SóProvas


ID
5208592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A2-I

    Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época.
    O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.
     Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954. Christian Ribeiro. Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno. Internet: (com adaptações).  

Conforme o texto 1A2-I, a música de Pixinguinha

Alternativas
Comentários
  • Achei a questão ambígua.

    Apesar de ser uma combinação de vários ritmos músicas, a música de Pixinguinha não deixa de ser um estilo de música regional, pois o estilo musical dele foi criado onde ele se encontrava.

    "Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixeos quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha."

    A influência europeia deu origem ao choro e ao maxixe, estilos de músicas diferentes do estilo de Pixinguinha.

  • O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro.

     Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.

  • Concordo com o colega Henrique

    "Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixeos quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha."

    Onde houver trevas que eu leve a LUZ!

  • O trecho que poderá ajudar a interpretar a questão é o seguinte: (...) Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha. (...)

  • Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.

  • Questão feita para perder um tempo precioso.

    "Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach,"

    Todas as outras alternativas extrapolaram as consequências e o que pixinguinha representava.

    Galera, uma dica que pode ser muito útil em questões de depreende-se e infere-se é se perguntar (no momento que for resolver a questão) "o que o examinador quer que descubra desse texto?". Parece ser bobo, mas já me ajudou muita a responder pegadinhas.

  • Não entendi mas é nada....

  • LETRA A - "sofreu influência da música europeia" (9ª linha do texto)

  • Quem estiver olhando o gabarito antes de confirma sua resposta, está entrando em choque!! GAB: A

  • Gab.: A

    Errei em extrapolar a resposta sobre o que a questão pedia. Se é "Conforme o texto", então a resposta está no texto.

    A) sofreu influência da música europeia. (fim do 2º parágrafo - "Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.")

    B) foi regravada por Louis Armstrong. (ERRADO, Armstrong só admirava o Pixinguinha)

    C) foi considerada racista pela crítica. (ERRADO, foi o contrário, a crítica que foi racista ao ver a construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha na Semana da Arte Moderna)

    D) deu origem ao choro e ao maxixe. (ERRADO, o retrabalho e a contextualização foram feitos pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe)

    E) é um tipo de música regional. (ERRADO, aqui acredito que seja uma extrapolação, pois não há nada mencionado explicitamente sobre isso no texto)

    ----

    Bons estudos!

  • -A questão trabalha muito bem o intelecto do camarada. O gabarito sem dúvida é a letra "A".

    Analisemos...

    (A) Certo, ela de fato sofreu tal influência

    (B) Errado, pois Louis demonstrou admiração, e tal admiração se manifestou por declaração do próprio.

    (C) Errado, pois os apontamentos de opiniões da parcela da sociedade daquela época é foram preconceituosas, racistas em relação à música.

    (D) Errado, pois o que deu origem ao choro e ao maxixe foi o retrabalho de polca e Bach, músicas europeias. Sua versão si, deu origem, porém a música não era de Pixinguinha. A banca tentou aqui confundir o candidato.

    (E) Errado. Extrapolou.

  • Final da linha 9.

    Há ainda a influência da música europeia

  • A influência europeia deu origem ao choro e ao maxixe OK

    O choro e o maxixe foram presenças seminais na música de Pixinguinha OK

    • Logo, a música de Pixinguinha sofreu influência da música europeia (por meio do choro e do maxixe, estilos baseados na música europeia)
  •  "apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época" --> erro da letra C, encontra-se nesse parte.

    Gabarito da letra A : "Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha."

    Atenção ao enunciado " De acordo com o texto" , ou seja, ele quer o que está no texto .

    Espero ter colaborado.

  • Fiquei em dúvida entre a A e a D. Advinha qual marquei... Isso mesmo! A errada...

    Força e coragem para continuar!

    Além de concursanda sou formada em Letras pela UERJ e corrijo redações em até 24 horas. Valor:10 reais. Meu zap é: 21987857129.

  • Gab.: A

    Errei em extrapolar a resposta sobre o que a questão pedia. Se é "Conforme o texto", então a resposta está no texto.

    A) sofreu influência da música europeia. (fim do 2º parágrafo - "Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.")

    B) foi regravada por Louis Armstrong. (ERRADO, Armstrong só admirava o Pixinguinha)

    C) foi considerada racista pela crítica. (ERRADO, foi o contrário, a crítica que foi racista ao ver a construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha na Semana da Arte Moderna)

    D) deu origem ao choro e ao maxixe. (ERRADO, o retrabalho e a contextualização foram feitos pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe)

    E) é um tipo de música regional. (ERRADO, aqui acredito que seja uma extrapolação, pois não há nada mencionado explicitamente sobre isso no texto)

    ----

    CRÉDITOS À COLEGA "Ribeiro" Uma análise que merece o destaque.

    Bons estudos!

  • Pegadinha na ledra D

    Quase caí, mas li novamente e entendi o seguinte:

    • Polca e bach tiveram influência europeia "como" (DA MESMA FORMA) que pixinguinha;
    • Polca e bach foram retrabalhados e deram origem ao choro e ao maxixe;
    • Pixinguinha não deu origem ao choro e ao maxixe.

    gab letra A

  • Investi 7 minutos nessa questão,mas... acertei

    GABARITO LETRA: A

    Avante PCDF

  • questão muito boa, parágrafo que corrobora o gabarito:

    O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.

  • Questão requer compreensão textual em que as informações estão todas explícitas no texto.

    Alternativa (A) correta - Segundo o texto, a música de Pixinguinha sofreu influência europeia como afirma o trecho “Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha" (2º parágrafo).  

    Alternativa (B) incorreta - As músicas de Pixinguinha serviram como referenciais para o mundo do jazz norte-americano. Louis Armstrong as admirava confessadamente, mas, segundo o texto, não chegou a regravá-las.

    Alternativa (C) incorreta - A música de Pixinguinha não foi considerada racista, mas recebeu críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época.

    Alternativa (D) incorreta - A polca e a música de Bach que deram origem ao choro e ao maxixe, pois elas foram retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços.

    Alternativa (E) incorreta - Ao contrário, sua música era uma troca de experiências culturais, não sendo considerada regional.

    Gabarito da Professora: Letra A.

  • ÚLTIMO PERÍODO DO SEGUNDO PARÁGRAFO

     

    Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • As críticas que foram racistas.

    A elite que era racista.

    ...apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época...

    ...subvertem a ordem racista da elite brasileira da época...

  • Letra A – VERDADEIRA – De fato, houve influência da polca ou da música de Bach.

    Letra B – FALSA – Segundo o texto, Louis Armstrong nutria admiração por Pixinguinha. Não se afirma que ele regravou uma de suas obras.

    Letra C – FALSA – Uma parte da crítica tratou de forma racista a obra.

    Letra D – FALSA – O choro e o maxixe influenciaram a obra de Pixinguinha.

    Letra E – FALSA – Não se trata de uma obra regional, e sim de uma combinação de variados ritmos.

  • questão ambígua, fiquei entre a D e a A