Encontrei 2 alternativas corretas. A banca considerou como correta a letra B e foi a que eu marquei por considerar a "mais certa":
a- O tipo de relevo formado por dobramentos modernos encontra-se na parte central do território brasileiro. (no Brasil não encontramos dobramentos modernos, posto que o país está no meio de uma placa tectônica)
b- Planícies são unidades de relevo geologicamente muito recentes (Planícies são consideradas formas de relevo recentes, formadas na Era Cenozoica.)
c- A depressão sul-amazônica configura-se como sendo do tipo interplanáltica. (Sim está correta. Depressão interplanáltica é uma área mais baixa que circundam os planaltos. No Brasil são onze as depressões interplanática. As principais são: Depressão Marginal Norte , Depressão Marginal Sul Amazônica - A não ser que a banca considerou como errada pois o nome na alternativa não esta completo, no caso o completo é depressão marginal sul-amazônica, então está correta em "partes")
d- Nos planaltos, os processos de acumulação de sedimentos superam os de erosão. (É exatamente o contrário)
e- Nos planaltos da bacia do rio Paraná, formam-se solos muito ácidos, o que dificulta a atividade agrícola. (Pelo contrário. A área é considerada ótima para atividade agrícola pois conta com solo fértil. A Bacia do Paraná possui grande potencial hidrelétrico decorrente do grande volume de água e do relevo acidentado que apresenta, do qual se destaca a Usina Binacional de Itaipu, uma das maiores do mundo. Apresenta um solo muito rico e por isso, possui elevada atividade agropecuária. É uma das regiões mais desenvolvidas do país, com alta biodiversidade, rica em recursos naturais, água e solos férteis)
A geomorfologia e o estudo do relevo são um pontos da Geografia física que precisam ser estudados com bastante atenção e se possível sempre na perspectiva de compreender os processos ao invés de memorizar pura e simplesmente os termos. Sobre os processos de formação do relevo brasileiro buscamos a alternativa correta.
A) Não há relevo de dobramento moderno no território brasileiro, como podemos perceber a partir da ausência de montanhas elevadas de grande altitude e ativas geologicamente.
B Planície é um ambiente de deposição de sedimentos, isto significa que o material erodido é carregado para ela por diversos processo diferentes e contínuos o que faz com que esteja em constante formação e seja geologicamente mais recente que seu entorno.
C) É uma depressão onde ocorrem planaltos residuais, sendo estes intercalados no interior da depressão sul-amazônica e não esta intercalada entre planaltos residuais amazônicos.
D) Esta é a descrição correta de planícies. Planaltos como são áreas elevadas perdem material para o entorno rebaixado.
E) Solos ácidos podem ser corrigidos como são de fato os da região citada que possuem grande aproveitamento agrícola.
GABARITO DO PROFESSOR: B