SóProvas



Questões de Psicofarmacologia


ID
231271
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de descoordenação motora, movimentos oculares rítmicos como se estivesse lendo (nistagmo) e paralisia de certos músculos oculares, confusão mental e depois de recobrar a consciência, perda de memória recente, inventando histórias para preencher as lacunas do que não se lembrava. Ao oferecer-lhe tiamina, o quadro obteve melhora rápida, mas o déficit de memória acabou tornando-se permanente, incapacitando-o de manter funções anteriores. Podemos dizer que este paciente apresenta:

Alternativas
Comentários
  • O estado amnésico característico da psicose de Korsakoff é marcado por uma lacuna permanente na memória do paciente. O principal aspecto da desordem amnésica é o defeito do aprendizado (amnésia anterógrada) e perda da memória passada (amnésia retrógrada). A memória imediata está intacta, mas a memória de curto prazo está comprometida. O defeito de aprendizado é o aspecto que leva à incapacitação do paciente na sociedade, o qual fica apto para executar somente tarefas simples e habituais. A alteração deve-se à codificação defeituosa no momento do aprendizado original ao invés de um defeito exclusivo no mecanismo de recuperação. A memória a longo prazo parece ser mantida através da rede neural multifocal, mais do que as custas de pontos anatômicos específicos, uma vez que um paciente com lesões severas tidas como específicas para síndrome de Wernicke-Korsakoff provou ter memória excelente.

    retirado de :

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-hQw5wDcbZ0J:dicionariodesindromes.blogspot.com/2009/05/sindrome-de-wernicke-korsakoff.html+s%C3%ADndromeWernicke-Korsakoff&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&source=www.google.com
  • A doença de Wernicke e a psicose de Korsakoff foram identificadas no final do século passado. A primeira é caracterizada por nistagmo, marcha atáxica, paralisia do olhar conjugado e confusão mental. Esses sintomas usualmente têm início abrupto, ocorrendo mais freqüentemente em combinação. A doença de Wernicke está associada com deficiência nutricional, ocorrendo especialmente em alcoolistas. A psicose de Korsakoff é uma desordem mental na qual a memória de retenção está seriamente comprometida em um paciente até então sadio. Esta desordem está também associada ao alcoolismo e à deficiência nutricional. O complexo de sintomas abrangendo o comprometimento do aprendizado e da memória, bem como as manifestações da doença de Wernicke é apropriadamente designado de síndrome de WernickeKorsakoff. 

    Referência: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v30n6/5118.pdf 

  • Se liga nos sintomas descritos na questão a respeito da Síndrome de korsakoff:

    Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de descoordenação motora (por excesso de álcool, que é uma das causas da síndrome), movimentos oculares rítmicos como se estivesse lendo (nistagmo) e paralisia de certos músculos oculares, confusão mental e depois de recobrar a consciência, perda de memória recente (amnésia anterógrada), inventando histórias para preencher as lacunas do que não se lembrava (Confabulação). Ao oferecer-lhe tiamina (é a vitamina B1 - sua ausência é uma das causas da síndrome), o quadro obteve melhora rápida, mas o déficit de memória acabou tornando-se permanente (déficit intenso), incapacitando-o de manter funções anteriores.

    Alternativa correta: B

  • Pag. 493 do DSM -V


ID
234787
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A medicação psicoativa apresenta-se, frequentemente, como importante aliado dos procedimentos psicoterapêuticos em diferentes quadros clínicos. Sobre os fundamentos de psicofarmacologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A carbamazepina (CBZ) tem sido utilizada no transtorno bipolar desde a década de 1970; estudos controlados sugerem taxa de resposta, na mania aguda, em torno de 61%. A CBZ tem sido menos estudada no tratamento da depressão bipolar, embora alguns estudos dêem suporte a sua utilização. Quatorze estudos controlados (ou parcialmente controlados) sugerem que a CBZ possa ser eficaz na profilaxia da doença bipolar, em que pesem algumas limitações metodológicas. Embora os níveis plasmáticos eficazes diferem muito entre os indivíduos, em geral, preconizam-se os níveis entre 4 a 12 microgramas por ml. Como a CBZ induz ao aumento de seu própro metabolismo, suas doses devem ser ajustadas depois de algum tempo, para que os níveis no sangue sejam mantidos. 

    http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu3_07.htm
  • a) O lítio é recomendado principalmente para pessoas com transtorno de aprendizagem. Não, pois é utilizada para tratar o transtorno bipolar.

    b) Os neurolépticos, substâncias lipossolúveis, são absorvidas rapidamente no estômago e, por isso, entram na corrente sanguínea 1 hora após a ingestão. Não, já que, os neurolépticos são drogas lipossolúveis e, com isso, têm facilitada sua absorção e penetração no Sistema Nervoso Central. Os antipsicóticos têm sua primeira passagem pelo fígado, portanto, sofrem metabolização hepática.

    c) A maioria dos ansiolíticos atua no sistema dopaminérgico e tem uma meia-vida longa, durando de 10 a 30 horas. Não, uma vez que, o efeito ansiolítico dos Benzodiazepínicos(ansiolíticos) está relacionado com um sistema de neurotransmissores chamado gabaminérgico do Sistema Límbico. O ácidogama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor com função inibitória, capaz de atenuar as reações serotoninérgicas responsáveis pela ansiedade.

    d) A carbamazepina, um importante estabilizante do humor, deve ser receitada para clientes com transtorno bipolar. Correta

    e) Estudos apontam que um terço da população mundial sofre de insônia, e que a utilização de hipnóticos como o diazepam mostrou-se eficaz no tratamento. Não, A principal finalidade de uso dessa medicação é o tratamento dostranstornos de ansiedade sendo portanto necessários um diagnóstico e uma indicação feita pelo médico. Pode ser usado, desde que de forma limitada, para controlar a tensão nervosa devida a algum acontecimento estressante, mesmo que não exista um distúrbio de ansiedade propriamente dito.

