SóProvas


ID
5212006
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme a classificação que se baseia nas ações das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) Como consequência da ação das drogas estimulantes do SNC, há tendência de ocorrer uma diminuição da atividade motora, da reatividade à dor e da ansiedade.
( ) O ecstasy, a mescalina e a maconha são exemplos de drogas perturbadoras do SNC.
( ) Drogas perturbadoras são capazes de aumentar a atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz como consequências um estado de alerta exagerado, insônia e aceleração do funcionamento cerebral.
( ) Cocaína e crack são exemplos de drogas estimulantes do SNC.
( ) Drogas depressoras do SNC possuem como efeito principal provocar aceleração no funcionamento cerebral que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual. Podem produzir sonolência, embriaguez e até coma. São depressores o álcool, os barbitúricos (soníferos), os ansiolíticos (tranqüilizantes), os sedativos (calmantes), o ópio e a morfina, os xaropes e gotas para tosse, e os inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores).

    Estimulantes – aumentam a atividade do cérebro, fazendo com que a pessoa fique "ligada", "elétrica". As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.

    Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.

    Fonte: Agência Senado