-
exatamente, lembrando dos princípios ou atributos:
Atributos da redação oficial A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;formalidade e padronização;
e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
ATENÇÃO: a informatividade não está previsto no manual
caiu na PRF 2021
-
(B)
(II) Incorreta, pois : Redação oficial têm como objetivo garantir a clareza das comunicações dos órgãos públicos. Ademais, é importante lembrar que a redação oficial pode ser dirigida ao público em geral, a uma instituição privada ou a outro órgão ou entidade pública.
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais
da redação oficial, a partir do que determina o Manual de Redação da
Presidência da República.
I. Tendo em vista que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos, é possível inferir que de fato ela basicamente consiste no padrão que deve ser utilizado para normatizar a produção escrita de documentos e correspondências oficiais. Portanto, esta afirmativa está correta.
II. A redação oficial não tem o objetivo de avaliar a proficiência em escrita de candidatos em concursos públicos, mas tratar da redação de documentos da administração pública. Sendo assim, esta afirmativa está incorreta.
III. Para
redigir um documento oficial, o Manual de Redação da Presidência da República determina algumas características essenciais. São eles: clareza e
precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade;
formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa. Dessa forma, verificamos que a impessoalidade está entre elas e, portanto, esta afirmativa é correta.
Com base na análise acima, identificamos que estão corretas
as afirmativas I, III e, portanto, a alternativa correta é a letra B.
Gabarito da Banca: Letra B.
-
Gabarito: B.
I- A redação oficial consiste no padrão que deve ser utilizado para normatizar a produção escrita de documentos e correspondências oficiais. CORRETO: É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc.
II- A redação oficial tem como objetivo avaliar a proficiência em escrita de candidatos em concursos públicos. ERRADO: Redação oficial é a maneira (forma do ato) pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos.
III- A redação oficial tem como uma das suas principais características a impessoalidade. CORRETO:
Atributo de Impessoalidade
- Agente comunicador único: serviço público.
- Emissor: não deve apresentar impressões subjetivas sobre o que comunica.
- Destinatário: deve receber tratamento homogêneo.
- Assunto: deve ser de interesse público.