SóProvas


ID
5215081
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Vertentes - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Conjuração Baiana é também chamada de Revolta dos Alfaiates, pois muitos destes profissionais participaram do movimento. A respeito da Conjuração Baiana, podemos afirmar que:

I. A Conjuração Baiana foi a mais ampla e popular das rebeliões coloniais brasileiras.
II. Dela participaram padres, profissionais liberais (como médicos e advogados), alguns membros da elite intelectual e, sobretudo, pessoas dos grupos sociais mais pobres, como sapateiros, ex-escravos, soldados e vários alfaiates.
III. Liderados por João de Deus, Manuel Faustino dos Santos, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens, um grupo de populares passou a organizar a revolta.
IV. No dia 12 de agosto de 1898, os organizadores da revolta espalharam cartazes pela cidade proclamando o início da rebelião.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • anexado(a) é o verbo no particípio, anexo(a) que é o adjetivo.

  • Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798.

    GAB C

  • Alternativa : 'c'

    Também conhecida como "Conspiração dos Búzios" ou "Revolta dos Alfaiates", por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira. Além da liderança exercida pelos alfaiates, o movimento também era encabeçado pelos soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas.

    A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.

    No dia 12 de agosto de 1798 ( e não 1898), a cidade de Salvador amanheceu coberta de papéis manuscritos pregados aos muros das igrejas. Os panfletos chamavam a população à luta e proclamavam ideias de liberdade, igualdade, fraternidade e República.

  • a questão traz o ano de 1898, quando na verdade foi em 1798, e por isso EU ERREI!!!