SóProvas


ID
5209144
Banca
PGE-MS
Órgão
PGE-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos contratos administrativos, aponte a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • § 2  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3 deste artigo.            

    § 3  Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato.         

  • Prestar muito atenção nas palavras : regra geral .

    Sabemos que tem a regra geral e as exceções .

    Visto o exemplo do comentário do João Vitor :

    § 2 : regra gral

    § 3 : exceção.

  • Olha a sacanagem da Banca.

    Resposta letra D.

    Para assegurar o cumprimento do contrato, e desde que haja previsão anteriormente, no instrumento convocatório, pode a Administração exigir da parte contratada determinada garantia, que, regra geral, não poderá exceder a 10% do valor contratual. (

    A regra geral é 5%. 10% é somente para obras e serviços de grande vulto.

    Para assegurar o cumprimento do contrato, e desde que haja previsão anteriormente, no instrumento convocatório, pode a Administração exigir da parte contratada determinada garantia, que, regra geral, não poderá exceder a 5% do valor contratual. ()

  • GABARITO- D

    Regra: Até 5 %

    Exceção: Grande Vulto - 10%

  • gab. D

    L. 8.666

    Regra: 5%

    Exceção: 10% (grande vulto)

    N. Lei 14.133

    Art. 98. Nas contratações de obras, serviços e fornecimentos, a garantia poderá ser de até 5% do valor inicial do contrato, autorizada a majoração desse percentual para até 10%, desde que justificada mediante análise da complexidade técnica e dos riscos envolvidos.

    ...

    Art. 99. Nas contratações de obras e serviços de engenharia de grande vulto, poderá ser exigida a prestação de garantia, na modalidade seguro-garantia, com cláusula de retomada prevista no art.102 desta lei, em percentual equivalente a até 30% (trinta por cento) do valor inicial do contrato.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

    CONSTÂNCIA

  • A questão aborda diferentes temas referentes aos contratos administrativos. Importante ressaltar que, em 1º de abril de 2021, publicada e entrou em vigor Nova Lei de Licitações e Contratos Públicos (Lei nº 14.133/2021).

    A Nova Lei, no entanto, não revogou imediatamente a Lei nº 8.666/1993, determinando que quase todos os dispositivos da Lei de 1993 permanecerão em vigor por dois anos a contar do início da vigência da nova lei. Durante esse período de dois anos, as duas leis estarão vigentes e questões de concurso poderão abordar tanto disposições da Lei nº 8.666/1993 quanto disposições da Lei nº 14.133/2021.

    A presente questão, datada de 2016, trata da Lei nº 8.666/1993, logo, deve ser respondida com base na Lei nº 8.666/1993.

    Vejamos as alternativas da questão.

    A) Os contratos administrativos devem ser celebrados por prazo determinado.

    Correta. O artigo 57, §3º, da Lei nº 8.666/1993 determina que é vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado, logo, os contratos administrativos devem ter prazo indeterminado.

    B) A duração dos contratos administrativos, regra geral, é adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários.

    Correta. O artigo 57, caput, da Lei nº 8.666/1993 determina que A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto nas hipóteses expressamente previstas na Lei nº 8.666/1993.

    C) Obras e serviços só podem ser contratados se houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações.

    Correta. De acordo com o artigo 7º, §2º, III, da Lei nº 8.666/1993, obras e serviços somente poderão ser licitados quando houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    D) Para assegurar o cumprimento do contrato, e desde que haja previsão anteriormente, no instrumento convocatório, pode a Administração exigir da parte contratada determinada garantia, que, regra geral, não poderá exceder a 10% do valor contratual.

    Incorreta.  De acordo com o artigo 56, §§2º e 3º, da Lei nº 8.666/1993, a Administração Pública poderá a seu critério exigir garantia em contratos de bens, serviços e compras. A garantia, porém, não deverá, em regra, ultrapassar o valor de cinco por cento do valor do contrato, podendo apenas excepcionalmente, ser elevado para até dez por cento do valor do contrato apenas em contratos de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente.

    E) Deve o contrato conter necessariamente algumas cláusulas, que estão relacionadas na Lei n° 8.666/1993, encontrando-se na relação, dentre outras, a que defina o objeto e suas características; que indique o regime de execução, bem como o preço e as condições de pagamento; que demarque os prazos; que aponte os recursos; que fixe a responsabilidade das partes, etc. 

    Correta. Nos termos do artigo 55 da Lei nº 8.666/1993 são cláusulas necessárias dos contratos administrativos: I - o objeto e seus elementos característicos; II - o regime de execução ou a forma de fornecimento; III - o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento; IV - os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, conforme o caso; V - o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica; VI - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas; VII - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas; VIII - os casos de rescisão; IX - o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa; X - as condições de importação, a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso; XI - a vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e à proposta do licitante vencedor; XII - a legislação aplicável à execução do contrato e especialmente aos casos omissos; XIII - a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

    Gabarito do professor: D.