Cartografia deve ser estudada com atenção em seus múltiplos aspectos que vão muito além do estudo de mapas, incluindo outros aspectos como a orientação, coordenadas, novas tecnologias e suas utilizações diversas. Sobre as regras de representação de sinais gráficos buscamos a alternativa correta.
A) Jamais pois causaria grandes problemas de identificação do mesmo em mapas dificultando sua padronização.
B) A variação de tamanho dos sinais corresponde a variação quantitativa de sua ocorrência. Variações qualitativas são representadas por novos sinais.
C) Exatamente por isso que diversos sinais, como nome das localidade por exemplo, varia de acordo com a quantidade de população produzindo situações em que metrópoles são representadas com letras grandes, cidades médias com letras menores e cidades pequenas podem até não serem representadas a depender da escala do mapa.
D) São na verdade quatro: diferença; ordem; movimento e quantidade.
E) A alteração correta nesses casos é de tamanho do sinal.
GABARITO DO PROFESSOR: C
Podemos definir a cartografia temática como uma forma de representação cartográfica que revela uma informação específica. Por exemplo, clima, vegetação, relevo, divisão política, economia , entre muitos outros temas que possam ser abordados.
Dentro dessa definição os mapas podem ser qualitativos, quantitativos, ordenados e dinâmicos
Então temos : "Um valor forte ou fraco se traduz por um sinal forte ou fraco, respectivamente".
Essa afirmativa traduz as representações quantitativas, onde os valores em números, buscam responder a pergunta "quanto" ? Normalmente esses números são representados utilizando figuras geométricas ( círculos, quadrados, triângulos, entre outros) e faz-se a variação do seu tamanho na mesmas proporção das quantidades que se pretende representar.
RESPOSTA C