     

    Fonte:

    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=213

    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=212

    http://www.psicosite.com.br/far/ans/diazepan.htm

    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=213


ID
234790
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo não está autorizado a prescrever medicamentos, mas o conhecimento dos conceitos fundamentais da farmacologia é importante para acompanhar clientes usuários de drogas psicoativas legais e ilegais. Sobre o uso dessas drogas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • É a dose necessária para que se mantenha uma concentração plasmática efetiva. Utilizada na terapia de dose múltipla, para que se mantenha a concentração no estado de equilíbrio estável 

ID
240337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico
diferencial.

As manifestações de tristeza, luto e irritabilidade são transtornos indicativos de depressão severa e devem ser tratados com antidepressivos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o DSM IV, o luto e a irritabilidade não são critérios diagnósticos para a depressão.  A exceção da irritabilidade diz respeito a depressão em crianças.

  • luto, manifestações de tristeza e irritabilidade não são transtornos, são sintomas.

  • Tristeza, luto e irritabilidade fazem parte do ser humano, não são transtornos nem, necessariamente, sintomas.

  • Não só a depressão em crianças mariana, a irritabilidade também está presente na distimia em adultos. 

  • Tais manifestações não são suficientes para o diagnóstico de depressão. Tampouco, todos os casos de depressão são indicados para tratamento com antidepressivos.


ID
594292
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um senhor de 45 anos, metalúrgico, sexualmente ativo, procura o serviço de Psicologia de uma empresa por estar apresentando “memória fraca”, impotência, inapetência e abulia nos últimos 3 meses. Faz acompanhamento de diabetes mellitus tipo 2 há 5 anos. Está tomando ß-bloqueador de ação prolongada e nitrato, tambémde ação prolongada. O psicólogo realizou encaminhamento a um psiquiatra, por suspeitar de:

Alternativas

ID
635107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com respeito ao sistema psiconeuroendocrinológico, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
919885
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São exemplos de alucinógenos:

Alternativas
Comentários
  • Não esquecer:

    psilocibina = cogumelos 'mágicos' 

    mescalina = cactos (peiote)

  • "os alucinógenos incluem LSD, a mescalina, a psilocibina e as substâncias relacionadas..." p. 624

    A fenciclidina, mais conhecida como pó de anjo, produz comportamentos que imitam a esquizofrenia paranoide dentre outros.

     

    Fonte: Manual de psicofarmacologia clínica.


ID
1324684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir acerca da psicofarmacologia.

São indicações privilegiadas para uma prescrição de anfetaminas, como os antidepressivos tricíclicos, seja dexedrine ou alprazolam, os pacientes com depressão decorrente de uma doença orgânica e os pacientes idosos com apatia.

Alternativas

ID
1324687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir acerca da psicofarmacologia.

Os antidepressivos, como amitriptilina ou fluoxetina, diminuem a sonolência causada pelos opiáceos, exercendo papel co-analgésico quando associado à morfina utilizada para o tratamento das dores severas devidas a um câncer, além de reduzirem as doses suplementares de morfina.

Alternativas

ID
1324690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir acerca da psicofarmacologia.

A ansiedade antecipatória compatível com a situação advinda de um câncer deve ter um diagnóstico diferencial da síndrome que associa uma ansiedade psíquica severa com transtornos do sono e somáticos como palpitação, tremores ou agitação motora, a qual deve ser tratada com ansiolíticos como benzodiazepine ou haloperidol.

Alternativas
Comentários
  • Haloperidol não é ansiolítico. É antipsicótico típico.


ID
1324693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir acerca da psicofarmacologia.

O delírio é um sintoma psiquiátrico frequente em oncologia, cujo tratamento é de urgência vital, sendo necessário tratar o sintoma antes da causa, com um neuroléptico, como a fenotiazina e o tioxanteno, com efeitos sedativos e psicomotores.

Alternativas

ID
1369363
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tem chamado atenção no Brasil o alarde em relação às drogas ilícitas, bem como as campanhas envolvendo grandes somas de dinheiro público para tratamento, no caso de algumas delas. Entretanto, ao avanço da utilização das drogas lícitas não se tem atribuído a mesma importância.
Atualmente o Brasil é o segundo maior consumidor mundial do metilfenidato, a Ritalina, droga ministrada a crianças e adolescentes com dificuldades na escolarização, sejam de comportamento, sejam de aprendizagem.
Essas informações são extraídas de publicação do Conselho Federal de Psicologia, que pretende trazer para discussão na sociedade uma reflexão sobre:

Alternativas
Comentários
  • Subsídios para a Campanha NÃO à Medicalização da Vida Medicalização da Educação - http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf

  • A publicação referida no comando da questão foi lançada pelo Conselho Federal de Psicologia no ano de 2012, sob o título "Subsídios para a Campanha Não à Medicalização da Vida e a Medicalização da Educação" na qual chama a atenção para as questões da Medicalização, processo que  transforma questões de ordem social, política, cultural em “distúrbios", “transtornos", atribuindo ao indivíduo 
    uma série de dificuldades que o inserem no campo das patologias, dos rótulos, das classificações psiquiátricas.

    A publicação pode ser acessada em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf

    GABARITO: A
  • A medicalização da vida e da educação;


ID
1755262
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tradicionalmente o lítio vem sendo empregado como tratamento do transtorno de humor bipolar. Em caso de intolerância ao lítio, particularmente nos quadros maníacos, uma alternativa são agentes anticonvulsivantes como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Fonte: Manual de psicofarmacologia Clínica. SCHATZBERG, A; DEBATTISTA, C. p. 23. 8º ed.

  • Alprazolam, Diazepam são ansiolíticos.

    Haloperidol é antipsicótico

    Metilfenidato é estimulante.

    Então só sobra o Ácido Valpróico.

  • Alprazolam, Diazepam são ansiolíticos.

    Haloperidol é antipsicótico

    Metilfenidato é estimulante.

    Então só sobra o Ácido Valpróico.


ID
1903912
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a relação entre drogas e personalidade e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) A ação de certas substâncias no sistema nervoso central pode alterar a personalidade.

( ) O uso de álcool leva ao desenvolvimento de quadros psicóticos, à degeneração do sistema nervoso central e à demência.

( ) Os medicamentos neurolépticos induzem estados de indiferença emocional, desmotivação e distanciamento afetivo.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas

ID
2014198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem alguns remédios usados na clínica médica que podem contribuir para o surgimento de quadros depressivos, devido às substâncias que os compõem.

