SóProvas


ID
5209912
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Durante o percurso histórico da profissão, a família foi o objeto central de intervenção do Assistente Social. Acerca dos novos arranjos familiares e abordagem familiar, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(__)A família passou a ser objeto de intervenção do Serviço Social no período pós 88, logo após a promulgação da Constituição de 1988. Em decorrência desse contexto evidencia-se uma dificuldade em reconhecer a aplicabilidade das novas estratégias políticas direcionadas às famílias. Paralelo a isso os Assistentes Sociais enfrentam um desafio no que se refere à intervenção profissional junto às famílias: lidar com a gestão humana (afetividade, responsabilidade e comportamental) e que objetiva a promoção da elaboração e execução de serviços direcionados aos usuários e famílias de cada território e não aos objetivos das instituições.
(__)Quanto à intervenção profissional junto às famílias, alguns desafios na contemporaneidade são visíveis: enfrentar o dilema sempre implícito nas relações entre Estado e Família que é caminhar entre o direito de proteção aos membros da família e o direito a privacidade que a família tem na gestão de sua própria vida e lidar com a gestão dos recursos e dos programas de forma que venha atender de fato às necessidades familiares e não aos objetivos das instituições.
(__)Quanto às famílias extensas ou monoparentais, são as advindas de divórcio ou separação, ou ainda família em que um dos pais é viúvo ou solteiro. Considerando também este modelo de família as mulheres que decidem ser mães solteiras, viúvas, divorciadas ou ainda aquelas que decidem adotar uma criança.
(__)Compreende-se por família nuclear (a composição se refere a um homem, mulher e seus filhos) aquela constituída ao longo da história da sociedade brasileira, marcada pelo modelo patriarcal, em que o principal representante era o homem.
(__)O Assistente Social deve repensar seu saber em relação à constituição familiar e o trabalho destinado a ela. Mas para, além disso, compreender que o objetivo principal de intervenção do Serviço Social deve ser o de identificar as dificuldades familiares, buscar sempre a possibilidade de uma mudança social, trabalhando de forma que as famílias encontrem os recursos necessários para o seu desenvolvimento social na busca por uma qualidade de vida.

Após análise, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B

    F, V, F, V, V.

    (F) A família passou a ser objeto de intervenção do Serviço Social no período pós 88, logo após a promulgação da Constituição de 1988. Em decorrência desse contexto evidencia-se uma dificuldade em reconhecer a aplicabilidade das novas estratégias políticas direcionadas às famílias. Paralelo a isso os Assistentes Sociais enfrentam um desafio no que se refere à intervenção profissional junto às famílias: lidar com a gestão humana (afetividade, responsabilidade e comportamental) e que objetiva a promoção da elaboração e execução de serviços direcionados aos usuários e famílias de cada território e não aos objetivos das instituições.

    O trabalho com famílias data desde a gênese do Serviço Social.

     (F) Quanto às famílias extensas ou monoparentais, são as advindas de divórcio ou separação, ou ainda família em que um dos pais é viúvo ou solteiro. Considerando também este modelo de família as mulheres que decidem ser mães solteiras, viúvas, divorciadas ou ainda aquelas que decidem adotar uma criança.

    Famílias extensas são diferentes das monoparentais. Na assertiva a conceituação diz respeito a família monoparental.

    P.s: Não existe mãe solteira, mas sim mãe solo.

  • GAB: B

    (F) A família passou a ser objeto de intervenção do Serviço Social no período pós 88, logo após a promulgação da Constituição de 1988. Em decorrência desse contexto evidencia-se uma dificuldade em reconhecer a aplicabilidade das novas estratégias políticas direcionadas às famílias. Paralelo a isso os Assistentes Sociais enfrentam um desafio no que se refere à intervenção profissional junto às famílias: lidar com a gestão humana (afetividade, responsabilidade e comportamental) e que objetiva a promoção da elaboração e execução de serviços direcionados aos usuários e famílias de cada território e não aos objetivos das instituições. DESDE O INÍCIO DA PROFISSÃO O SERVIÇO SOCIAL TRABALHA COM FAMÍLIAS

    (V) Quanto à intervenção profissional junto às famílias, alguns desafios na contemporaneidade são visíveis: enfrentar o dilema sempre implícito nas relações entre Estado e Família que é caminhar entre o direito de proteção aos membros da família e o direito a privacidade que a família tem na gestão de sua própria vida e lidar com a gestão dos recursos e dos programas de forma que venha atender de fato às necessidades familiares e não aos objetivos das instituições. VERDADEIRO

    (F) Quanto às famílias extensas ou monoparentais, são as advindas de divórcio ou separação, ou ainda família em que um dos pais é viúvo ou solteiro. Considerando também este modelo de família as mulheres que decidem ser mães solteiras, viúvas, divorciadas ou ainda aquelas que decidem adotar uma criança. FAMILIA EXTENSA É DIFERENTE DE MONOPARENTAL, QUESTÃO TRATA COMO SE FOSSEM SINÔNIMAS, MAS ESTÁ TRATANDO APENAS DA FAMILIA MONOPARENTAL.

    (V) Compreende-se por família nuclear (a composição se refere a um homem, mulher e seus filhos) aquela constituída ao longo da história da sociedade brasileira, marcada pelo modelo patriarcal, em que o principal representante era o homem. VERDADEIRO

    (V) O Assistente Social deve repensar seu saber em relação à constituição familiar e o trabalho destinado a ela. Mas para, além disso, compreender que o objetivo principal de intervenção do Serviço Social deve ser o de identificar as dificuldades familiares, buscar sempre a possibilidade de uma mudança social, trabalhando de forma que as famílias encontrem os recursos necessários para o seu desenvolvimento social na busca por uma qualidade de vida. VERDADEIRO

  • No Brasil, o trabalho social com famílias tem sua origem na década de 20, quando nasce a questão social e começa se delinear as práticas de intervenção na família. Segundo Neder (1994)5, a Igreja Católica desenvolveu as primeiras estratégias voltadas às famílias no Brasil, com base nas experiências práticas das Santas Casas de Misericórdia, calcado na ideia da família-padrão, higienizada e patriarcal. As práticas tinham um cunho disciplinador e moralizante, com o intuito de frear condutas antissociais e indisciplinadas.

    Famílias Extensas: são as famílias formadas por pai, mãe, filhos, avós e netos ou outros parentes, isto é, a família formada por três ou quatro gerações.

    Famílias Monoparentais : são as famílias chefiadas só pelo pai ou só pela mãe.

    Fonte: Estratégia concursos.