Aprendendo o jogo do CESPE!!!
DECISÕES PROGRAMADAS (X) NÃO PROGRAMADAS:
# O processo decisório compreende a decisão propriamente dita.
# Decisão é uma escolha entre possibilidades para solucionar problemas.
# Assim, os principais tipos de decisões tomadas pelos gestores, em qualquer organização, seja ela pública ou privada, são as:
- Decisões Programadas; e
- Decisões NÃO Programadas.
(CESPE/FUB/2013) As decisões nas organizações podem ser programadas e NÃO programadas, e um dos objetivos do processo decisório é procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.(CERTO)
1) PROGRAMADAS:
I) As decisões programadas resolvem problemas que já foram enfrentados anteriormente e que se comportam sempre da mesma maneira.
(CESPE/STM/2018) As decisões que envolvem condições estáticas e dados repetitivos são conhecidas como programadas.(CERTO)
II) Assim, essas decisões são baseadas em situações previamente estabelecidas em normas, procedimentos, regulamentos e outras políticas.
(CESPE/EMBASA/2010) A política da empresa serve de guia para a tomada de decisões programadas.(CERTO)
III) Deste modo, as decisões programadas economizam tempo e energia, evitando desgaste, já que são baseadas em dados adequados, envolvendo problemas estruturados e rotineiros.
(CESPE/ANTT/2013) Um dos principais objetivos do processo decisório é incrementar constantemente a base de decisões programadas das organizações para economizar tempo e energia intelectual e evitar o desgaste de resolver problemas que já contam com solução definida. (CERTO)
2) NÃO PROGRAMADAS:
I) As decisões NÃO programadas são definidas individualmente, baseiam-se em situações novas, não padronizadas, não rotineiras, cuja resolução não é viável com a mera utilização do acervo de soluções disponíveis na organização.
(CESPE/CNJ/2013) As decisões do tipo NÃO programadas ou descritivas são aquelas preparadas uma a uma para tratar de problemas que não foram resolvidos mediante a aplicação de soluções padronizadas.(CERTO)
II) Assim, as decisões não programadas envolvem incerteza, respostas não padronizadas e maior complexidade.
(CESPE/STJ/2018) Decisões não programadas costumam caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão por que demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor.(CERTO)
III) Deste modo, envolvem a análise de dados disponíveis para os novos problemas, e com isso exige criatividade e capacidade de inovação, já que serão decisões relacionadas a situações raras e únicas.
(CESPE/IPHAN/2018) A capacidade gerencial e o uso de decisões programadas são adequados para a resolução de problemas únicos e que não se sujeitem a regras e procedimentos.(ERRADO)
(CESPE/IBGE/2021) Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com dados únicos.(CERTO)
Gabarito: Alternativa B.
“Faça dos seus sonhos a inspiração que precisa para os realizar.”
✅Letra B.
Elas possuem dados únicos, porque são usadas em situações novas e que a organização não está habituada a ter.
Tipos de decisão quanto à FAMILIARIDADE:
Decisões programadas (familiares) = Aplico uma solução PADRÃO, resolvem problemas que já foram enfrentados anteriormente pela organização, lida com a rotina, não exige diagnóstico, é rápida e de baixo custo.
Decisões NÃO programadas (não familiares) = Resolvem problemas novos, caracteriza-se pelo risco e incertezas, exige diagnóstico, análise e geração de um curso de ação, mais lenta e consume muitos recursos, tem que atender a todas as etapas do processo.
Fonte: Aulas do Prof; Rafael Barbosa. BONS ESTUDOS!! RESISTA!✍