segundo período do segundo parágrafo do texto, é afirmado que havia uma vida cultural em torno da região portuário do Rio de Janeiro, que era justamente a via de acesso para que as populações pobres e marginalizadas tivessem contato com o que de mais moderno ocorria no exterior.

    Partindo para  a letra C, nela se diz que a fama da Semana da Arte Moderna de 1922 como símbolo da entrada do Brasil no mundo moderno é proporcional ao impacto que ela causou. No entanto, a tese do texto apresentada logo no segundo período é de que tal fama é desproporcional, haja vista que essa entrada ocorre com a construção do samba moderno por Pixinguinha, sobretudo pelo impacto que isso causaria na França, em uma excursão feita com o seu grupo musical “Os Oito Batutas" no ano de 1921. A letra D é desmentida no primeiro período do segundo parágrafo, o qual afirma que o samba de Pixinguinha resulta da união de diversas expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e também das trocas de experiências culturais entre diversas coisas que começavam a circular mundo afora. No entanto, o trecho que melhor contraria o que diz a letra D é o comentário presente no último período desse mesmo parágrafo, o qual afirma com veemência que há, na música de Pixinguinha, influência da música europeia, como a polca e a música de Bach.

    Resta, portanto, a letra E, que está correta pelo fato de indicar acertadamente que a difusão musical se intensificava também por conta de tecnologias apropriadas, o que está dito no texto no início do segundo parágrafo, em que se indica que, naquele tempo, as trocas culturais eram possibilitadas pelas ondas sonoras de rádio, pelas gravações de discos e pelas partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Logo, a alternativa correta é a letra E.

     Gabarito do professor: Letra E.

  • Essa prova de português está dificílima!!!!

    Uma piada viu! Questões com esse nível de cobrança para cargo temporário.

  • Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922.

    questionar não significa "afirmar", creio que esse seja o erro da C.

    Continue.

  • ...começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro.

  • O mais difícil foi ler o texto todo....

  • Essa é uma questão exigia do candidato boa capacidade de leitura e interpretação textual. Logo, deve-se analisar as opções e distinguir qual delas se adequa ao que é dito no texto.

    Começando pela letra A, percebemos que ela está incorreta, haja vista o fato de que Arnaldo Guinle não foi um crítico detrator do grupo musical de Pixinguinha, mas sim, conforme consta no último período do primeiro parágrafo, o patrocinador de uma excursão desse grupo pela França. Havia críticas racistas, mas eram feitas por cadernos culturais da época.

    A letra B não corresponde ao que é dito no texto, já que, no segundo período do segundo parágrafo do texto, é afirmado que havia uma vida cultural em torno da região portuário do Rio de Janeiro, que era justamente a via de acesso para que as populações pobres e marginalizadas tivessem contato com o que de mais moderno ocorria no exterior.

    Partindo para a letra C, nela se diz que a fama da Semana da Arte Moderna de 1922 como símbolo da entrada do Brasil no mundo moderno é proporcional ao impacto que ela causou. No entanto, a tese do texto apresentada logo no segundo período é de que tal fama é desproporcional, haja vista que essa entrada ocorre com a construção do samba moderno por Pixinguinha, sobretudo pelo impacto que isso causaria na França, em uma excursão feita com o seu grupo musical “Os Oito Batutas" no ano de 1921.

    A letra D é desmentida no primeiro período do segundo parágrafo, o qual afirma que o samba de Pixinguinha resulta da união de diversas expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e também das trocas de experiências culturais entre diversas coisas que começavam a circular mundo afora. No entanto, o trecho que melhor contraria o que diz a letra D é o comentário presente no último período desse mesmo parágrafo, o qual afirma com veemência que há, na música de Pixinguinha, influência da música europeia, como a polca e a música de Bach.

    Resta, portanto, a letra E, que está correta pelo fato de indicar acertadamente que a difusão musical se intensificava também por conta de tecnologias apropriadas, o que está dito no texto no início do segundo parágrafo, em que se indica que, naquele tempo, as trocas culturais eram possibilitadas pelas ondas sonoras de rádio, pelas gravações de discos e pelas partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Logo, a alternativa correta é a letra E.

     Gabarito do professor: Letra E.

  • GABARITO E

    A) Arnaldo Guinle foi um dos críticos detratores do grupo musical de Pixinguinha.

    FALSA – Arnaldo Guinle foi patrocinador, não detrator.

    B) a população pobre e marginalizada do Rio de Janeiro não tinha nenhuma forma de acesso às novidades do mundo externo no início do século XX.

    FALSA – Segundo o texto, a vida portuária carioca permitia o acesso dos mais pobres ao que de mais moderno ocorria no mundo.

    C) a fama da Semana de Arte Moderna de 1922 como marco da entrada do Brasil no dito “mundo moderno” é proporcional ao impacto que causou.

    FALSA – Segundo o texto, mais impacto teve a obra musical de Pixinguinha.

    D) as características que compõem o samba de Pixinguinha excluem influências europeias.

    FALSA – O texto afirma que havia influência europeia na obra de Pixinguinha, como a polca ou a música de Bach.

    e) a difusão musical se tornava mais vasta à época devido também a tecnologias apropriadas.

    VERDADEIRA – Segundo o texto, as ondas do rádio, as gravações em disco e as partituras permitiam que as obras musicais circulassem de forma mais rápida e ampla pelo mundo.

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-portugues-ibge-cargo-supervisor/

  • Gabarito E

    Explicação em vídeo de forma objetiva

    https://youtu.be/AQss9J9wYyw?t=5814

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo

  • Letra A – FALSA – Arnaldo Guinle foi patrocinador, não detrator.

    Letra B – FALSA – Segundo o texto, a vida portuária carioca permitia o acesso dos mais pobres ao que de mais moderno ocorria no mundo.

    Letra C – FALSA – Segundo o texto, mais impacto teve a obra musical de Pixinguinha.

    Letra D – FALSA – O texto afirma que havia influência europeia na obra de Pixinguinha, como a polca ou a música de Bach.

    Letra E – VERDADEIRA – Segundo o texto, as ondas do rádio, as gravações em disco e as partituras permitiam que as obras musicais circulassem de forma mais rápida e ampla pelo mundo.