As substâncias indicadas para tratar de ansiedade e insônia, que favorecem o surgimento de quadros depressivos são:

Alternativas
Comentários
  • Lorazepan e Clonazepan

  • Letra E.

    Trata de medicamentos benzodiazepínicos.

    Os efeitos colaterais mais comuns dos benzodiazepínicos estão relacionados à sua ação sedativa e relaxante muscular, variando de indivíduo para indivíduo. A sedação produz a depressão, sonolência, tonturas, diminuição da atenção e concentração. A falta de coordenação muscular pode resultar em quedas e lesões, especialmente entre os idosos, além da dificuldade para andar. A diminuição da libido e dificuldade em ter ereção é um efeito colateral comum. A desinibição pode surgir levando a pessoa a ter uma conduta social inconveniente. Efeitos colaterais menos comuns incluem náuseas e alterações do apetite, visão borrada, confusão, euforia, despersonalização e pesadelos. Casos de toxicidade hepática têm sido descritos, mas são raros.

    http://cefal-unifal.blogspot.com.br/2014/08/ansioliticos-classe-dos.html


ID
2055727
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Vera Lemgruber, no livro O futuro da integração: desenvolvimentos em psicoterapia breve, o que é essencial em Psicoterapia Breve, tanto como critério seletivo para a indicação terapêutica mais adequada, quanto na determinação da diretriz de um trabalho integrado de psicofarmacologia e psicoterapia?

Alternativas

ID
2360962
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo tem três razões para conhecer os remédios: prática (saber conversar sobre os remédios), clínica (ter noção sobre sintomas provocados por medicamentos) e teórica (pensar o significado psicológico do remédio, dada à alta valorização que ele recebe na cultura moderna). Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresente a definição correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Fonte: Livro Manual de psicologia hospitalar o mapa da doença. Casa do psicólogo. p. 171

    https://books.google.com.br/books?id=zNYlWAP_ig8C&pg=PA171&lpg=PA171&dq=Situa%C3%A7%C3%B5es+Especiais+s%C3%A3o+condi%C3%A7%C3%B5es+fisiol%C3%B3gicas+que+alteram+a+distribui%C3%A7%C3%A3o+e+a+metaboliza%C3%A7%C3%A3o+do+rem%C3%A9dio+no+organismo+e,+por+isso,+representam+perigos+potenciais+no+uso+da+medica%C3%A7%C3%A3o.&source=bl&ots=b5KAvSEh4_&sig=ACfU3U1I1AQiQla-8941clkQ8OBU7urnxA&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwipk76qv-zhAhUCFLkGHWJHDIcQ6AEwC3oECAkQAQ#v=onepage&q=Situa%C3%A7%C3%B5es%20Especiais%20s%C3%A3o%20condi%C3%A7%C3%B5es%20fisiol%C3%B3gicas%20que%20alteram%20a%20distribui%C3%A7%C3%A3o%20e%20a%20metaboliza%C3%A7%C3%A3o%20do%20rem%C3%A9dio%20no%20organismo%20e%2C%20por%20isso%2C%20representam%20perigos%20potenciais%20no%20uso%20da%20medica%C3%A7%C3%A3o.&f=false

  • Gabarito D.

    A - Mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

    B - A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

    C - As interacções entre fármacos são alterações que se produzem nos efeitos de um fármaco devido à ingestão simultânea de outro fármaco ou aos alimentos consumidos. Esta interação pode reduzir o efeito de um dos fármacos ou potencializá-lo, o que pode causar efeitos imprevisíveis no tratamento.

    D - Correta!

    E - Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. Esse termo deve ser distinguido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode causar outros efeitos potencialmente benéficos além do principal.


ID
2360974
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a OMS, drogas psicoativas são aquelas que afetam a nossa mente, alterando humor, comportamento, cognição, psicomotricidade e personalidade. Os psicólogos não estão autorizados a prescrever medicamentos, porém trabalham diretamente com as alterações mentais junto a uma equipe médica. Assinale a alternativa que corresponda ao fármaco e sua respectiva indicação.

Alternativas
Comentários
  • A

     

  • ALPRAZOLAM - ANSIOLÍTICO

    SERTRALINA - ANTIDEPRESSIVO

    HALOPERIDOL - ANTIPSICÓTICO

    METILFENIDATO (RITALINA) - TDAH


ID
2444401
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o tratamento dos transtornos de humor, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As benzodiazepinas são um grupo de fármacos ansiolíticos

     

  •  

    Primeira Linha: ISRS e IRSN 

     Segunda Linha: BZD (Benzodiazepínicos)

  • O que são os benzodiazepínicos?

    É muito provável que para muitas pessoas, a palavra benzodiazepínicos não represente nada. No entanto, se falarmos de Orfidal, Tranxilium, Lorazepam, Lexotam, Valium ou Trankimazin, a coisa muda. Grande parte da população já tomou algum deles por uma razão específica ou tem, certamente, um membro da família, amigos ou colegas de trabalho que utilizam diariamente.

    Mas, o que são realmente os benzodiazepínicos?

    Os benzodiazepínicos atuam como sedativos (desaceleram as funções do corpo).

    São drogas psicotrópicas que atuam sobre o sistema nervoso central. Ou seja, a sua ação não se limita apenas ao relaxamento e sedação, mas são também anticonvulsivas, amnésicas e relaxantes musculares.

    Aumentam o efeito de uma substância química cerebral chamada GABA (ácido gama- aminobutírico).

    GABA é um inibidor cerebral produzido no cerebelo, nos gânglios basais e em muitas áreas da medula espinhal. A sua função é relaxar e reduzir a atividade dos neurônios.

    Um fato curioso é que os benzodiazepínicos chegaram ao mercado farmacêutico nos anos 60 para substituir os barbitúricos. Desde então, e com o lançamento do conhecido Valium (diazepam), pela empresa farmacêutica ROCHE em 1963, os benzodiazepínicos se tornaram as “drogas” mais consumidas na nossa história.

    Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/benzodiazepinicos/

  • Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento da síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade.

    Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina ao inibir a sua recaptação pelo neurónio pré-sináptico, aumentando o nível de serotonina disponível para se ligar ao receptor pós-sináptico. O grau de selectividade para outros transportadores de monoaminas (como a dopamina ou noradrenalina) é variável, embora a afinidade seja de forma geral muito baixa.

    São a primeira classe de fármacos psicotrópicos a serem racionalmente desenhados, e são os antidepressivos mais amplamente prescritos em muitos países. Inibidores seletivos de recapturade serotonina (ISRS) fluoxetina paroxetina sertralina citalopram fluvoxamina. 

  • As benzodiazepinas potenciam o efeito do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) no recetor GABAA, o que resulta em propriedades sedativas, hipnóticas (indutoras de sono), ansiolíticas (diminuição da ansiedade), anticonvulsantes e de relaxamento muscular. Os benzodiazepinicos são usadas no tratamento de ansiedade, insónias, agitação, ataques epilépticos, espasmos musculares, privação de álcool e como pré-medicação para intervenções médicas ou dentárias.

     

    Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento da síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade.


ID
2541511
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo clínico, ao atuar na área de saúde, precisa conhecer sobre a psicofarmacologia.


Sobre as ações farmacológicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Farmacocinética: O que o organismo faz com o medicamento (absorção, distribuição, metabolismo e a excreção).

    Farmacodinâmica: O que o medicamento faz ao organismo (efeitos da medicação sobre as células no cérebro e em outros tecidos do corpo).

    Fonte: Manual de farmacologia psiquiátrica de Kaplan e Sadock.


ID
2541799
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os efeitos adversos das drogas psicoterapêuticas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2700562
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pesquisas psicofarmacológicas sobre o transtorno de personalidade Borderline tendem a focalizar três áreas distintas de padrões comportamentais, que normalmente são observados nesses pacientes. São eles: a instabilidade afetiva,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

  • Esta dá pra ir por eliminação. Comportamentos fóbicos, obsessivo-compulsivos, neuróticos e ansiógenos não são características descritoras do TPB.

    Letra C.

  • TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE OU PERSONALIDADE LIMÍTROFE

    Limítrofe porque se encontra no limite entre a neurose e a psicose. Portanto, pode ocorrer sintomas psicóticos e neuróticos.


ID
2981230
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Coser (2010), a prática de medicalização indiscriminada da infância está calcada não em categorias diagnósticas rigorosas, mas:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D) na intolerância diante da turbulência infantojuvenil e dos padecimentos típicos da infância, que são normais e esperados

  • Senti um quê de sentimento de desprezo e frustração do examinador que elaborou essa questão pelos pediatras... (risos)

  • Essa questão está baseada em um artigo científico disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/wep/v5n2/a05.pdf

    Esse tipo de questão é complicada pois exige que você conheça o pensamento do autor...


ID
2981233
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Coser (2010), “as propagandas de medicamentos criam demandas e manipulam o saber em prol da inculcação ideológica que interessa ao anunciante”, em detrimento da verdade e da:

Alternativas

ID
2981236
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Coser (2010), as metáforas farmacoquímicas instituem um discurso que instrui as sintaxes do viver e instaura novas formas de satisfação e/ou gerenciamento de economias subjetivas, pulsionais, orgânicas e libidinais. Fomenta-se uma tendência a perceber o mundo com base nos clichês divulgados e o hábito de pensar:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3441964
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São mecanismos de ação dos antidepressivos tricíclicos (ADTs):

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA).

    Esse tipo de medicamento atua aumentando a disponibilidade cerebral de serotonina, noradrenalina e, em menor escala, de dopamina, que são neurotransmissores fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, regulando o humor, o sono, a libido e o apetite.


ID
3609112
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A célula nervosa, considerada como unidade anatômica e funcional do sistema nervoso, é denominada:

Alternativas

ID
3719086
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Que nome se dá à substância psicoativa descoberta nos anos 40 e muito utilizada nos anos 50, que revolucionou a Psiquiatria, auxiliando no controle de sintomas como delírios, agitação psicomotora, alucinação?

Alternativas

ID
3731554
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Novo Horizonte - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Déficits cognitivos, alterações de atenção e de diversas funções mentais de natureza ____________ são comumente associados às terapias farmacológicas, tanto aos fármacos de uso geral quanto aos psiquiátricos (XAVIER; CHACHAMOVICH, 2016).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Iatrogenia refere-se a um estado de  ou complicações causadas por ou resultantes do . (wikipedia)

    Fonte da questão: Livro Psicodiagnóstico: Avaliação psicológica, do HUTZ.


ID
3755605
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às características clínicas da utilização de Clozapina, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 8º - O paciente em tratamento com medicamento que contém a substância Clozapina deve ter, obrigatoriamente, controle hematológico prévio ao início do uso, semanal durante as primeiras 18 semanas do tratamento e mensalmente durante os primeiros 12 meses após este período.

     § único - A periodicidade do controle hematológico deverá ser alterada caso haja intercorrências clínicas ou hematológicas, conforme “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esquizofrenia Refratária”.

    fonte: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=LegislacaoBusca&nota=172


ID
3755608
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acne, aumento do apetite, edema, diarreia, ganho de peso, gosto metálico, náusea, polidipsia, poliúria, tremores finos (que respondem bem a propranolol), são efeitos indesejáveis que podem estar presentes em pacientes em tratamento com:

Alternativas
Comentários
  • O Carbonato de Lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos afetivos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno afetivo bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na profilaxia da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora.

    Quando dado a um paciente em episódio maníaco, o Carbonato de Lítio pode normalizar os sintomas num período que varia de 1 a 3 semanas.

    No tratamento da , o lítio tem sua indicação nos casos em que os pacientes não obtiveram resposta total, após uso de inibidores seletivos de recaptação de  (ISRS) ou tricíclicos por 4 a 6 semanas, com doses efetivas. Nesses casos a associação com lítio potencializará a terapia em curso.

