SóProvas


ID
5212537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entendemos por domínio morfoclimático e fitogeográfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial onde haja um esquema coerente de feições do relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas. Entre o corpo espacial nuclear de um domínio e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos, existe sempre um interespaço de contato, que afeta de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e, até certo ponto, as próprias feições de detalhe do relevo regional.

A. Ab’Saber. Domínios de natureza no Brasil. São Paulo:
Ateliê Editorial, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, assinale a opção que apresenta um exemplo de interespaço de contato em território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Agreste designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

  • Gabarito (A)

    "Entre o corpo espacial nuclear de um domínio e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos, existe sempre um interespaço de contato,..."

    Em outras palavras: Faixas de Transição! A única das alternativas é o Agreste.

    Outras faixas:

    Mata dos cocais;

    Complexo do Pantanal.

    Bons estudos!

  • Domínio morfoclimático é um tipo de classificação espacial que leva em consideração aspectos botânicos, climáticos e geomorfológicos e é uma das formas mais comuns de estudar e compreender as principais características do espaço físico brasileiro. O texto associado aborda a existência  das áreas entre domínios e o enunciado busca a alternativa correta sobre o tema.

    A) O Agreste é um tipo de interespaço que ocorre no Nordeste brasileiro e localiza-se entre Zona da Mata litorânea e a Caatinga sertaneja. Ocorre grande variação de relevo em seu interior e pode ser considerada como zona de transição entre o litoral mais plano e úmido e o interior (sertão) mais acidentado e árido.
    B) Já é um domínio completo por si só já que ocupa grande extensão territorial, possui vegetação, clima e relevo próprios que lhe garantem sua identidade físiográfica. 
    C) Área de um domínio apenas caracterizada pela vegetação de mesmo nome, clima semitropical, grande extensão territorial e limites bem definidos.
    D) Área que não é nem um domínio propriamente dito nem uma das três grandes áreas de transição, as pradarias mistas são mais um tipo de vegetação que ocorre em diversas áreas do Brasil.
    E) Área caracterizada mais pelo relevo do que pelo conjunto de fatores que determinam tanto os domínios como suas áreas de transição.

    GABARITO DO PROFESSOR: A







  • As áreas nucleares de outros domínios vizinhos, existe sempre um interespaço de contato = AGRESTE.

  • As famosas zonas de transição

  • GAB-A

    AGRESTE

    SEM MISTÉRIO SEM NOVELA. GAB-A

  • Alternativa correta letra "A".

    O geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber criou o termo domínio morfoclimático, que representa regiões definidas com base na sua composição paisagística, formada pela interação dos seguintes elementos: clima, relevo, vegetação, solo, hidrografia. Aziz Nacib Ab'Saber identificou seis domínios no Brasil:

    1. Amazônico
    2. Da caatinga
    3. Do cerrado
    4. Dos mares de morro
    5. Das araucárias
    6. Das pradarias

    As faixas de transição são linhas imaginárias, áreas que se situam entre dois ou mais domínios morfoclimáticos. Essas zonas de transição, apresentam características de duas ou mais unidades paisagísticas e dispõem de características físicas e climáticas que se assemelham aos domínios próximos.

    O Agreste está situado entre os domínios da Caatinga (Nordeste) e dos Mares de Morros/Mata Atlântica (Sudeste).