Cartografia deve ser estudada com atenção em seus múltiplos aspectos que vão muito além do estudo de mapas, incluindo outros aspectos como a orientação, coordenadas, novas tecnologias e suas utilizações diversas. Buscamos a alternativa correta sobre escala cartográfica.
A) Não há necessidade já que a escala gráfica acompanha necessariamente a redução ou ampliação da imagem. Só é necessário recalcular se fosse escala numérica.
B) As escalas numéricas são obrigatoriamente demonstradas em centímetros.
C) A escala numérica é uma relação de proporção entre o espaço real e sua representação cartográfica demonstrada em centímetros. Desta forma ao reproduzir mapas em fotocopiadores essa proporção pode ser alterada e será necessário recalcular a proporção que representa a escala numérica.
D) Cada quilômetro equivale a cem mil centímetros. Assim ao converter onze milhões e meio de centímetros para quilômetros temos cento e quinze quilômetros.
E) O que permite isso é a escala gráfica. A numérica demanda cálculo.
GABARITO DO PROFESSOR: C
A) Errada. A escala gráfica nos permite realizar as transformações de dimensões gráficas em dimensões reais sem efetuarmos cálculos.
Fonte: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11195704042012Cartografia_Basica_Aula_9.pdf
B) Errada. - A escala numérica, por ser uma fração ou relação entre dois valores com o mesmo tipo de unidade de medida (comprimento), após a simplificação, torna-se adimensional, ou seja, não tem unidade métrica definida. Deve-se lembrar que para que uma fração tenha seu valor corretamente calculado, tanto o numerador quanto o denominador devem ter a mesma unidade métrica.
Fonte: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11194904042012Cartografia_Basica_Aula_8.pdf
C) Errada. A escala gráfica tem a vantagem de não se alterar quando o mapa for ampliado ou reduzido por métodos fotográficos, digitais ou outros, pois sempre irá apresentar a proporção verdadeira, o que não ocorre com a escala numérica, que se altera nestes casos. Em reproduções de mapas com base em processos fotocopiadores, se houver ampliação e a escala for numérica, haverá distorção, por isso essa escala é imprópria. .
D) Certa. 1 km = 100.000 cm
11.500.000 = 115 km.
Em um mapa com uma escala numérica de 1:11.500.000, cada centímetro equivale a 115 km no terreno.
Fonte: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11195704042012Cartografia_Basica_Aula_9.pdf
E) Errada. A escala gráfica apresenta a vantagem de permitir uma interpretação visual e direta das informações, pois graficamente apresenta segmentos de retas com divisões de 1 centímetro acompanhado do respectivo valor em quilômetros.
Fonte: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11195704042012Cartografia_Basica_Aula_9.pdf.