    Carbonato de Lítio é indicado como adjunto aos  na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda.

    letra b


ID
3905356
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicofarmacologia é a ciência que estuda os remédios de ação psíquica. Nesse contexto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3991354
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às principais fontes de informações sobre medicamentos acessíveis ao psicólogo hospitalar, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


A. Posologia.

B. Apresentação.

C. Reações adversas.

D. Indicações terapêuticas.


1. Sugere as dosagens mais adequadas para o tratamento com aquele remédio.

2. Menciona os efeitos colaterais mais comumente encontrados nos pacientes que usam o remédio.

3. Lista das principais doenças ou situações clínicas em que o remédio pode ser usado.

4. Relaciona as diferentes formas farmacêuticas (comprimido, cápsulas, xarope, pomada) em que o produto é colocado para ser vendido.

Alternativas

ID
3991408
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Célula nervosa, incluindo o corpo celular, os dendritos e o axônio (que às vezes é revestido pela bainha de mielina), denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Os neurônios apresentam três partes básicas: os dendritos, o axônio e o corpo celular. 


ID
3991411
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Rede de neurônios em torno do núcleo central do cérebro; associado a emoções como o medo e a agressão; inclui o hipotálamo, a tonsila e o hipocampo, essa rede denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Além dos já mencionados, também incorpora o sistema límbico o giro do cíngulo, o septo e o corpo mamilar.

    O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/sistema-limbico/#:~:text=O%20sistema%20l%C3%ADmbico%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecido,por%20todas%20as%20respostas%20emocionais.

  • chiavenato discorda da sua afirmacao n.2 sobre as desvantagens na descentralizacao


ID
3991414
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual estrutura a seguir que está ligada à memória?

Alternativas
Comentários
  • tálamo é uma região de grande importância funcional e atua como estação de retransmissão para os principais sistemas sensitivos (exceto a via olfatória). Está ainda implicado no controle da motricidade (extrapiramidal), no comportamento emocional e no grau de ativação do córtex.

    Formação reticular é uma parte do tronco cerebral (ou tronco encefálico) que está envolvida em ações como os ciclos de sono, o despertar e a filtragem de estímulos sensoriais, para distinguir os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes. A sua principal função é ativar o córtex cerebral

    medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções.

    Tronco: É formado pelo pescoço, tórax e abdômen. Dentro do tórax encontramos os pulmões e o coração. No abdômen encontramos o estômago, fígado, intestino, rins, e bexiga.


ID
3991417
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São hormônios que estimulam o corpo em momento de estresse:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Não fazia ideia da resposta, mas escolhi a alternativa mais taxativa e que parecia apresentar um conceito "absoluto" em comparação com as outras.
  • A questão faz referência a hormônios estimulantes. Alternativa A
  • Resposta letra A.

    Cortisol é o hormônio ligado ao estresse, o que elimina a letra B e E. Hipófise e córtex são estruturas, o que elimina a letra C e D.

  • a)epinefrina, norepinefrina e cortisol.


ID
4140919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às bases biológicas do comportamento, julgue o próximo item.


O reflexo incondicionado, determinado filogeneticamente, é um tipo de resposta autônoma.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    A grosso modo, na Análise do Comportamento, temos dois tipos de comportamentos:

    Comportamentos Operantes: aqui temos uma relação de aprendizagem que podem ser desenvolvidas como as experiências vividas; lembre " a vida ensina" rs. Ex: ouvir um barulho de sirene e de imediato abrir passagem. Mesmo você não vendo a viatura da polícia ou da ambulância, vc aprendeu que deve abrir passagem, pois aquilo é uma emergência.

    Comportamentos Respondente: estamos diante de comportamentos desenvolvidos ao longo do tempo e que são inerentes à espécie, apresentando relação com a fisiologia em si e com a história de sobrevivência do homem; são respostas reflexas/autônomas do nosso organismo. Ex: dilatar a pupila no escuro ou contraí-la com luz forte; pegar em algo quente e de imediato recuar; fica pálido em situações de medo, pois o sangue é jogado para os membros inferiores para que você possa ter mais força para fugir ou para se defender.

    Espero ter ajudado. Bons estudos.

  • No dia em que você descobrir o motivo deles colocar a resposta da questão nos comentários vai concordar plenamente..


ID
4140922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às bases biológicas do comportamento, julgue o próximo item.


Os ramos simpático e parassimpático compõem a divisão autônoma do sistema nervoso periférico.

Alternativas

ID
4140928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às bases biológicas do comportamento, julgue o próximo item.


O processamento da linguagem é exclusivamente unilateral, sendo o hemisfério cerebral direito o lócus da produção linguística.

Alternativas

ID
4140931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às bases biológicas do comportamento, julgue o próximo item.


A amígdala tem importante papel na regulação da emoção e, consequentemente, na codificação de memórias emocionais.

Alternativas
Comentários
  • Embora os mecanismos neurobiológicos envolvidos na memória para situações aversivas não estejam completamente esclarecidos, o complexo basolateral da amígdala parece exercer um papel fundamental.Tem-se atribuído uma grande variedade de funções para o complexo amigdaloide, incluindo memória, atenção, interpretação do significado emocional dos estímulos sensoriais e gênese dos aspectos emocionais dos sonhos.

    Fonte meus resumos e ARTIGO DE REVISÃO "A amígdala e a tênue fronteira entre memória e emoção"


ID
4140934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às bases biológicas do comportamento, julgue o próximo item.


Para que os neurônios disparem, é necessário que eles sejam despolarizados em relação ao meio extracelular

Alternativas

ID
4902649
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina e Noradrenalina (IRSNs) são uma classe medicamentos frequentemente usadapara o tratamento do Transtorno Depressivo Maior. Qual das alternativas abaixo apresenta dois exemplos de fármacos dessa classe?

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Duloxetina e Venlafaxina


ID
4902667
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre os seguintes exames sugeridos de screening geral para psicoses secundárias, visando a segurança do tratamento farmacológico, sugere-se solicitar rotineiramente as alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
4933597
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Caxambu do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre Arco reflexo.

1. Participam do arco reflexo o receptor, o neurônio sensitivo, os neurônios internunciais, o neurônio motor e o efetor.
2. É um mecanismo que participa da regulação dos movimentos.
3. Quando apenas o neurônio sensitivo e o motor participam da condução do influxo nervoso, o reflexo é considerado de arco monossimpático.
4. A presença de neurônios intercalares é eventual e caracteriza os reflexos multissinápticos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Só era o que faltava.

