SóProvas


ID
5213800
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um ambiente ideal para fazer as refeições é sem dúvida aquele harmônico e tranquilo. O prazer de se sentar à mesa e desfrutar esse momento com a família é tão importante quanto o valor nutricional que a refeição contempla. O estresse gera a liberação de determinados hormônios que em nada ajudam na absorção e assimilação dos nutrientes ingeridos. Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos, dificuldade de concentração, baixa na resistência do organismo, propiciando o aparecimento de outras doenças como asma, alergia e algumas doenças gastrointestinais. Portanto, se você está começando a introdução alimentar do seu bebê, procure ajuda, informação e orientação para não entrar no estresse e acabar desandando o que pode ser uma experiência deliciosa.

(Gabriela Kapim. “O estresse e suas consequências durante a introdução alimentar”. Adaptado. Revista Isto É. 2021). 

Com base nas ideias do texto e na posição que a autora assume, leia as assertivas:

I. A tese que a autora defende pode ser identificada na primeira frase do texto.
II. Não há, no texto, nenhum argumento convincente que reforce a tese defendida pela autora.
III. Na última frase do texto, a autora utiliza um tom de diálogo com o seu interlocutor.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não há, no texto, nenhum argumento convincente que reforce a tese defendida pela autora. (errada )

    "Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos, dificuldade de concentração, baixa na resistência do organismo, propiciando o aparecimento de outras doenças como asma, alergia e algumas doenças gastrointestinais. "

  • Gabarito: A

    I. A tese que a autora defende pode ser identificada na primeira frase do texto.

    Sim, se analisarmos o título do texto: “O estresse e suas consequências durante a introdução alimentar” e a primeira oração: "Um ambiente ideal para fazer as refeições é sem dúvida aquele harmônico e tranquilo." temos a tese defendida pela autora.

    II. Não há, no texto, nenhum argumento convincente que reforce a tese defendida pela autora.

    Não, pelo contrário, o fragmento: "Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos, dificuldade de concentração, baixa na resistência do organismo, propiciando o aparecimento de outras doenças como asma, alergia e algumas doenças gastrointestinais." refuta essa ideia.

    III. Na última frase do texto, a autora utiliza um tom de diálogo com o seu interlocutor.

    Sim, [se conjecturar, erra], a autora explica que o estresse traz riscos à saúde e na última frase faz uma orientação que chega ao leitor como um diálogo. Essa é uma característica dos textos dissertativos argumentativos = diálogos argumentativos.