  • mono=1

    Mas na questão "mono" é a relação entre 2 neurônios O.o


ID
5017186
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange aos processos psicofarmacológicos, julgue o item a seguir.


O lítio, o ácido Valproico e alguns anticonvulsivantes são estabilizadores do humor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo!

    lítio é o estabilizador do humor de uso padrão. Ele é eficiente na estabilização dos episódios maníacos disfóricos, bem como na depressão bipolar, sendo pouco efetivo nas formas mistas e nos cicladores rápidos, ocasião em que se opta geralmente pela carbamazepina ou valproato.

    Fonte: http://www.polbr.med.br/ano02/artigo1102.php

    Dattebayo. 


ID
5017189
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange aos processos psicofarmacológicos, julgue o item a seguir.


A ação clássica dos antidepressivos consiste em bloquear um ou mais dos transportadores de serotonina, noradrenalina e (ou) dopamina.

Alternativas

ID
5017192
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange aos processos psicofarmacológicos, julgue o item a seguir.


Clorpramazina, haloperidol e diazepam são considerados agentes antipsicóticos.

Alternativas
Comentários
  • O diazepam faz parte do grupo dos benzodiazepínicos


ID
5017195
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange aos processos psicofarmacológicos, julgue o item a seguir.


O haloperidol é um antipsicótico atípico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado!

    Trata-se de um antipsicótico típico.

  • haloperidol é um antipisicotico tipico

    e o risperidona atipico


ID
5038105
Banca
Prefeitura de Bombinhas - SC
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“É um neurotransmissor inibitório que tem como principal função desacelerar a atividade cerebral, tem a capacidade de minimizar o estresse e a ansiedade.” Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A Gaba O Gaba é considerado o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos adultos. Ele é liberado por neurônios chamados Gabaérgicos e se conecta a receptores específicos dos outros neurônios. Esses neurônios receptores passam então por uma diminuição na condução neuronal, provocando a inibição do sistema nervoso. Como consequência, a pessoa pode ter sensação de:

    Relaxamento; Concentração; Sono.Por outro lado, a baixa liberação de Gaba pode resultar em distúrbios neurológicos e doenças mentais, incluindo epilepsia, ansiedade e insônia.

    B Dopamina :A dopamina é um neurotransmissor, formado com base na tirosina, que está relacionado com diversas funções do nosso organismo, incluindo a sensação de prazer e o humor. A dopamina é liberada em várias partes do cérebro e atua em diferentes funções, estando relacionada com atividades neuronais e também fisiológicas. Entre os processos realizados pelo nosso corpo em que há a participação da dopamina, podemos citar: controle motor, compensação, prazer, humor, atenção, cognição e algumas funções endócrinas.

    C Ocitocina : A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro, que tem papel importante para facilitar o parto e a amamentação, mas também pode ser encontrada em farmácias, na forma de cápsulas, líquida ou em spray, como é o caso do Syntocinon, por exemplo, devendo ser utilizada somente segundo orientação médica.

    Ela também é conhecida como hormônio do amor, devido ao seu papel para a melhora do humor, da interação social, diminuição da ansiedade e aumento da ligação entre parceiros. No homem, este hormônio é capaz de diminuir a agressividade, deixando-o mais mais amável, generoso e social, embora sua atuação seja muitas vezes bloqueada pela ação da testosterona.

    D Glutamato: O glutamato monossódico é o sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido abundante na natureza e encontrado em muitos alimentos. A indústria usa como aditivo para realçar o sabor dos alimentos e na pesquisa também é universalmente utilizado para a indução de obesidade em experimentação animal.

    O glutamato proporciona o sabor umami, o quinto do nosso paladar, além do salgado, do doce, do azedo e do amargo. “O leite materno contém uma quantidade de glutamato proporcionalmente maior que a de todos os outros ácidos presentes em sua composição, ou seja, a natureza deu às mães a capacidade de produzir um leite com alto teor de glutamato e isso protege o bebe da obesidade mais tarde”


ID
5068762
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.


Técnicas de relaxamento tendem a diminuir a produção pelo hipotálamo de neurotransmissores como endorfina e serotonina, substâncias que apresentam uma estrutura química similar à da morfina e que, por causa dessa semelhança, apresentam um efeito analgésico.

Alternativas

ID
5071792
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um senhor de 40 anos de idade é separado, trabalha como autônomo, tem três filhos de 3, 10 e 14 anos de idade, tem ensino médio completo e é evangélico. O seu negócio está passando por uma crise financeira importante e existe o risco de falência e de demissão dos funcionários. Ele tem apresentado taquicardia, sudorese, preocupação constante com a situação, falta de ar, nervosismo e irritação há mais de dois meses. Relatou a um amigo se sentir esgotado, sem energia para trabalhar e pessimista quanto ao seu futuro. Tem aumentado o consumo de álcool de uma vez por semana para diariamente, em média uma dose de whisky, pois é a única hora do dia em que se sente relaxado. Não há histórico de transtorno mental anterior. 

Com base nesse caso e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O álcool, os ansiolíticos e a anfetamina são drogas depressoras do sistema nervoso central; provocam uma diminuição das atividades cerebrais do usuário, deixando-o mais devagar e relaxado, e menos sensível aos estímulos externos.

Alternativas
Comentários
  • Anfetamina são da classe de drogas sintéticas que estimulam o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta.

  • Anfetamina é uma droga estimulante (lembrando que existem ainda as drogas perturbadoras e depressoras)


ID
5087215
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre o tratamento farmacológico da depressão. Assinale a alternativa que indica a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que o erro da A é a palavra "primeiros meses" e o correto seria até 6 meses.

    Não encontrei respostas certa.

  • .

    O tratamento da depressão visa a remissão do episódio depressivo e a recuperação total do paciente. A depressão tem uma natureza recorrente. A possibilidade de recorrências, após a recuperação de um episódio depressivo é de 50%; depois de dois episódios, a chance de recorrências aumenta para 70%-80%; indivíduos que tiveram mais de dois episódios depressivos prévios apresentam um risco de recorrências superior a 90%. O tratamento adequado reduz o risco de recorrências para cerca de 30%. É dividido em três fases: fase aguda, fase de continuação e fase de manutenção.

    As fases do tratamento da depressão 

    Fase Aguda: O objetivo é a remissão dos sintomas e melhora do funcionamento psicossocial e tem a duração de seis a oito semanas, em geral.

    Fase de Continuação:  O objetivo é a prevenção de recaídas e recuperação do funcionamento psicossocial, e a duração é, em média, de quatro a nove meses.

    Fase de Manutenção: O objetivo é a prevenção de recorrências, e a duração é indefinida.

    É importante buscar a melhora completa dos sintomas, pois a permanência de sintomas residuais subsindrômicos (aqueles sintomas que não preenchem critérios para o diagnóstico de um episódio depressivo) agrava a evolução da depressão. Os sintomas residuais mais frequentemente relatados são fadiga, insônia, diminuição da concentração, do interesse e da motivação. Comprometem a qualidade de vida e associam-se a um maior risco de recaídas (até 80%).

    Fonte : http://www.mbmacedosoares.com.br/2016/06/o-tratamento-da-depressao/#:~:text=Fase%20Aguda%3A%20O%20objetivo%20é,de%20quatro%20a%20nove%20meses

  • A resposta certa seria C


ID
5105737
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chiador - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os neurotransmissores são chamados de mensageiros químicos e estão envolvidos em nossas diferentes respostas a situações. Citamos alguns principais neurotransmissores que controlam nossas emoções, como: Adrenalina (luta e fuga), Noradrenalina (concentração e alerta), Dopamina (prazer), Acetilcolina (aprendizagem), Glutamato (memória e aprendizagem), Endorfinas (dor e euforia) e Serotonina (humor e bem estar). Nessa perspectiva, avalie as seguintes afirmativas:

1- Adrenalina é um hormônio produzido em situações de alto estresse, ou emocionantes. Estimula o aumento da frequência cardíaca, contrai os vasos sanguíneos e dilata as vias aéreas, para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e o oxigênio para os pulmões. Isso leva a um aumento da força física e melhora o estado de alerta. É crucial em nossa resposta de sobrevivência de luta ou fuga.
2- Noradrenalina é um neurotransmissor que afeta a atenção e as ações de resposta no cérebro. Mantém o corpo em alerta e atenção durante o dia e durante o sono os seus níveis diminuem. No corpo contrai os vasos sanguíneos, também se relaciona com os processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.
3- Dopamina causa sentimentos de satisfação desejados. Esses comportamentos podem ser naturais, como na alimentação e no sexo, ou antinaturais, como na dependência de drogas.
4- Gaba é o principal neurotransmissor inibitório do cérebro, seu papel é acalmar os nervos do sistema nervoso central. Altos níveis de GABA melhoram o foco mental e o relaxamento, enquanto níveis baixos podem causar ansiedade e também têm sido associados à epilepsia. Contribui para o controle motor e a visão.
Está correto o que se afirma:

Alternativas

ID
5112769
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. A escolha da metodologia e dos recursos complementares necessários para o alcance dos objetivos do processo de Avaliação Psicológica é de responsabilidade da(o) profissional, que deverá avaliar constantemente o caráter científico e ético desses procedimentos, bem como respaldar-se tecnicamente para a utilização deles. É necessário contínuo aprimoramento profissional para que a(o) Psicóloga(o) tenha conhecimento de técnicas e instrumentos atualizados e aplicáveis à população e contexto em estudo, bem como domínio sobre a aplicação e aplicabilidade deles. Deve-se ter atenção ao uso de instrumentos originais e aprovados pelo Satepsi e/ou com comprovada referência na literatura a partir de estudos científicos em revistas reconhecidamente aceitas no meio científico.
II. A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais. Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A escolha da metodologia e dos recursos COMPLEMENTARES

    II. A psicopatologia BIOLOGICA

    ----------

    I- Resolução CFP 09/2018: Consideram-se fontes de informação fundamentais: a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo. Consideram-se fontes complementares: a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais. 

    II - Psiquiatria biológica – enfatiza aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicosdas doenças e dos sintomas mentais. A base de todas asalterações são mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais


ID
5155624
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia a situação seguir:

No artigo intitulado: Neuroética: o cérebro como órgão da ética e da moral tem a seguinte informação. Assim, os portadores de lesões nessa área (...) tiveram tendência a pensar e resolver dilemas éticos de maneira mais utilitária em testes neuropsicológicos tais como ter de sacrificar um filho ou uma vida a fim de salvar outras vidas. Os sujeitos escolhiam, da maneira mais fria, a decisão que prejudicasse o menor número de pessoas, como no caso do conhecido dilema imaginário de famílias vivendo num porão, escondendo-se de soldados nazistas que os procuravam para matar. Um bebê começa a chorar e a única maneira de calá-lo para evitar que todos sejam encontrados é tapar a respiração da criança por tempo suficiente para matá-la. O que fazer? Para os portadores da lesão estudada, a decisão correta seria matar a criança. Que mãe permitiria isso? Nesse estudo, que afere o peso da emoção nos julgamentos morais, os autores concluíram que esse tipo de lesão leva os pacientes a exibir menos empatia, culpa, compaixão, vergonha e arrependimento.

Marino, R. (2010). Neuroética: o cérebro como órgão da ética e da moral. Revista Bioética. 18(1): 109-120.


Quais são as principais áreas cerebrais envolvidas nas emoções?

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Sistema límbico: Amigdala, hipotálamo, giro do cíngulo anterior.


ID
5160520
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os principais neurotransmissores associados à ansiedade, com base em estudos de animais, e às respostas a tratamentos com medicamentos são três, exceto:

Alternativas

ID
5163745
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os principais neurotransmissores associados à ansiedade, com base em estudos de animais, e às respostas a tratamentos com medicamentos são três, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Endorfina


ID
5212006
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme a classificação que se baseia nas ações das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:

( ) Como consequência da ação das drogas estimulantes do SNC, há tendência de ocorrer uma diminuição da atividade motora, da reatividade à dor e da ansiedade.
( ) O ecstasy, a mescalina e a maconha são exemplos de drogas perturbadoras do SNC.
( ) Drogas perturbadoras são capazes de aumentar a atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz como consequências um estado de alerta exagerado, insônia e aceleração do funcionamento cerebral.
( ) Cocaína e crack são exemplos de drogas estimulantes do SNC.
( ) Drogas depressoras do SNC possuem como efeito principal provocar aceleração no funcionamento cerebral que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual. Podem produzir sonolência, embriaguez e até coma. São depressores o álcool, os barbitúricos (soníferos), os ansiolíticos (tranqüilizantes), os sedativos (calmantes), o ópio e a morfina, os xaropes e gotas para tosse, e os inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores).

    Estimulantes – aumentam a atividade do cérebro, fazendo com que a pessoa fique "ligada", "elétrica". As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.

    Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.

    Fonte: Agência Senado


ID
5395735
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os manuais de classificação psiquiátrica, NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimento acerca dos manuais de classificação psiquiátrica.


    O sistema de classificação psiquiátrica atual são dois: manuais do DSM-V e CID-10. As classificações modernas desses manuais são vistas por alguns autores como condutas, sentimentos e comportamentos de sujeitos sem redes sociais, não sendo levados em conta os vínculos, as relações pessoais, afetivas e de trabalho na hora de se definir o diagnóstico.


    A questão aborda algumas  teorizações a respeito do processo de construção desses manuais.


    Atenção: A questão solicita a alternativa INCORRETA.


    1. CORRETA

    O interesse era criar uma classificação das doenças mentais  que  permitisse  a  comunicação  científica, desvinculado de qualquer posicionamento teórico e sem pretensão de se constituir como uma psicopatologia. Só que foi visto  um deslocamento deste enfoque para  uma  visão  biologizante  dos  problemas  mentais, compreendendo a etiologia das doenças a forma como responde a  certo  tipo  de  medicação. 


    1. INCORRETA

    As versões mais atuais dos manuais não consideram o diagnóstico dimensional dos sujeitos, ou seja, inseridos em suas redes sociais de vínculo, família e trabalho. O diagnóstico dos manuais compreendem classificação de fronteiras bem delimitadas e objetivas.


    1. CORRETA

    Exato. O critério diagnóstico dos manuais privilegiam aspectos categóricos, ou seja, atendimento a critérios objetivos e específicos, distanciando das dimensões social, cultural e familiar do indivíduo.


    1. CORRETA

    O  debate  psicopatológico  fica  abolido  em favor do diagnóstico devido à visão biologizante dos problemas mentais que, conforme visto na alternativa A, a etiologia das doenças está ligada à forma como responde a  certo  tipo  de  medicação. 


    1. CORRETA

    Na atualidade, privilegia-se  os sintomas sentidos pelo paciente  na tentativa  de  se  criar  uma  abordagem  empírica,  operacional  e  pragmática  dos problemas  mentais. No início da década de 70,  psiquiatras americanos pretendiam criar uma classificação das doenças mentais  que  permitisse  a  comunicação  científica. Por isso que seria necessário desvincular-se de teorias como a psicanálise, por exemplo.


    Gabarito da professora: LETRA B.


    Fonte:

    Gama, C.A.P; Campos, R.T.O; Ferrer, A.L. Saúde mental e vulnerabilidade social: a direção do tratamento. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo,17(1), 69-84, mar. 2014



ID
5452024
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Alexia ou cegueira verbal adquirida foi conceituado como a perda da habilidade para ler devido à lesão no girus angular.Essa lesão é causada em qual região específica do cérebro?
Assinale abaixo a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito: A.

    Alexia ou cegueira verbal adquirida foi conceituado por Hinshelwood como a perda da habilidade para ler devido à lesão no girus angular do hemisfério esquerdo em adulto. Outra condição denominada foi à dislexia ou cegueira verbal congênita, postulando que crianças que eram incapazes ou tinham dificuldades na aprendizagem da leitura, mas não apresentavam problemas visuais, tinham uma lesão ou um desenvolvimento insuficiente do girus angular do hemisfério esquerdo.

  • Questão interessantíssima!


ID
5452030
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relevante a teoria que os indivíduos têm um hemisfério cerebral dominante, no caso dos destros é o esquerdo e no caso dos canhotos é o direito, e quando apenas um dos hemisférios é dominante o indivíduo tem menos dificuldade para ler e menos tendência para trocar letras e palavras. Com base no texto mencionado, o que ocorre quando nenhum hemisfério é dominante em crianças?
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Função de sujeito? aonde?

  • Não tem nada de sujeito, amigo!

  • Nesse caso o "que" exerce a função de sujeito da oração, pois está retomando "os juízes".

  • Gabarito: B

  • Gabarito: B.

    A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais. E, como o conhecimento na escola depende muito da leitura, os disléxicos têm uma dificuldade imensa em acompanhar a classe nas matérias.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."


ID
5452099
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Alexia ou cegueira verbal adquirida foi conceituado como a perda da habilidade para ler devido à lesão no girus angular.Essa lesão é causada em qual região específica do cérebro? Assinale abaixo a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Alexia ou cegueira verbal adquirida foi conceituado por Hinshelwood como a perda da habilidade para ler devido à lesão no girus angular do hemisfério esquerdo em adulto. Outra condição denominada foi à dislexia ou cegueira verbal congênita, postulando que crianças que eram incapazes ou tinham dificuldades na aprendizagem da leitura, mas não apresentavam problemas visuais, tinham uma lesão ou um desenvolvimento insuficiente do girus angular do hemisfério esquerdo.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."


ID
5452105
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relevante a teoria que os indivíduos têm um hemisfério cerebral dominante, no caso dos destros é o esquerdo e no caso dos canhotos é o direito, e quando apenas um dos hemisférios é dominante o indivíduo tem menos dificuldade para ler e menos tendência para trocar letras e palavras. Com base no texto mencionado, o que ocorre quando nenhum hemisfério é dominante em crianças?
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Gabarito: B.

    A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais. E, como o conhecimento na escola depende muito da leitura, os disléxicos têm uma dificuldade imensa em acompanhar a classe nas matérias.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."